Diferença entre custo marginal e custo de absorção

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre custo marginal e custo de absorção - Economia
Diferença entre custo marginal e custo de absorção - Economia

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre o Custo marginal e o Custo de absorção é que o custo marginal não leva ou leva em consideração os custos fixos sob o custo do produto ou a avaliação do estoque. O custo de absorção, por outro lado, leva em consideração os custos fixos e os variáveis.


Custo marginal x custo de absorção

O custo marginal não leva em conta custos fixos ou registrados na avaliação de custo do produto ou de inventário. O custo de absorção, por outro lado, registra custos fixos e variáveis ​​no registro. Custeio marginal classificado como custos fixos e custos variáveis, enquanto custeio por absorção classificado como produção, dispersão e venda e administração. Custo marginal expresso como contribuição por unidade e Custo de absorção expresso como lucro líquido por unidade. O custo marginal é um método de custo e não é uma maneira convencional de analisar o método de custo. O custo de absorção, por outro lado, é usado para relatórios financeiros e fiscais e é o método mais convencional de cálculo de custos.

A lucratividade de cada venda parecerá ser maior sob o custo marginal, enquanto a lucratividade parecerá ser menor no custo de absorção. A mensuração dos lucros sob o custo marginal usa a margem de contribuição (que exclui o custo indireto aplicado), enquanto a margem bruta (que inclui o custo indireto aplicado) é usada no custo de absorção. O custeio marginal não é permitido para fins de relatório financeiro; portanto, seu uso é restrito a relatórios gerenciais internos, enquanto as estruturas contábeis aplicáveis ​​exigem custos de absorção para fins de relatório financeiro, de modo que as despesas gerais da fábrica sejam incluídas no ativo de estoque.


Gráfico de comparação

Custeio marginalCusteio por absorção
Uma habilidade de tomada de decisão para determinar o custo total de produção é conhecida como Cálculo marginal.A alocação de custos totais ao centro de custo para determinar o custo total de produção é conhecida como Custo de Absorção.
Classificação de despesas gerais
Fixo e VariávelProdução, Administração e Venda e Distribuição
Custo por unidade
As variações no estoque inicial e final não influenciam o custo por unidade de produção.As variações no estoque de abertura e fechamento afetam o custo por unidade.
Dados de custo
Apresentado para descrever a contribuição total de cada produto.Apresentado convencionalmente.
Lucratividade
Medida de lucratividade por Proporção de Volume de Lucro.Devido à adição de custo fixo, a lucratividade é afetada.
luzes
Contribuição por unidadeLucro líquido por unidade

O que é custeio marginal?

O Cálculo marginal, também denominado Custeio variável, é um método de custeio pelo qual são tomadas decisões com relação à determinação do custo total ou à determinação do custo fixo e variável para descobrir o melhor método e produto para produção, etc. Determina o custo marginal. Custo de produção e mostra seu efeito no lucro pela alteração nas unidades de produção. Portanto, o custo fixo de produção lançado na conta de ganhos e perdas. Além disso, o custo fixo também não é pertinente ao determinar o preço de venda do produto ou no momento da avaliação do estoque final.


Recursos

  • Classificação de custos: O método de custeio marginal faz uma distinção nítida entre custos variáveis ​​e custos fixos. É o custo variável com base no qual uma empresa projeta políticas de produção e vendas seguindo a técnica de custo marginal.
  • Avaliação de estoque / estoque: Sob o custo marginal, o estoque para mensuração do lucro é avaliado pelo custo marginal. Está em forte contraste com o custo unitário total no método de custo de absorção.
  • Contribuição marginal: O procedimento de cálculo de custo marginal faz uso de uma contribuição marginal para fazer várias. O contributo marginal é a diferença entre vendas e custo marginal.

O que é custo de absorção?

O Custeio por absorção é um procedimento para avaliação de estoque, no qual todas as despesas de fabricação são atribuídas aos centros de custo para identificar o custo total de produção. Essas despesas de fabricação incluem todos os custos fixos e variáveis. Em um sistema de custo de absorção, juntos os custos fixos e variáveis ​​são considerados custos relacionados ao produto. Nesse método, o objetivo da alocação do custo total no centro de custo é recuperá-lo do preço de venda do produto. Com base na função, as despesas são divididas em Produção, Gerenciamento, Vendas e Distribuição.

Tipos

  • Custeio baseado em atividades
  • Custo do trabalho
  • Custos de processo

Componentes

  • Custos diretos de produção ou custos primos: (i) Materiais diretos, (ii) Mão de obra direta, (iii) Despesas diretas.
  • Custos indiretos de produção / custos indiretos: (i) Materiais indiretos, (ii) Mão de obra indireta, (iii) Aluguel da fábrica, (iv) Depreciação da planta, (v) Limpeza da fábrica.
  • Outras despesas gerais: (i) custos de vendas e distribuição, (ii) custos de administração.

Principais diferenças

  1. O procedimento de cálculo de custos no qual os custos variáveis ​​são distribuídos exclusivamente para as mercadorias é conhecido como Custo marginal. Custo de absorção é um procedimento de custo no qual todos os custos são absorvidos e distribuídos aos produtos.
  2. O Marginal Costing fornece custos indiretos em duas categorias amplas, ou seja, custos indiretos fixos e custos variáveis. Observe a outra condição Custo de absorção, que categoriza os custos indiretos nas três categorias a seguir Produção, Administração e Venda e distribuição.
  3. No Marginal Costing, os conflitos no estoque de abertura e fechamento não afetam o custo unitário. Diferentemente do Custo de absorção, onde os conflitos entre o estoque no início e no final mostrarão seu resultado aumentando / diminuindo por custo unitário.
  4. No Custeio marginal, os custos relevantes do produto abrangem apenas o custo variável, enquanto no caso do custeio por absorção, o custo fixo também é composto pelo custo relacionado ao produto, além do custo variável.
  5. No custo marginal, o lucro pode ser determinado com a ajuda do Profit Volume Ratio. Por outro lado, o lucro líquido exibe o lucro, seja o custo de absorção.
  6. No custo marginal, os dados de custo são fornecidos para descrever o custo total de cada resultado. Enquanto que, no custo de absorção, os dados de custo são apresentados tradicionalmente, o lucro líquido de cada produto é apurado após dedução do custo fixo e do custo variável.

Conclusão

Durante o discurso acima, não há dúvida de que o custo de absorção é um método melhor do que o custo marginal em utilidade. Mas se uma empresa acabou de começar e o objetivo é ver a participação por unidade e o ponto de equalização, o custo marginal pode ser útil.

A principal diferença entre Aperitivo e obremea é que o Aperitivo é um item de comida ervido ante do principai prato de uma refeição e obremea é um curo que conclui uma r...

A principal diferença entre falo e hipócrita é que o O falo é um engano intencional feito para ganho peoal ou para prejudicar outro indivíduo e Hipócrita é uma prete...

Recomendamos Você