Psicolinguística vs. Neurolinguística - Qual a diferença?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 17 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Outubro 2024
Anonim
Psicolinguística vs. Neurolinguística - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Psicolinguística vs. Neurolinguística - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

  • Psicolinguística


    Psicolinguística ou psicologia da linguagem é o estudo da inter-relação entre fatores lingüísticos e aspectos psicológicos. O campo preocupa-se com fatores psicológicos e neurobiológicos que permitem aos seres humanos adquirir, usar, compreender e produzir linguagem. A disciplina preocupa-se principalmente com os mecanismos pelos quais as línguas são processadas e representadas no cérebro. A pesquisa moderna faz uso da biologia, neurociência, ciência cognitiva, linguística e ciência da informação para estudar como o cérebro processa a linguagem e menos os processos conhecidos. ciências sociais, desenvolvimento humano, teorias da comunicação e desenvolvimento infantil, entre outros. Existem várias subdisciplinas com técnicas não invasivas para estudar o funcionamento neurológico do cérebro; por exemplo, a neurolinguística se tornou um campo por si só. As primeiras incursões na psicolinguística foram encontradas nos campos filosóficos e educacionais, devido principalmente à sua localização em departamentos que não as ciências aplicadas (por exemplo, dados coesos sobre como o cérebro humano funcionava). A psicolinguística tem raízes na educação e na filosofia e abrange os "processos cognitivos" que possibilitam gerar uma sentença gramatical e significativa a partir do vocabulário e das estruturas gramaticais, bem como os processos que possibilitam a compreensão de enunciados, palavras, etc. A psicolinguística do desenvolvimento estuda a capacidade das crianças de aprender a língua.


  • Neurolinguística

    Neurolinguística é o estudo dos mecanismos neurais no cérebro humano que controlam a compreensão, produção e aquisição da linguagem. Como um campo interdisciplinar, a neurolinguística utiliza métodos e teorias de campos como neurociência, linguística, ciência cognitiva, distúrbios da comunicação e neuropsicologia. Os pesquisadores são atraídos para o campo de várias origens, trazendo uma variedade de técnicas experimentais, bem como perspectivas teóricas amplamente variadas. Muito trabalho em neurolinguística é informado por modelos em psicolinguística e linguística teórica, e está focado em investigar como o cérebro pode implementar os processos que a teoria e a psicolinguística propõem são necessárias na produção e compreensão da linguagem. Os neurolinguistas estudam os mecanismos fisiológicos pelos quais o cérebro processa informações relacionadas à linguagem e avaliam teorias linguísticas e psicolinguísticas, usando afasiologia, imagem cerebral, eletrofisiologia e modelagem computacional.


  • Psicolinguística (substantivo)

    O estudo da compreensão e produção da linguagem em suas formas faladas, escritas e assinadas.

  • Neurolinguística (substantivo)

    A ciência se preocupa com os mecanismos do cérebro humano subjacentes à compreensão, produção e conhecimento abstrato da linguagem, seja ela falada, assinada ou escrita.

  • Psicolinguística (substantivo)

    o estudo das relações entre comportamento linguístico e processos psicológicos, incluindo o processo de aquisição da linguagem.

  • Neurolinguística (substantivo)

    o ramo da lingüística que lida com a relação entre a linguagem e a estrutura e funcionamento do cérebro.

  • Psicolinguística (substantivo)

    o ramo da psicologia cognitiva que estuda a base psicológica da competência e desempenho linguísticos

  • Neurolinguística (substantivo)

    o ramo da lingüística que estuda a relação entre a linguagem e a estrutura e função do sistema nervoso

Tanto o chá preto quanto o inexperiente ão modelado a partir da planta idêntica; a folha de chá inexperiente ão meno proceada, enquanto, novamente, o chá preto precia er ...

A principal diferença entre ere vivo e não-vivo é que ere vivo ão aquela criatura que etão viva enquanto não há vida em objeto não-vivo.Exitem diferente maneira...

Artigos Do Portal.