Positron vs. Proton - Qual a diferença?

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 3 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Positron vs. Proton - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Positron vs. Proton - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre Positron e Proton é que o Positron é uma partícula subatômica com carga positiva e O próton é um núcleo (constituinte do núcleo do átomo) que possui carga elétrica positiva; símbolo p.


  • Positron

    O pósitron ou antielétron é a antipartícula ou a contraparte antimatéria do elétron. O pósitron possui uma carga elétrica de +1 e, um giro de 1/2 (igual ao elétron) e a mesma massa que um elétron. Quando um pósitron colide com um elétron, ocorre a aniquilação. Se essa colisão ocorrer com baixas energias, resultará na produção de dois ou mais fótons de raios gama (ver aniquilação elétron-pósitron). Os pósitrons podem ser gerados por decaimento radioativo de emissão de pósitrons (através de interações fracas) ou pela produção de pares a partir de um fóton suficientemente energético que está interagindo com um átomo em um material.

  • Proton

    Um próton é uma partícula subatômica, símbolo p ou p +, com uma carga elétrica positiva de + 1e carga elementar e massa ligeiramente menor que a de um nêutron. Prótons e nêutrons, cada um com massas de aproximadamente uma unidade de massa atômica, são coletivamente chamados de "núcleons". Um ou mais prótons estão presentes no núcleo de cada átomo; eles são uma parte necessária do núcleo. O número de prótons no núcleo é a propriedade definidora de um elemento e é referido como o número atômico (representado pelo símbolo Z). Como cada elemento possui um número único de prótons, cada elemento possui seu próprio número atômico exclusivo. A palavra próton é em grego para "primeiro", e esse nome foi dado ao núcleo de hidrogênio por Ernest Rutherford em 1920. Nos anos anteriores, Rutherford havia descoberto que o núcleo de hidrogênio (conhecido por ser o núcleo mais leve) poderia ser extraído dos núcleos. de nitrogênio por colisões atômicas. Os prótons eram, portanto, candidatos a uma partícula fundamental e, portanto, um bloco de construção de nitrogênio e todos os outros núcleos atômicos mais pesados. No modelo padrão moderno da física de partículas, os prótons são hádrons e, como nêutrons, o outro núcleo (partículas presentes nos núcleos atômicos) é composto por três quarks. Embora os prótons tenham sido originalmente considerados partículas fundamentais ou elementares, agora são conhecidos por serem compostos por três quarks de valência: dois quarks de carga +2/3 e um quark de carga -1/3 e. As demais massas de quarks contribuem apenas com cerca de 1% da massa de prótons. O restante de uma massa de prótons é devido à energia de ligação da cromodinâmica quântica, que inclui a energia cinética dos quarks e a energia dos campos de glúons que ligam os quarks. Como os prótons não são partículas fundamentais, eles possuem um tamanho físico, embora não seja definitivo; o raio médio da carga quadrada da raiz de um próton é de cerca de 0,84-0,87 fm ou 0,84 × 10-15 a 0,87 × 10-15 m. A temperaturas suficientemente baixas, prótons livres se ligam a elétrons. No entanto, o caráter desses prótons ligados não muda, e eles permanecem prótons. Um próton rápido, movendo-se através da matéria, diminui a velocidade da interação com elétrons e núcleos, até ser capturado pela nuvem de elétrons de um átomo. O resultado é um átomo protonado, que é um composto químico de hidrogênio. No vácuo, quando elétrons livres estão presentes, um próton suficientemente lento pode captar um único elétron livre, tornando-se um átomo de hidrogênio neutro, que é quimicamente um radical livre. Esses "átomos de hidrogênio livre" tendem a reagir quimicamente com muitos outros tipos de átomos com energias suficientemente baixas. Quando os átomos de hidrogênio livre reagem um com o outro, eles formam moléculas neutras de hidrogênio (H2), que são o componente molecular mais comum das nuvens moleculares no espaço interestelar.


  • Positron (substantivo)

    O equivalente de antimatéria de um elétron, tendo a mesma massa, mas uma carga positiva

    "A noção de uma arma de pósitrons continua sendo o material da ficção científica."

  • Próton (substantivo)

    Partícula subatômica carregada positivamente formando parte do núcleo de um átomo e determinando o número atômico de um elemento, composto por dois quarks superiores e um quark baixo.

  • Positron (substantivo)

    uma partícula elementar com carga positiva; interação de um pósitron e um elétron resulta em aniquilação

  • Próton (substantivo)

    uma partícula estável com carga positiva igual à carga negativa de um elétron

Sedutor vs. Seduzir - Qual a diferença?

Laura McKinney

Poderia 2024

edutor (adjetivo)Atraente, edutor, tentador."Diz-e que o mal é edutor, e ea é uma da razõe pela quai a peoa fazem o que abem que não deveriam". eduzir (verbo)Enganar ou a...

Nitpicking Nitpicking é o ato de remover lêndea (o ovo do piolho, geralmente o piolho) do cabelo do hopedeiro. Como a lêndea ão cimentada em cabelo individuai, ela não podem...

Compartilhado