Diferença entre imperialismo e colonialismo

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 14 Marchar 2021
Data De Atualização: 2 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre imperialismo e colonialismo - Ciência
Diferença entre imperialismo e colonialismo - Ciência

Contente

Principal diferença

O colonialismo e o imperialismo são os dois movimentos políticos ou sociais que se referem à conquista do poder político e econômico ao dominar os países mais fracos. Tais movimentos são feitos pelos países mais fortes para garantir mais poder e força para si mesmos. O imperialismo é considerado como a idéia ou a política, enquanto o colonialismo é visto como a execução dessa idéia. O imperialismo trata de expandir o poder, exibindo a soberania dos estados vizinhos, regiões ou países mais fracos. Esse ganho de poder pode ser feito através da força militar ou da diplomacia. O colonialismo é mais uma ação, pois é uma prática de controle sobre o território ocupado. Isso pode ser feito criando colônias no território ocupado e, posteriormente, explorando-as economicamente, controlando os recursos naturais e os mercados.


Gráfico de comparação

ImperialismoColonialismo
DefiniçãoUma política de ampliar o poder e a influência de um país por meio de diplomacia ou força militar.A política ou prática de adquirir controle político total ou parcial sobre outro país, ocupando-o com colonos e explorando-o economicamente.
OrigemPalavra latina 'imperium', que significa 'comando' ou 'poder supremo'.Palavra latina 'colonus', que significa 'agricultores'.
ExemploOs EUA no Afeganistão.A entrada da Grã-Bretanha no subcontinente indiano em prol do comércio.

O que é imperialismo?

Imperialismo é a política de expansão e império ou a força do país, exibindo a soberania do país vizinho, região ou qualquer um dos países mais fracos. Esse ganho de poder pode ser obtido usando forças militares e através da colonização. O país ou a região que está se expandindo ou conquistando domínio em outras áreas possui uma economia estável e um sistema político bem estruturado. O país invasor ou o país dominante sobre o país não precisa formar nenhuma colônia ou nenhum assentamento significativo para obter o ganho de um território específico. Na maioria das vezes, os países que governam o poder dos países têm o único objetivo de exercer o poder e dar aos fortes sua força ao mundo, e não é para os ganhos econômicos. Mesmo eles não têm nenhum plano para se estabelecer nas terras conquistadas no futuro. As principais características dessa política são ganhar poder e influenciar outros países do mundo. Como o controle realizado pode ser feito através de aquisições diretas ou indiretas, pode ter controle sobre a vida política e econômica dos colonos. Nos tempos modernos, a idéia do imperialismo se refere diretamente à negação da política externa e da soberania do território ou do país. O melhor exemplo do imperialismo nos tempos modernos é o ponto forte da América no Afeganistão, para praticar o poder e erradicar o terrorismo. Imediatamente eles também tinham o controle da economia do Afeganistão, mas continuam mais interessados ​​em exibir seu poder político e força militar. A palavra "imperialismo" é de origem latina; veio da palavra "imperium", que significa "comando" ou "poder supremo".


O que é o colonialismo?

O colonialismo é o tempo de ação, que está sujeito ao imperialismo. É a prática de obter controle total ou parcial do país conquistado ou da região. Os objetivos por trás dessa aquisição também podem beneficiar a economia da captura e os poderes políticos. O controle dessa forma é obtido pelos estrangeiros que se estabelecem ao lado dos colonos e formam uma colônia. O conquistador injeta nos colonos sua cultura, práticas e profissão, que permanecem por mais tempo naquele território específico, mesmo quando a colonização termina. O colonialismo afeta diretamente a estrutura social e a economia do país. As pessoas do país conquistador até residem no país conquistado em grande número para obter mais benefícios econômicos e sociais. A Europa é vista como a introdutora do conceito de colonialismo, pois forma colônias em várias partes do mundo, entrando nas deles apenas pelo comércio. Um dos exemplos mais proeminentes desse colonialismo é o controle britânico do subcontinente indiano, primeiramente entrando lá para fins comerciais. O termo "colonialismo" é derivado da palavra latina "colonus", que significa "agricultores".


Principais diferenças

  1. O imperialismo é a extensão do poder pelo país, negando a política externa do país e controlando-a através da força militar ou da diplomacia. Por outro lado, o controle do país para obter benefícios políticos e econômicos com a colonização de colônias é conhecido como colonialismo.
  2. As conquistas se estabelecem na área conquistada no colonialismo, enquanto no imperialismo isso não acontece com muita frequência.
  3. O imperialismo tem mais foco no poder político e nos ganhos de força militar, enquanto o imperialismo gira em torno da estatura social e dos benefícios econômicos.

Diferença entre PHP e Python

Louise Ward

Poderia 2024

PHP e Python eriam a linguagen de programação de alto nível favorita, com um ólido hitórico de código-fonte aberto e também oferecem documentação abrangent...

O Malamute do Alaca é uma da maiore raça de cãe domético, muita veze confundida com Huky iberiano e Huky do Alaca de aparência emelhante, ma toda ão raça totalmente ...

Veja