Iconografia vs. Iconologia - Qual a diferença?

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Iconografia vs. Iconologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Iconografia vs. Iconologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

  • Iconografia


    A iconografia, como um ramo da história da arte, estuda a identificação, descrição e interpretação do conteúdo das imagens: os assuntos retratados, as composições e detalhes específicos usados ​​para fazê-lo e outros elementos que são distintos do estilo artístico. A palavra iconografia vem do grego εἰκών ("imagem") e γράφειν ("escrever" ou desenhar). Um significado secundário (baseado em uma tradução não padronizada dos termos equivalentes em grego e russo) é a produção ou o estudo das imagens religiosas, chamadas "ícones", na tradição cristã bizantina e ortodoxa (consulte Ícone). Esse uso, que muitos consideram simplesmente incorreto, é encontrado principalmente em obras traduzidas de idiomas como grego ou russo, com o termo correto sendo "pintura de ícones". Na história da arte, "uma iconografia" também pode significar uma representação específica de um sujeito em termos do conteúdo da imagem, como o número de figuras usadas, sua localização e gestos. O termo também é usado em muitos campos acadêmicos além da história da arte, por exemplo, semiótica e estudos de mídia, e em uso geral, para o conteúdo de imagens, a representação típica em imagens de um assunto e sentidos relacionados. Às vezes, foram feitas distinções entre iconologia e iconografia, embora as definições e, portanto, a distinção feita, variem. Ao se referir a filmes, os gêneros são imediatamente reconhecíveis por meio de sua iconografia, motivos que se tornam associados a um gênero específico por meio da repetição.


  • Iconologia

    A iconologia é um método de interpretação na história cultural e na história das artes visuais usada por Aby Warburg, Erwin Panofsky e seus seguidores que revela o contexto cultural, social e histórico de temas e assuntos nas artes visuais. Embora Panofsky tenha diferenciado entre iconologia e iconografia, a distinção não é amplamente seguida ", e nunca foram dadas definições aceitas por todos os iconógrafos e iconólogos". Poucos autores do século XXI continuam usando o termo "iconologia" de maneira consistente e, em vez disso, usam a iconografia para cobrir ambas as áreas da bolsa de estudos. Para aqueles que usam o termo, a iconologia é derivada da síntese, e não da análise dispersa, e examina o significado simbólico em mais do que seu valor nominal, reconciliando-o com seu con histórico e com o corpo da obra do artista - em contraste com a iconografia amplamente descritiva, que , como descrito por Panofsky, é uma abordagem para estudar o conteúdo e o significado das obras de arte que se concentra principalmente na classificação, estabelecimento de datas, proveniência e outros conhecimentos fundamentais necessários sobre o assunto de uma obra de arte que é necessária para uma maior interpretação. deve-se notar também que Panofskys "o uso da iconologia como ferramenta principal da análise de arte trouxe-lhe críticas". Por exemplo, em 1946, Jan Gerrit Van Gelder "criticou a iconologia de Panofskys por colocar muita ênfase no conteúdo simbólico da obra de arte, negligenciando seus aspectos formais e o trabalho como uma unidade de forma e conteúdo". Além disso, a iconologia é principalmente evitada pelos historiadores sociais que não aceitam o dogmaticismo teórico na obra de Panofsky.


  • Iconografia (substantivo)

    Um conjunto de formas simbólicas especificadas ou tradicionais associadas ao assunto ou tema de um gênero de arte estilizado.

  • Iconografia (substantivo)

    A arte de representação por imagens ou imagens; a descrição ou estudo de retratos ou representações, como de pessoas.

    "a iconografia dos antigos"

  • Iconografia (substantivo)

    O estudo da arte representativa em geral.

  • Iconologia (substantivo)

    O estudo de ícones na arte ou na história da arte.

  • Iconografia (substantivo)

    A arte ou representação por imagens ou imagens; a descrição ou estudo de retratos ou representações, como de pessoas; como, a iconografia dos antigos.

  • Iconografia (substantivo)

    O estudo da arte representativa em geral.

  • Iconologia (substantivo)

    A discussão ou descrição de retratos ou de imagens representativas. Cf. Iconografia.

  • Iconografia (substantivo)

    as imagens e representações simbólicas tradicionalmente associadas a uma pessoa ou sujeito;

    "iconografia religiosa"

    "a iconografia propagandística de um déspota"

  • Iconologia (substantivo)

    o ramo da história da arte que estuda imagens visuais e seu significado simbólico (especialmente em termos sociais ou políticos)

Diferença entre CAD e CADD

Monica Porter

Poderia 2024

O CAD poui o nome completo de deign aitido por computador e é conhecido como o oftware que ajuda a executar diferente açõe de deenho e modelagem para fazer um etudo completo do objeto q...

O colonialimo e o imperialimo ão o doi movimento político ou ociai que e referem à conquita do poder político e econômico ao dominar o paíe mai fraco. Tai movimento ã...

Recomendado Para Você