Diferença entre massa atômica e número atômico

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre massa atômica e número atômico - Educação
Diferença entre massa atômica e número atômico - Educação

Contente

Principal diferença

Massa atômica e números atômicos são as duas frases amplamente utilizadas nos conceitos de química e física. Para entender os conceitos de fatores essenciais da ciência, todas essas frases preservam o bastante significado. Na maioria das situações, essas duas frases são difíceis para os pais, elas trocam todas essas frases. No entanto, eles são precisamente muito distintos um do outro, embora todas essas frases preservem algumas semelhanças, no entanto, são totalmente totalmente diferentes umas das outras. As propriedades e características de diversos suprimentos, substâncias e elementos não podem ser entendidos pela compreensão dos significados dessas frases. A quantidade atômica é empregada como uma abordagem para definir claramente a forma de um material ou talvez a substância. É ed e descrito como resultado do número de prótons contidos no núcleo de uma fonte, enquanto, alternativamente, a massa atômica é realmente a quantidade associada a todos os prótons e, além disso, nêutrons contidos em todo o núcleo específico associado ao. Os elétrons realmente não pesam significativamente; subsequentemente, a massa atômica é inquestionavelmente determinada com a adição da quantidade associada aos prótons aos nêutrons. Além disso, é chamado de peso atômico.


O que é massa atômica?

A quantidade de massa ou geralmente chamada de quantidade de massa atômica é indicada com (A) geralmente escrita no lado superior do, além disso é chamada de quantidade de massa atômica ou talvez quantidade de nucleon, é na verdade a quantidade final de palavras envolvendo prótons e nêutrons (que coletivamente denominados núcleons) dentro de um núcleo atômico. Ele decide a massa atômica exata dos átomos. Devido aos prótons precisos da realidade e, além disso, todos os nêutrons são bárions, a quantidade de massa exata A é comparável com a quantidade de bárions B, uma vez que o núcleo preciso de todo o seu átomo e até do íon. A quantidade de massa é completamente totalmente diferente para cada isótopo distinto da substância química. Isso não é apenas o equivalente como resultado da quantidade atômica (Z). A quantidade de massa é iniciada normalmente após o estabelecimento ou talvez como um sobrescrito à esquerda da foto. Por exemplo, o isótopo mais típico que envolve carbono é na verdade carbono-12 ou 12C, que contém 6 prótons e 6 nêutrons. A marca isotópica completa certamente terá, igualmente, a quantidade atômica. A quantidade de massa não deve ser confundida com um intervalo de tempo associado diferente, cuja massa atômica relativa de um.


O que é o número atômico?

Quantidade atômica é denotada pelo "Z". Quando inclui química e, além disso, física, normalmente a quantidade atômica associada a um produto químico (também conhecido como quantidade de prótons) é na verdade o número de prótons completamente posicionados em todo o núcleo associado a um átomo e com esse objetivo idêntico ao seleção de taxa associada do núcleo em particular. Realmente é tradicionalmente simbolizado por meio da imagem Z. A quantidade atômica determina totalmente um produto químico. Em um átomo não carregado, a quantidade atômica precisa pode ser semelhante ao número de elétrons. A quantidade atômica, Z, deve parar de ser reconhecida erroneamente como resultado da quantidade de massa A, que é o número de núcleons, a quantidade de nêutrons, N, é reconhecido como resultado da quantidade de nêutrons associada ao átomo; posteriormente, A = Z + N (todas essas partes sempre serão números inteiros). Como prótons e nêutrons possuem aproximadamente a massa equivalente (junto com a massa dos elétrons é realmente desprezível para muitas capacidades) e, além disso, a retração de massa envolvendo a ligação de núcleons é geralmente menor em comparação com a massa precisa de núcleos, a massa atômica de o átomo, sempre que indicado dentro de modas de massa atômica única. Átomos com a mesma quantidade atômica Z, no entanto, números de nêutrons distintos N e toneladas atômicas distintas são rotulados como isótopos.


Principais diferenças

  1. A quantidade atômica é representada por "Z", enquanto a massa atômica é representada por "A".
  2. A massa atômica não define o tipo de enquanto a quantidade atômica define o tipo de.
  3. A massa atômica é usada para apontar isótopos totalmente diferentes do equivalente, ao passo que não é o caso da quantidade atômica.
  4. A massa atômica é medida em toda a unidade de massa atômica (amu), enquanto a quantidade atômica é simplesmente uma quantidade.
  5. Muitos elétrons são sempre iguais à quantidade atômica, no entanto, não são iguais à quantidade de massa.
  6. Se a quantidade atômica é extrema, significa que a massa atômica será extrema.

Diferença entre CAD e CADD

Monica Porter

Poderia 2024

O CAD poui o nome completo de deign aitido por computador e é conhecido como o oftware que ajuda a executar diferente açõe de deenho e modelagem para fazer um etudo completo do objeto q...

O colonialimo e o imperialimo ão o doi movimento político ou ociai que e referem à conquita do poder político e econômico ao dominar o paíe mai fraco. Tai movimento ã...

Nossas Publicações