Diferença entre pressão osmótica e pressão oncótica

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre pressão osmótica e pressão oncótica - Ciência
Diferença entre pressão osmótica e pressão oncótica - Ciência

Contente

Diferença chave


Ambas as pressões, pressão osmótica e pressão oncótica, estão inter-relacionadas, alguém disposto a entender esses dois termos precisa entender profundamente o processo de osmose. Qual é a base de ambas essas pressões e também desempenha um papel fundamental nos organismos vivos, onde o transporte de água e outras moléculas ocorre através de membranas como lagartas e artérias. Osmose é o processo no qual moléculas de solvente passam através de uma membrana semipermeável de uma solução menos concentrada para a solução altamente concentrada. A seguir, Pressão Osmótica é a pressão mínima necessária para interromper o fluxo interno de solvente através de uma membrana semi-permeável, por outro lado, Pressão Oncótica, também conhecida como pressão osmótica colóide, é o tipo de pressão osmótica em que a pressão é aplicada pela albumina e proteínas. no plasma de um vaso sanguíneo para puxar a água para o sistema circulatório. Pressão osmótica e pressão oncótica aqui estão sendo discutidas com relação ao movimento biológico no corpo. Coletivamente, esses dois termos são referidos como 'Starling Forces', pois governam a troca passiva de água entre a microcirculação capilar e o fluido intersticial.


Gráfico de comparação

Pressão osmóticaPressão oncótica
DefiniçãoPressão osmótica é a pressão mínima necessária para interromper o fluxo interno de solvente através de uma membrana semi-permeável.Pressão oncótica, também conhecida como pressão osmótica colóide, é o tipo de pressão osmótica na qual a pressão é aplicada pela albumina e proteínas no plasma de um vaso sanguíneo para puxar a água para o sistema circulatório.
Medido usandoOsmômetroOncometer
FatoresA pressão osmótica é diretamente proporcional à temperatura e à concentração de soluto na solução.A pressão oncótica é diretamente proporcional ao número de colóides em uma solução.

O que é pressão osmótica?


Pressão osmótica é a pressão externa necessária para impedir o fluxo interno de solvente para a solução separada pela membrana semipermeável. Para obter o sentido real dessa pressão exercida sobre a solução, deve-se conhecer o processo de osmose no qual as moléculas de solvente passam através de uma membrana semipermeável de uma solução menos concentrada para a solução altamente concentrada. O método de Pleffers e o método de Berkeley e Hartley são o método mais famoso para determinar a pressão osmótica, embora agora nos tempos modernos um aparelho conhecido como Osmômetro também seja usado para determinar a pressão osmótica. A pressão osmótica é diretamente proporcional à temperatura e à concentração de soluto na solução, enquanto é inversamente proporcional ao volume da solução. As soluções com base na pressão atmosférica podem ser divididas principalmente nesses três tipos: 1) Solução isosmótica: a pressão atmosférica da solução é igual à envolvente. 2) Solução hiperosmótica: A pressão atmosférica da solução é mais alta que a envolvente. 3) Solução hipoosmótica: A pressão atmosférica da solução é mais baixa que a envolvente.

O que é pressão oncótica?

Pressão Oncótica, também conhecida como pressão osmótica colóide, é especificamente o tipo de pressão nos fluidos biológicos. Além disso, é o tipo de pressão osmótica na qual a pressão é aplicada pela albumina e proteínas no plasma de um vaso sanguíneo para puxar a água para o sistema circulatório. Na verdade, é a pressão aumentando na osmolaridade com a presença de colóides presentes em uma solução. Pressão oncótica é a forma de pressão osmótica necessária para impedir o fluxo osmótico coloidal no corpo. Essa pressão desempenha papel fundamental na manutenção do balanço hídrico dos tecidos corporais. No corpo de um animal, as proteínas e a albumina são responsáveis ​​pela maior parte da pressão oncótica, pois nos capilares plasmáticos do sangue, a albumina conduz 75% da pressão oncótica inteira. A pressão oncótica é medida pelo oncomômetro e é diretamente proporcional ao número de colóides em uma solução.

Pressão Osmótica vs. Pressão Oncótica

  • Pressão Osmótica é a pressão mínima necessária para interromper o fluxo interno de solvente através de uma membrana semi-permeável, por outro lado, Pressão Oncótica, também conhecida como pressão osmótica colóide, é o tipo de pressão osmótica na qual a pressão é aplicada pela albumina e proteínas no sangue. plasma do vaso para puxar a água para o sistema circulatório.
  • O método de Pleffers e o método de Berkeley e Hartley são o método mais famoso para determinar a pressão osmótica, embora agora nos tempos modernos um aparelho conhecido como Osmômetro também seja usado para medir a pressão osmótica, enquanto a pressão oncótica é medida pelo Oncometer.
  • A pressão osmótica é diretamente proporcional à temperatura e à concentração de soluto na solução, enquanto a pressão oncótica é diretamente proporcional ao número de colóides em uma solução.

A principal diferença entre vitela e vitela é que o A vitela é uma carne de gado jovem e Bezerro é um jovem de gado domético. Vitela Vitela é a carne de bezerro, em con...

A principal diferença entre Mulberry e Blackberry é que o Amoreira é um gênero de planta e Amora é um fruto de Rubu ubg. Rubu. Amoreira Moru, um gênero de planta com fl...

Últimas Postagens