Diferença entre plantas vasculares e plantas não vasculares

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre plantas vasculares e plantas não vasculares - Educação
Diferença entre plantas vasculares e plantas não vasculares - Educação

Contente

Principal diferença

As plantas têm várias maneiras de se categorizar e, portanto, não é possível saber sobre todas elas. No entanto, se os dividirmos em dois tipos únicos, nossa tarefa se tornará muito fácil. Os dois termos discutidos aqui são as plantas vasculares e as não vasculares, e os dois apresentam algumas variações. As plantas vasculares são definidas como aquelas que possuem tecido dentro da estrutura que ajuda na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas. As plantas vasculares são definidas como aquelas que não possuem tecidos dentro da estrutura que ajudam na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas.


Gráfico de comparação

Base de DistinçãoPlantas vascularesPlantas não vasculares
DefiniçãoAqueles que possuem tecido dentro da estrutura que ajudam na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas.Aqueles que não possuem tecidos dentro da estrutura que ajudam na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas.
Nome científicoTraqueófitosBriófitas
EstruturaOs vasos começam a partir da raiz, através do caule até as folhas.Existem rizoides que são estrutura de cabelo e vinculam a planta.
LocalizaçãoLocais secos e para pedestres.Molhados, especialmente perto do rio.
BenefícioCresça longo e maior em tamanho.Mantenha o mesmo tamanho por toda parte.

O que são plantas vasculares?

As plantas vasculares são definidas como aquelas que possuem tecido dentro da estrutura que ajuda na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas. Outro nome usado para esses incluem os traqueófitos e se enquadram na categoria de planta mais alta. Torna-se um entendimento comum quando olhamos para uma planta grande, embora a água na superfície ajude a obter nutrição e outros itens relacionados à energia da terra, como eles passam de uma parte para a outra, acontece devido aos tecidos presentes nela. Os vasos começam a partir da raiz que retira a água da superfície, depois se espalham para o caule da planta onde existem as saídas para os galhos, nos galhos são folhas que recebem toda a energia necessária e permanecem vivas. Existem dois tipos de tais vasos nas plantas. O Phloem e o Xylem. Os primeiros têm a tarefa de levar a energia das folhas para outras partes das plantas, são a camada mais externa do caule e são produzidos devido ao tecido de armazenamento. O último tem a tarefa de levar tudo da raiz para a planta e existir em abundância. A função principal ainda permanece a mesma, mas alguns outros benefícios também são alcançados. Por exemplo, eles ajudam a planta a crescer mais do que é, com a ajuda de tais vasos, tudo vai da parte central para qualquer outro local necessário. Portanto, não há perigo de a planta ficar morta.


O que são plantas não vasculares?

As plantas vasculares são definidas como aquelas que não têm tecidos dentro da estrutura que ajudam na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas. Embora os que contenham o xilema e o floema ainda não existam alguns tecidos mais simples, existem aqueles que executam a tarefa de levar tudo para outras regiões. Essas plantas permanecem menores em tamanho, e isso se deve ao motivo mencionado acima. Sem um vaso, a exigência de expansão com a ajuda da nutrição é anulada. Outra coisa que faz com que essas plantas pareçam diferentes das outras é que elas não têm raízes presentes nelas. Existe uma estrutura diferente, chamada rizóide, que ajuda a manter a planta conectada à superfície e possui pequenos pêlos que são inseridos na terra para mantê-los seguros. Esses tipos sempre são encontrados perto de locais com água, porque não têm raízes, retiram a água diretamente deles e absorvem. O método de reprodução também os distingue e é muito mais simples que as plantas vasculares. A reprodução ocorre sexualmente e assexuadamente, e o processo para ambos se torna conhecido como esporos unicelulares e propagação vegetativa, respectivamente. Outro nome para essas plantas incluem os briófitos e tem três tipos principais. Os musgos que existem na superfície da floresta e principalmente úmidos na natureza. As hornworts que parecem agulhas macias de pinheiro e, finalmente, as hepáticas conhecidas como as plantas mais simples que achatam as folhas em fileiras.


Principais diferenças

  1. As plantas vasculares são definidas como aquelas que possuem tecido dentro da estrutura que ajuda na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas. As plantas vasculares são definidas como aquelas que não possuem tecidos dentro da estrutura que ajudam na passagem de água e outro mineral da terra para as partes das plantas.
  2. Outro nome usado para plantas vasculares incluem os traqueófitos e se enquadram na categoria superior de plantas. Por outro lado, outro nome usado para plantas não vasculares inclui os briófitos e possui três tipos principais.
  3. Para as plantas vasculares, os vasos começam a partir da raiz que retira a água da superfície, espalham-se para o caule onde existem galhos; depois, nos galhos, são folhas que recebem toda a energia necessária e permanecem vivas. Para plantas não vasculares, existe uma estrutura diferente chamada rizóide, que ajuda a manter a planta conectada à superfície e possui pequenos pêlos que são inseridos na terra para mantê-los seguros.
  4. As plantas vasculares crescem muito maiores do que as plantas não-vasculares devido aos vasos que transportam energia e nutrição para outras partes.
  5. As plantas vasculares geralmente são encontradas perto de nossas casas e locais mais secos do que outras, enquanto as plantas não vasculares são encontradas apenas em locais próximos à água.

Laie Laie é um peronagem fictício criado por Eric Knight. Ela é um cão Rough Collie, e é detaque em um conto que mai tarde foi expandido para um romance completo chamado Lai...

Organização Uma organização ou organização é uma entidade que compreende vária peoa, como uma intituição ou uma aociação, que tem um objet...

Últimas Postagens