Diferença entre respiração e fermentação

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 18 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre respiração e fermentação - Ciência
Diferença entre respiração e fermentação - Ciência

Contente

Diferença Primária

Todo ser vivo precisa de algum tipo de energia para sobreviver e realizar as tarefas básicas que realiza na vida cotidiana. Existem muitas maneiras de fazer isso, todo organismo tem sua própria maneira de fazê-lo; essa energia pode ser retirada da luz solar, da água ou mesmo dos recursos da terra, uma vez que está disponível em abundância. A energia é então utilizada pelos seres vivos através de diferentes processos e dois desses processos são conhecidos como Respiração e Fermentação. Como os seres humanos sobrevivem com oxigênio, o processo de respiração oferece a melhor oportunidade para realizar essas tarefas, mas, em alguns casos, quando não existe, outros meios precisam ser encontrados que levam à fermentação. Existem diferenças marcantes entre esses dois processos que serão discutidos em detalhes aqui. A partir da afirmação acima mencionada, pode-se dizer que um processo que requer oxigênio para sua conclusão é conhecido como respiração, enquanto o processo que não o exige, é conhecido como fermentação. Pela definição, pode-se dizer que a fermentação é o processo no qual o açúcar é convertido em outras formas, como álcool e ácidos. Por outro lado, a respiração é o processo no qual o oxigênio é convertido em dióxido de carbono com a ajuda de outras substâncias orgânicas. O processo de respiração ocorre em organismos vivos, como seres humanos, animais e até insetos, enquanto o processo de fermentação ocorre em seres vivos, como bactérias e leveduras. Como a respiração ocorre em criaturas maiores, a quantidade de ATP gerado é relativamente maior, enquanto em criaturas menores o ATP gerado é muito baixo, pois a fermentação ocorre nelas. A proporção entre esses dois processos de geração é 17: 1 na maioria dos casos. Portanto, pode-se dizer que a respiração produz mais ATP em comparação com a fermentação. Outra diferença entre eles é que a respiração pode ser aeróbica e anaeróbica, enquanto a fermentação é sempre anaeróbica. Outra maneira de diferenciar entre eles é que a respiração ocorre tanto em criaturas maiores quanto em menores, enquanto a fermentação ocorre apenas nas menores. No caso de seres menores, o processo de respiração ocorre no citoplasma e se move para as mitocôndrias, enquanto a fermentação não pode ser realizada nas mitocôndrias. Existem muitas outras maneiras de mostrar que esses dois termos são diferentes e, de qualquer forma, existem muito poucas semelhanças entre eles; explicações detalhadas de dois tipos e diferenças nas formas de marcadores são fornecidas no final.


Gráfico de comparação

RespiraçãoFermentação
DefiniçãoÉ o processo no qual os seres humanos absorvem o oxigênio que é produzido pelas plantas, convertem-no em dióxido de carbono e o espalham na atmosfera.Os organismos que não têm a capacidade de ingerir oxigênio são os que necessitam desse processo, que é realizado quando não há oxigênio disponível.
ProcessoO processo de conversão de oxigênio em dióxido de carbonoO processo de conversão de açúcar em outras substâncias.
Ocorrênciaocorre em organismos menores e maioresOcorre em organismos menores.
ExemploSeres humanos e animais.Bactérias e leveduras.

Definição de Respiração

Em palavras simples, é o processo no qual os seres humanos absorvem o oxigênio produzido pelas plantas, convertem-no em dióxido de carbono e o espalham na atmosfera. Esse processo é de dois tipos, respiração aeróbica e respiração anaeróbica e há muito poucas variações entre eles. A única diferença entre eles está na reação química em que a última molécula não é de oxigênio para alguns organismos. Dizem que o processo aeróbico é a forma mais recente, enquanto a respiração anaeróbica existe desde os tempos antigos. Esse processo requer luz solar e ocorre nos seres humanos, juntamente com os animais e outros pequenos, mas principalmente para as espécies maiores. No primeiro passo, ele cria 2 ATP com a ajuda de uma molécula de dióxido de carbono e acaba criando piruvato. É o processo essencial, com a ajuda da qual os seres vivos são capazes de sobreviver, uma vez que, sem a respiração, não haverá ingestão de nossas substâncias exteriores que criam desequilíbrio na atmosfera. As plantas desempenham um papel importante nisso, pois são o maior fornecedor natural de oxigênio da Terra.


Definição de Fermentação

Os organismos que não têm a capacidade de ingerir oxigênio são os que necessitam desse processo, que é realizado quando não há oxigênio disponível. Nesse processo, o açúcar é convertido em outras formas, como álcool e ácidos. O número de ATP produzido nesse processo inicialmente é igual à respiração, mas o número não muda à medida que permanece no original, tornando-o o processo com o número mais baixo. Ocorre em organismos menores, como leveduras, e não requer luz solar ou outras fontes para se realizar. O processo existe há muito tempo e é chamado aquele que já existia antes mesmo da respiração. Esse processo também ocorre no corpo humano, onde ocorre a fermentação com ácido lático, mas a maioria dos organismos maiores não depende disso. O processo não requer mitocôndrias na célula e pode ser realizado em outro lugar. Nem sempre produz piruvato e outros produtos são possíveis.


Diferenças em poucas palavras

  1. O processo que requer oxigênio para sua função é conhecido como respiração, enquanto o processo que não requer oxigênio para se realizar é conhecido como fermentação.
  2. O processo de conversão de oxigênio em dióxido de carbono é conhecido como respiração, enquanto o processo de conversão de açúcar em outras substâncias é conhecido como fermentação.
  3. O processo de respiração ocorre em organismos menores e maiores, enquanto o processo de fermentação ocorre em organismos menores.
  4. O exemplo de seres que têm respiração são seres humanos e animais, enquanto o exemplo de seres que têm fermentação são bactérias e leveduras.
  5. A respiração gera mais ATP em comparação com a fermentação, com taxas muito baixas.
  6. A respiração é aeróbica e anaeróbica, enquanto a fermentação é apenas anaeróbica.
  7. A respiração utiliza mitocôndrias enquanto a fermentação não utiliza mitocôndrias para o processo.

Conclusão

Este artigo dá uma idéia às pessoas sobre respiração e fermentação, os dois principais tipos de atividades em organismos, que são muito comuns em animais e plantas. Felizmente, as pessoas serão capazes de entender qual é a principal definição do termo, como elas são diferentes umas das outras e qual é a principal coisa que as descreve.

Em (prepoição)Em, perto ou na proximidade gerai de um local epecífico."Céar etava em Roma;""na equina da Fourth treet and Vine;""na caa de Jim"Em (pre...

Diferença entre atacado e varejo

Louise Ward

Poderia 2024

Apó a fabricação do produto, a próxima parte veio é o fornecimento ou ditribuição de produto ao mercado. Como abemo, a cadeia de uprimento é compota por vá...

Nossas Publicações