Diferença entre valores e princípios

Autor: John Stephens
Data De Criação: 23 Janeiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre valores e princípios - Ciência
Diferença entre valores e princípios - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre um valor e um princípio é que o valor é um código de ética que se segue na vida e o princípio é um padrão orientador de conduta que muitas vezes persegue mesmo que seja difícil e às vezes falhe.


Valores vs. Princípios

Valores são as crenças pessoais de uma pessoa a favor ou contra algo subjetivo e capaz de mudar. Um princípio é uma verdade que é a base de um sistema de crenças. Os valores são persistentes e dificilmente mudam. Os princípios podem evoluir para qualquer circunstância e podem mudar. Um valor é a perspectiva de um indivíduo ou grupo sobre um tópico ou questão. Uma pessoa pode valorizar a riqueza e o poder, enquanto outra valoriza a independência e a aventura. Um princípio pode ser um princípio individual ou também é acordado coletivamente pela sociedade. Os valores são menos severos e inflexíveis. Os princípios são mais severos e inflexíveis. Valores são o código de ética; alguém está seguindo na vida. Um valor não é inerentemente errado nem inerentemente certo. Todas as pessoas, inclusive criminosos e culpados, têm alguns valores. Os princípios são o padrão orientador de conduta que muitas vezes persistem, mesmo que sejam difíceis e às vezes falhem. Uma pessoa com valores fundamentais claros e alinhados pode ser uma forte fonte de apoio para si e para a sociedade. As pessoas que são orientadas por princípios geralmente desenvolvem seus valores para se alinharem com os princípios. Os princípios são evidentes e fazem parte da maioria das tradições e filosofias ao longo dos tempos. Os princípios foram incorporados ao tecido das sociedades ao longo da história da humanidade. Vários fatores influenciam valores como experiências, formação, educação e religião. Regras e padrões são frequentemente usados ​​como outro nome para princípios. Valores são o instinto individual que lhe dá uma sensação de certo e errado. Princípios são as regras de qualquer assunto ou área.


Gráfico de comparação

ValoresPrincípios
Os valores são a base do caráter, percepção, atitude e comportamento geral de um indivíduoPrincípios são as realidades objetivas que transcendem culturas e indivíduos
Baseado em
QualidadesRegras
popa
MenosMais
Objetivo
Ajuda a formar princípiosCom base em valores e os promove
Traço básico
Código de ÉticaOrienta o padrão de conduta
Exemplo
Sendo honestoEquidade

O que são valores?

Os valores são a base do caráter, percepção, atitude e comportamento geral de uma pessoa. Eles nos ajudam a formar nossos princípios individuais. Seus valores sempre julgam as decisões de uma pessoa. Valores são opiniões e crenças que as pessoas têm em relação a questões ou idéias específicas. Eles são basicamente internos, subjetivos e maleáveis. Eles podem mudar com a mudança nas demandas ou necessidades. Os valores são importantes para expressar as crenças e opiniões de um indivíduo, além de ajudá-lo e alcançar seus objetivos com base em nossas circunstâncias, necessidades e demandas atuais. Os valores refletem ou determinam os objetivos potencialmente alteráveis ​​que uma pessoa tem em sua vida profissional e pessoal. Indivíduos diferentes podem ter valores diferentes. Por exemplo, há uma pessoa que valoriza a felicidade acima de tudo, enquanto há outra pessoa que valoriza a coragem e a dedicação. Além disso, altos valores morais exibem qualidades como integridade, honestidade, coragem, lealdade, respeito, justiça e compaixão. Os valores podem ser influenciados por vários fatores, como experiências, formação, educação e religião. No entanto, é provável que uma pessoa mude seus valores com o tempo. Uma pessoa com valores fundamentais claros e alinhados pode ser uma forte fonte de apoio para si e para a sociedade. Ele deseja que seus valores estejam alinhados com suas crenças, imagens, diálogo, emoções e objetivos. Se seus valores são fiéis à sua convicção, eles atuam como uma lâmpada para mantê-lo em seu objetivo e objetivo. Por outro lado, se seus valores são frágeis e fracos, você fica facilmente vulnerável a desviar-se do caminho certo.


Exemplos

  • Sendo honesto
  • Falando a verdade

Quais são os princípios?

Princípios são as realidades objetivas que transcendem culturas e indivíduos. Princípios são crenças ou regras morais que ajudam a saber o que é certo e errado e que descrevem suas ações. Os princípios direcionam sua vida e agem como uma bússola moral. Em outras palavras, eles governam o comportamento de uma pessoa. Os princípios são evidentes e fazem parte da maioria das tradições e filosofias ao longo dos tempos. Eles foram tecidos no tecido das sociedades ao longo da história humana. Eles geralmente cobrem o comportamento humano e gerenciam as interações entre as pessoas. Os princípios são baseados nos valores pessoais que possuímos. Por exemplo, se uma pessoa valoriza a honestidade, ela nunca conta mentiras. Aqui, nunca contar mentiras é o princípio. Uma pessoa que mantém o princípio de que mentir é errado, nunca se desviará da verdade, mesmo que isso lhe cause danos pessoais. Portanto, os princípios às vezes são equivalentes a regras, bastante severos e inflexíveis. Os princípios são coletivamente acordados pela sociedade ou por princípios individuais. As principais leis de um país (relativas a assassinatos e roubos ilegais) são baseadas nos princípios coletivos da sociedade de que é errado matar ou roubar. Os princípios são realmente úteis quando você trabalha em equipe. Os princípios moldam a missão geral da vida de uma pessoa. Além disso, os princípios determinam seus objetivos e valores e ajudam a escolher entre eles em caso de conflitos ou problemas. Para identificar as coisas que você mais valoriza e os objetivos que deseja buscar em sua vida, você deve usar esses princípios como ponto de referência. Você pode construir seus objetivos e valores de acordo com esses princípios.

Exemplos

  • Equidade
  • Integridade
  • Honestidade

Principais diferenças

  1. Valores são qualidades ou padrões do comportamento de uma pessoa, enquanto princípios são regras ou conjunto de crenças que regem o comportamento de uma pessoa.
  2. Valores são as qualidades, inversamente, princípios são regras.
  3. Os valores são menos severos, por outro lado, os princípios são mais severos e inflexíveis.
  4. Valores são as crenças sobre traços subjetivos, por outro lado, são leis e verdades universais.
  5. Os valores podem mudar com a mudança nas demandas ou necessidades, enquanto os princípios não costumam mudar com a mudança nas demandas ou necessidades.

Conclusão

Princípios são aspirações e valores são os padrões pelos quais você vive e negocia.

Cacto Um cacto (plural: cacto, cacto ou cacto) é um membro da família de planta Cactaceae, uma família que compreende cerca de 127 gênero com cerca de 1750 epécie conhecida ...

anção (ubtantivo)Uma aprovação, por uma autoridade, geralmente uma que torna algo válido.anção (ubtantivo)Uma penalidade, punição ou alguma medida coerciti...

Popular No Portal