Poligamia vs. Poliamor - Qual é a diferença?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 14 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
Poligamia vs. Poliamor - Qual é a diferença? - Diferentes Questões
Poligamia vs. Poliamor - Qual é a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre poligamia e poliamor é que o A poligamia é uma prática de se casar com vários cônjuges e Poliamor é uma prática ou desejo de relacionamentos íntimos com mais de um parceiro, com o conhecimento de todos os parceiros; não monogamia consensual, ética e responsável.


  • Poligamia

    A poligamia (do grego antigo πολυγαμία, poligamia, "estado de casamento de muitos cônjuges") é a prática de se casar com vários cônjuges. Quando um homem é casado com mais de uma esposa de cada vez, os sociólogos chamam isso de poliginia. Quando uma mulher é casada com mais de um marido de cada vez, isso se chama poliandria. Se um casamento inclui vários maridos e esposas, pode ser chamado de casamento em grupo. Em contraste, a monogamia é o casamento que consiste em apenas duas partes. Como "monogamia", o termo "poligamia" é frequentemente usado em um sentido de fato, aplicado independentemente de o estado reconhecer o relacionamento. Em sociobiologia e zoologia, os pesquisadores usam a poligamia em um sentido amplo para significar qualquer forma de acasalamento múltiplo. Em todo o mundo, diferentes sociedades incentivam, aceitam ou proíbem a poligamia. Das sociedades que permitem ou toleram a poligamia, na grande maioria dos casos, a forma aceita é a poliginia. Segundo o Ethnographic Atlas (1998), das 1.231 sociedades observadas, 588 tinham poliginia frequente, 453 tinham poliginia ocasional, 186 eram monogâmicas e 4 poliandria; embora pesquisas mais recentes sugiram que a poliandria possa ser mais comum do que se pensava anteriormente. Do ponto de vista religioso, "a Bíblia mostra mais de 36 homens nomeados que tinham mais de uma esposa". Em culturas que praticam a poligamia, sua prevalência entre essa população está freqüentemente ligada à classe e ao status socioeconômico. De um ponto de vista legal, em muitos países, embora o casamento seja legalmente monogâmico (uma pessoa só pode ter um cônjuge e a bigamia é ilegal), o adultério não é ilegal, levando a uma situação de poligamia de fato sendo permitida, embora sem reconhecimento legal de cônjuges não oficiais " Segundo estudos científicos, o sistema de acasalamento humano é considerado moderadamente poligínico, com base em pesquisas de populações mundiais e em características da fisiologia reprodutiva humana.


  • Poliamor

    Poliamor (do grego πολύ poli, "muitos, vários" e latino amor, "amor") é a prática ou o desejo de relacionamentos íntimos com mais de um parceiro, com o consentimento de todos os parceiros envolvidos. Foi descrito como "não monogamia consensual, ética e responsável". As pessoas que se identificam como poliamorosas acreditam em um relacionamento aberto com um manejo consciente do ciúme; rejeitam a opinião de que a exclusividade sexual e relacional é necessária para relacionamentos amorosos profundos, comprometidos e de longo prazo. A poliamoria passou a ser um termo genérico para várias formas de relações não monogâmicas, de múltiplos parceiros ou relações sexuais ou românticas não exclusivas relacionamentos. Seu uso reflete as escolhas e filosofias dos indivíduos envolvidos, mas com temas ou valores recorrentes, como amor, intimidade, honestidade, integridade, igualdade, comunicação e comprometimento.


  • Poligamia (substantivo)

    A condição de ter mais de um cônjuge ou parceiro de casamento ao mesmo tempo.

  • Poligamia (substantivo)

    Especificamente, a poliginia, o casamento de um homem com mais de uma esposa ou a prática de ter várias esposas ao mesmo tempo.

    "A forma islâmica de poligamia é um marido com até quatro esposas".

  • Poligamia (substantivo)

    O estado ou hábito de ter mais de um parceiro sexual.

    "Uma rainha de insetos, na verdade, pratica a poligamia apenas um dia, enquanto para um macho alfa defender seu harém é a própria essência de seu status e poligamia."

  • Poligamia (substantivo)

    A condição ou estado de uma planta que produz flores perfeitas e unissexuais.

  • Poliamor (substantivo)

    Qualquer uma das várias práticas que envolvam relacionamentos românticos ou sexuais com múltiplos parceiros, com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos.

  • Poligamia (substantivo)

    Ter uma pluralidade de esposas ou maridos ao mesmo tempo; geralmente, o casamento de um homem com mais de uma mulher ou a prática de ter várias esposas ao mesmo tempo; - contrário à monogamia; as nações do Oriente praticavam a poligamia. Veja a Nota em Bigamia e cf. Poliandria.

  • Poligamia (substantivo)

    O estado ou hábito de ter mais de um parceiro.

  • Poligamia (substantivo)

    A condição ou estado de uma planta que produz flores perfeitas e unissexuais.

  • Poligamia (substantivo)

    ter mais de um cônjuge por vez

Intilação (ubtantivo)O ato de intilar; também, aquilo que é intilado. Intalação (ubtantivo)Um ato de intalação.Intalação (ubtantivo)Algo intalado, epe...

Cappuccino Um cappuccino ((ouça); pronúncia italiana: cappuccini plural italiano) é uma bebida de café italiana tradicionalmente preparada com café expreo duplo e epuma de l...

Para Você