Diferença entre cromátides irmãs e cromátides não irmãs

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre cromátides irmãs e cromátides não irmãs - Ciência
Diferença entre cromátides irmãs e cromátides não irmãs - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre cromátides irmãs e cromátide não irmã é que a cromátide irmã discute a forma idêntica de cópias pela replicação do DNA de um cromossomo quando as duas cópias se juntam por um centrômero comum, enquanto que a cromátide não irmã se refere a qualquer uma das duas cromátides. par cromossomos homólogos.


Cromatídeos Irmãos vs. Cromatídeos Não-Irmãos

As cromátides irmãs são as duas cópias iguais de uma cromátide com os mesmos genes e alelos, enquanto que a cromátide não irmã contém dois filamentos, sendo um herdado de sua mãe enquanto o outro herdado de seu pai. O cromossomo replicante contém duas cromátides irmãs, que são conectadas pelo centrômero, enquanto as cromátides não irmãs são as duas cromátides de dois cromossomos homólogos diferentes. As cromátides irmãs são idênticas entre si, pois produzem pela replicação do DNA, mas as cromátides não irmãs são idênticas, pois a cromátide não irmã está herdando de cada pai. As cromátides irmãs estão produzindo na fase S da interfase, mas na metáfase I da meiose estão produzindo cromátides não irmãs. Cromátides irmãs compreendem os mesmos alelos nos mesmos locais, por outro lado, cromátides não irmãs compreendem alelos dos mesmos genes nos mesmos locais. Cromatídeos irmãs estão presentes no mesmo cromossomo, enquanto cromatídeos não-irmãs estão presentes em um par de cromossomos homólogos. As cromátides irmãs estão envolvidas na reprodução assexuada; por outro lado, cromátides não irmãs estão envolvidas na reprodução sexual.


Gráfico de comparação

Sister ChromatidCromatídeo Não Irmã
Dois cromatídeos de cromossomos replicados que são conectados por um centrômeroDois cromatídeos de dois cromossomos homólogos diferentes
Identidade
Idênticos um ao outro e produzidos por replicação de DNANão é idêntico, pois os dois são herdados de cada pai
Alelos
Conter o mesmo alelo no mesmo localConter diferentes alelos do mesmo gene nos mesmos locais
Formação
Forma na fase S da interfaseForma durante a metáfase I da meiose
Encontrado em
Encontrado nos mesmos cromossomosEncontrado nos cromossomos homólogos
Participação
Participar na reprodução assexualParticipar na reprodução sexual

O que é a irmã Chromatid?

As duas cromátides de um cromossomo replicador que estão se conectando pelo centrômero são chamadas de cromátides irmãs. A cromátide irmã é 'metade' do cromossomo duplicado. Um par de cromátides irmãs é conhecido como díade. Um conjunto completo de cromátides irmãs se forma durante a síntese da fase S da interfase após a replicação de todos os cromossomos de uma célula. As duas cromátides irmãs se separam umas das outras em duas células diferentes durante a mitose ou durante a segunda divisão da meiose. Em algumas espécies, as cromátides irmãs são o modelo desejável para a reparação do DNA. A consistência cromática das irmãs é essencial para a correta distribuição da informação genética entre as células filhas e para reparar os danos nos cromossomos. Cada par de cromátides irmãs contém o mesmo alelo no mesmo local. Durante a metáfase da mitose, os cromossomos replicantes são paralelos no equador celular. Depois disso, na anáfase, as cromátides irmãs se separam e se movem em direção aos pólos opostos. Através da metáfase I da meiose, o par de cromossomos homólogos no equador das células e as cromátides irmãs permanecem os mesmos durante a anáfase I. Os cromossomos replicantes individuais se organizam no equador da célula na metáfase II. A separação das cromátides irmãs ocorre na anáfase II. Finalmente, cada célula sexual compreende uma única irmã cromátide de cada cromossomo. As falhas nesse processo podem levar à aneuploidia e ao câncer, principalmente quando os pontos de verificação fracassam para identificar danos no DNA ou quando anexam imperfeitamente os fusos mitóticos não funcionam adequadamente.


O que é cromátide não irmã?

As cromátides nos cromossomos alterados de um par de cromossomos homólogos estão se referindo como cromátides não irmãs. Cromatídeos não irmãos também são conhecidos como homólogos. Ambos os cromossomos da cromátide não irmã contêm alelos diferentes do mesmo gene nos mesmos loci. Pares de cromossomos homólogos têm o mesmo padrão de coloração, o mesmo comprimento, a posição do centrômero, bem como os mesmos caracteres dos genes em loci específicos. Cada cromossomo homólogo é herdado de cada progenitor. Uma cromátide não irmã está herdando de sua mãe enquanto a outra está herdando de seu pai. Uma cromátide não irmã não é idêntica. Cromátides não irmãs estão criando durante a divisão celular meiótica. Todo cromossomo com um número diplóide de cromossomos no genoma consiste em outro cromátide não irmão. Estes dois pares cromatídeos não irmãos durante a metáfase I da meiose. Quando os cromossomos homólogos se emparelham, o cruzamento cromossômico pode ocorrer entre os cromátides não irmãos de cada par. O cruzamento ocorre a partir dos quiasmas durante a prófase I da meiose. O processo é chamado de recombinação homóloga. Quando os gametas se unem, cada cromossomo no par contém as características biológicas devido à cromátide que não é irmã do pai, como a cor do cabelo, olhos e pele. A recombinação homóloga é uma das causas de variação genética entre indivíduos dentro da mesma população. Uma criança pode herdar qualquer característica de seus pais porque cada par nos cromossomos carrega as características de seus pais. Existem 22 pares de cromátides não irmãos, conhecidos como autossomos, e um par de cromossomos sexuais.

Principais diferenças

  1. Cromátides irmãs são as duas cromátides de um cromossomo replicador, que estão conectando pelo centrômero, enquanto que as cromátides não irmãs são duas cromátides de dois cromossomos homólogos diferentes.
  2. As cromátides irmãs são idênticas entre si, pois produzem pela replicação do DNA, mas a cromátide não irmã é herdada de cada pai, pois as cromátides não irmãs são idênticas.
  3. As cromátides irmãs estão produzindo na fase S da interfase no outro lado. As cromátides não irmãs estão se formando na metáfase da meiose.
  4. Cromátides irmãs compreendem os mesmos alelos nos mesmos loci. Inversamente, as cromatídeos não irmãs contêm alelos diferentes dos mesmos genes nos mesmos loci.
  5. Cromatídeos irmãs estão presentes no mesmo cromossomo, enquanto cromatídeos não-irmãs estão presentes em um par de cromossomos homólogos.
  6. As cromátides irmãs estão envolvidas na reprodução assexuada; por outro lado, cromátides não irmãs estão envolvidas na reprodução sexual.

Conclusão

Acima desta discussão, conclui-se que as cromátides irmãs e não-irmãs são os resultados da replicação do DNA. As cromátides irmãs são as duas cromátides que se iniciam no mesmo cromossomo. Cromatídeos não-irmãs contêm alelos diferentes em cada locus, pois sua origem é diferente.

Diferença entre mofo e bolor

Laura McKinney

Poderia 2024

Mofo e bolor, ambo ão um tipo de fungo que é cultivado em vária uperfície. A principal diferença entre mofo e bolor reide na aparência e no tipo de uperfície obre a ...

Diferença entre necessidade e desejo

Laura McKinney

Poderia 2024

Neceidade e deejo ão doi termo diferente, com diferente uo e ignificado diferente. A coia que ão neceária e em ela ua obrevivência etá em perigo ão ua neceidade. A coia q...

Compartilhado