Diferença entre Purinas e Pirimidinas

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre Purinas e Pirimidinas - Ciência
Diferença entre Purinas e Pirimidinas - Ciência

Contente

Principal diferença

Purinas e pirimidinas são compostos orgânicos que participam da síntese de RNA e DNA no interior do corpo. Ambas são bases nitrogenadas com diferentes tipos de uso, pois são responsáveis ​​por produzir diferentes tipos de nucleotídeos. Fora isso, eles participam da regulação de enzimas corporais, produção de amido e proteínas. Eles também funcionam como um caminho na sinalização e comunicação celular. Ambos são compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos, a diferença básica entre ambos é o arranjo de átomos de carbono com nitrogênio. Aquele com dois anéis de carbono-nitrogênio é chamado de purina, enquanto aquele com uma base de anéis de carbono-nitrogênio é chamado de pirimidina.


Gráfico de comparação

PurinasPirimidinas
SobrePurinas são os compostos orgânicos heterocíclicos que possuem anel de pirimidinas. As duas bases do anel carbono-nitrogênio.As pirimidinas são também os compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos que possuem bases únicas de anel carbono-nitrogênio.
BasesAdenina e GuaninaCitosina, Timina e Uracil.
Estrutura químicaDois anéis carbono-nitrogênio estão ligados a quatro átomos de nitrogênio.Um anel carbono-nitrogênio é anexado com dois átomos de nitrogênio.
FunçãoSua função básica é a produção de DNA e RNA, amido e algumas proteínas também. Eles participam do processo de sinalização celular e regulação de enzimas.As pirimidinas têm as mesmas funções que as purinas e também são importantes para a síntese de DNA e RNA. Junto com isso, eles ajudam na produção de proteínas e amido também.
TipoCompostos orgânicos aromáticos heterocíclicosCompostos orgânicos aromáticos heterocíclicos
Massa molar120.11g mol-180,088g mol-1
Fórmula molecularC5H4N4C4H4N2

O que é purinas?

As purinas são compostos orgânicos bastante familiares para os estudantes e profissionais de biologia e genética, pois são um dos componentes da produção de RNA e DNA. Purinas possuem tipos específicos de bases nucleotídicas, como Guanina e Adenina. As próprias purinas são os compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos. A estrutura dos compostos também define seu funcionamento. Nas purinas, dois anéis carbono-nitrogênio estão ligados a quatro átomos de nitrogênio. Em relação aos alimentos, as purinas são encontradas em grande quantidade de carne e todos os produtos derivados. As purinas raramente estão presentes nos vegetais e plantas. Embora exista algum tipo específico de plantas à base de proteínas com uma quantidade considerável de purinas, a maioria dos vegetais e plantas está com pouca purina. Dentro do corpo humano, as purinas são encontradas principalmente no fígado e nos rins. Eles desempenham seu tipo específico de funções, residindo ao lado do fígado e dos rins. Todo tipo de dieta que inclui muitas proteínas possui purinas. As purinas são bases nitrogenadas da natureza que ajudam na produção de RNA e DNA. Fora isso, eles também são responsáveis ​​pela produção de amido e até pela produção de proteínas dentro do corpo. Além disso, as purinas participam de fenômenos de sinalização celular. Eles também continuam regulando a funcionalidade das enzimas dentro do corpo.


O que é pirimidinas?

As pirimidinas também são o mesmo tipo de compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos que participam da formação e produção de DNA e RNA no interior do corpo de um organismo. As pirimidinas diferem das purinas por sua estrutura e pelas bases nucleotídicas que envolvem. Ao contrário das purinas, as pirimidinas têm um único anel carbono-nitrogênio que é anexado ou vinculado aos dois átomos de nitrogênio. Os três tipos de bases nucleotídicas que são derivados das pirimidinas incluem Uracil, Timina e Citosina. As pirimidinas são encontradas e existem amplamente na natureza. Eles estão presentes em mais excesso em comparação com a presença de purinas na natureza. As pirimidinas, além de desempenharem um papel vital na produção de RNA e DNA, também participam da síntese de amido e proteína. Como a purina, também permite a regulação enzimática e também funciona como facilitador no processo de sinalização celular.


Purinas vs. Pirimidinas

  • Purinas são os compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos que possuem dois anéis de carbono-nitrogênio ligados com quatro átomos de nitrogênio.
  • As pirimidinas são os compostos orgânicos aromáticos heterocíclicos que possuem um único anel carbono-nitrogênio ligado com dois átomos de nitrogênio.
  • Ambos são usados ​​para a produção de DNA e RNA.
  • Adenina e Guanina são as bases presentes nas purinas.
  • Uracil, timina e citosina são as bases presentes nas pirimidinas.
  • Ambos são usados ​​para sintetizar a proteína e o amido no corpo.
  • Ambos os compostos participam nos fenômenos de sinalização celular.
  • Purinas e pirimidinas também são responsáveis ​​pela regulação enzimática.

A linguagem é tudo o que é neceário para a comunicação humana, embora, com o paar do tempo, tenha e tornado tão avançado que poua declaraçõe como Facetiou ...

Diferença entre violino e violino

Monica Porter

Poderia 2024

Ouvir múica é parte integrante do ere humano, não importa em que área do mundo ele vivem. Ea tendência leva ao uo de vário tipo de intrumento muicai no quai o violino e o...

Nós Aconselhamos Você A Ler