Diferença entre viróides e príons

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 9 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre viróides e príons - Ciência
Diferença entre viróides e príons - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre viróides e príons é que os viróides são pequenos patógenos de plantas que não codificam proteínas, enquanto príons são partículas infecciosas que não têm ácido nucleico.


Viroids vs. Prions

Os viróides são pequenas moléculas de RNA infecciosas, enquanto os príons produzem partículas de proteínas que causam doenças degenerativas neurológicas em animais e humanos. Os viróides são de RNA circular pequeno, enquanto os príons são formados apenas por partículas de proteína. Um revestimento protéico está ausente nos viróides, como todos os outros vírus; por outro lado, o RNA ou o DNA está ausente nos príons. Os viróides são inativados pela digestão com ribonuclease, mas são resistentes à digestão com tripsina e proteinase K; pelo contrário, os príons são inativados pela digestão com tripsina e proteinase K, mas resilientes à digestão com ribonuclease. Os viróides são menores em tamanho que os vírus; Por outro lado, os príons são na maioria menores que os viróides. Os viróides infectam apenas plantas superiores (exceto o vírus da hepatite D em humanos que é semelhante aos viróides); por outro lado, os príons infectam humanos e animais, causando doenças degenerativas neurológicas. As doenças causadas pelos viróides são a doença do crisântemo, a doença dos tubérculos da batata, enquanto as doenças causadas por príons em humanos e animais são a doença scrapie em ovinos e caprinos, doença da vaca louca na vaca.


Gráfico de comparação

ViroidsPríons
Os viróides são fechados covalentemente, possuindo molécula de RNA de estrutura única, circular e de baixo peso molecular, que se multiplica nas plantas e causa doenças.Os príons são pequenas partículas de proteína infecciosa que não têm ácido nucleico, não significa replicação, entram nos seres humanos e causam doenças.
Estrutura
RNA circular de cadeia pequenaFormado apenas por partículas de proteína
Ausência de
O revestimento protéico está ausenteRNA ou DNA está ausente
Inativado por
Digestão da ribonucleaseDigestão com tripsina e proteinase K
Resistente a
Digestão com tripsina e proteinase KDigestão da ribonuclease
Tamanho
Tamanho menor que vírusPrincipalmente menor que os viróides
Infecções
Infecta apenas plantas superiores (exceto o vírus da hepatite D em humanos que é semelhante aos viróides)Infecta seres humanos e animais que causam doenças degenerativas neurológicas
Doenças
Doença de dublê de crisântemo, doença do tubérculo do eixo da batataDoença de tremor epizoótico em ovinos e caprinos, doença da vaca louca na vaca.

O que são viróides?

Os viróides são fechados covalentemente, possuindo molécula de RNA de estrutura única, circular e de baixo peso molecular, que se multiplica nas plantas e causa doenças. Os viróides são vírus sem o revestimento protéico, um vírus incompleto. Não possuir revestimento protéico significa menos proteção contra o sistema imunológico. Portanto, será suicida os viróides atacarem seres humanos ou animais. Afeta apenas plantas mais altas (exceto o vírus da hepatite D em humanos, que é semelhante aos viróides). Os viróides consistem em um trecho muito curto de RNA circular, de fita simples, sem a camada protéica. Eles são uma cadeia de RNA nu. Os viróides são menores em tamanho que os vírus. O menor viróide descoberto até agora tem 220 nucleotídeos. Qualquer proteína conhecida não codifica o RNA dos viróides. O RNA da Viroid afeta uma maquinaria química da planta para produzir proteínas essenciais para ela. Pólens ou sementes nas plantas geralmente transmitem viróides. Quando uma calça infectada esfrega contra uma planta não infectada, os insetos, como borboletas que se alimentam de plantas diferentes, espalham os viróides por todo o campo da colheita. As espécies identificadas de viróides são cerca de 33. Os viróides afetam culturas como batatas, tomates, pepinos, crisântemos, abacates, coqueiros e árvores frutíferas. Eles não causam doenças em seres humanos, mas podem causar falhas na colheita, o que significa a cada ano uma enorme perda de receita agrícola e um milhão de dólares. As doenças causadas por viróides são a doença do crisântemo, a doença dos tubérculos da batata.


O que são Prions?

Os príons são pequenas partículas de proteína infecciosa que não têm ácido nucleico, não significa replicação, entram nos seres humanos e causam doenças. Prions transmutado proteínas, que são indetectáveis ​​porque eles fazem parte de máquinas bio do hospedeiro. Eles são os mais perigosos de todos, capazes de matar o hospedeiro, sem resposta do sistema imunológico. Príons, abreviação de partículas infecciosas protéicas, compostas apenas de proteínas. Príons não consistem em DNA ou RNA para transmitir infecção. Príons são uma forma anormal de proteínas inofensivas. Uma vez que os príons entram no cérebro através de diferentes condições, eles forçam as proteínas celulares normais do cérebro a começar a se dobrar em formas anormais. Essa anormalidade destrói os neurônios e, eventualmente, leva o cérebro a ficar cheio de buracos. Os príons causam várias doenças em seres humanos e animais, incluindo tremor epizoótico em ovelhas, kuru e doença de Creutzfeldt Jakob (CJK) em humanos, encefalopatia espongiforme bovina (BSE) em bovinos e doenças crônicas de definhamento (CWD) em alces e veados. Todas essas doenças conhecidas dos príons afetam a estrutura do cérebro ou de outros tecidos nervosos, e todas são fatais e intratáveis. Os príons não podem parar de cozinhar ou esterilizar. Príons são radiação resiliente, produtos químicos e calor. Então, eles são quase imparáveis. As melhores maneiras de parar de espalhar príons em animais e humanos é impedir que o tecido cerebral entre no suprimento de alimentos ou no equipamento médico ou desnature a estrutura da proteína.

Principais diferenças

  1. Os viróides são pequenas moléculas de RNA infecciosas, enquanto os príons produzem partículas de proteínas que causam doenças degenerativas neurológicas em animais e humanos.
  2. Os viróides são de RNA circular pequeno, enquanto os príons são formados apenas por partículas de proteína.
  3. Um revestimento protéico está ausente nos viróides; por outro lado, o RNA ou o DNA está ausente nos príons.
  4. Os viróides são inativados pela digestão com ribonuclease, mas são resistentes à digestão com tripsina e proteinase K; pelo contrário, os príons são inativados pela digestão com tripsina e proteinase K, mas resilientes à digestão com ribonuclease.
  5. Os viróides são menores em tamanho que os vírus; Por outro lado, os príons são na maioria menores que os viróides.
  6. Viróides infectar plantas única mais elevados (com excepção do vírus da hepatite D, em seres humanos, que é semelhante a viróides); por outro lado, os príons infectam humanos e animais, causando doenças degenerativas neurológicas.
  7. As doenças causadas pelos viróides são a doença do crisântemo, a doença dos tubérculos da batata, enquanto as doenças causadas por príons em humanos e animais são a doença scrapie em ovinos e caprinos, doença da vaca louca na vaca.

Conclusão

A discussão acima conclui que os viróides são pequenas moléculas de RNA infecciosas, enquanto os príons produzem partículas de proteínas que produzem infecções que causam doenças degenerativas neurológicas em animais e humanos.

Ematoma Uma contuão, vulgarmente conhecida como hematoma, é um tipo de hematoma de tecido no qual o capilare e à veze vênula ão danificado por trauma, permitindo que o angue...

A principal diferença entre ubtancial e ubtancial é que o ubtancial é um rapper americano e ubtancial é uma parte do dicuro na gramática que denota uma coia ou peoa figurativa...

Fascinantemente