Fisiologia vs. Psicologia - Qual a diferença?

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Fisiologia vs. Psicologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Fisiologia vs. Psicologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre Fisiologia e Psicologia é que o A fisiologia é uma ciência da função dos sistemas vivos e A psicologia é um estudo das funções e comportamentos mentais.


  • Fisiologia

    Fisiologia (; do grego antigo φύσις (physis), que significa natureza, origem e -λογία (-logia), que significa estudo de) é o estudo científico dos mecanismos normais e suas interações, que funcionam dentro de um sistema vivo.Subdisciplina da biologia, seu foco está no modo como organismos, sistemas orgânicos, órgãos, células e biomoléculas executam as funções químicas ou físicas existentes em um sistema vivo. Dado o tamanho do campo, ele está dividido em, entre outros, fisiologia animal (incluindo a de humanos), fisiologia vegetal, fisiologia celular, fisiologia microbiana (metabolismo microbiano), fisiologia bacteriana e fisiologia viral. O ponto central da compreensão do funcionamento fisiológico é sua natureza integrada a outras disciplinas, como química e física, mecanismos coordenados de controle homeostático e comunicação contínua entre as células. O Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina é concedido àqueles que obtêm conquistas significativas nessa disciplina pela Academia Real de Ciências da Suécia. Na medicina, um estado fisiológico é aquele que ocorre pela função normal do corpo, e não patologicamente, que é centrado nas anormalidades que ocorrem em doenças animais, incluindo seres humanos.


  • Psicologia

    A psicologia é a ciência do comportamento e da mente, incluindo fenômenos conscientes e inconscientes, além do pensamento. É uma disciplina acadêmica de imenso alcance e interesses diversos que, quando considerados em conjunto, buscam uma compreensão das propriedades emergentes do cérebro e de toda a variedade de epifenômenos que eles manifestam. Como ciência social, visa compreender indivíduos e grupos, estabelecendo princípios gerais e pesquisando casos específicos. Nesse campo, um profissional ou pesquisador é chamado psicólogo e pode ser classificado como cientista social, comportamental ou cognitivo. Os psicólogos tentam entender o papel das funções mentais no comportamento individual e social, enquanto também exploram os processos fisiológicos e biológicos subjacentes às funções e comportamentos cognitivos. Os psicólogos exploram o comportamento e os processos mentais, incluindo percepção, cognição, atenção, emoção (afeto), inteligência, fenomenologia, motivação (conação), funcionamento do cérebro e personalidade. Isso se estende à interação entre pessoas, como relacionamentos interpessoais, incluindo resiliência psicológica, resiliência familiar e outras áreas. Psicólogos de diversas orientações também consideram a mente inconsciente. Os psicólogos empregam métodos empíricos para inferir relações causais e correlacionais entre variáveis ​​psicossociais. Além disso, ou em oposição, ao emprego de métodos empíricos e dedutivos, alguns - especialmente psicólogos clínicos e de aconselhamento - às vezes confiam na interpretação simbólica e em outras técnicas indutivas. A psicologia foi descrita como uma "ciência central", com descobertas psicológicas vinculadas a pesquisas e perspectivas das ciências sociais, ciências naturais, medicina, humanidades e filosofia. Embora o conhecimento psicológico seja frequentemente aplicado à avaliação e tratamento de problemas de saúde mental, ele também é direcionado à compreensão e resolução de problemas em várias esferas da atividade humana. Segundo muitos relatos, a psicologia visa, em última análise, beneficiar a sociedade. A maioria dos psicólogos está envolvida em algum tipo de papel terapêutico, praticando em clínicas, aconselhamento ou escolas. Muitos fazem pesquisas científicas sobre uma ampla gama de tópicos relacionados a processos e comportamentos mentais e geralmente trabalham em departamentos de psicologia universitária ou ensinam em outros contextos acadêmicos (por exemplo, escolas de medicina, hospitais). Alguns são empregados em ambientes industriais e organizacionais, ou em outras áreas como desenvolvimento e envelhecimento humano, esportes, saúde e mídia, bem como em investigação forense e outros aspectos do direito.


  • Fisiologia (substantivo)

    Um ramo da biologia que lida com as funções e atividades da vida ou da matéria viva (como órgãos, tecidos ou células) e dos fenômenos físicos e químicos envolvidos.

  • Fisiologia (substantivo)

    O estudo e descrição de objetos naturais; Ciência natural.

  • Psicologia (substantivo)

    O estudo da mente humana.

  • Psicologia (substantivo)

    O estudo do comportamento humano.

  • Psicologia (substantivo)

    O estudo do comportamento animal.

  • Psicologia (substantivo)

    As características mentais, emocionais e comportamentais pertencentes a uma pessoa, grupo ou atividade específica.

  • Fisiologia (substantivo)

    A ciência que trata dos fenômenos dos organismos vivos; o estudo dos processos incidentais e característicos da vida.

  • Fisiologia (substantivo)

    Um tratado sobre fisiologia.

  • Psicologia (substantivo)

    A ciência da alma humana; especificamente, o conhecimento sistemático ou científico dos poderes e funções da alma humana, na medida em que são conhecidos pela consciência; um tratado sobre a alma humana.

  • Fisiologia (substantivo)

    o ramo das ciências biológicas que lida com o funcionamento dos organismos

  • Fisiologia (substantivo)

    processos e funções de um organismo

  • Psicologia (substantivo)

    a ciência da vida mental

A principal diferença entre foto brilhante e foto foca é que a foto brilhante têm um acabamento brilhante e a foto foca têm um acabamento mai util e neutroA foto ão editada em...

Abundante (adjetivo)Totalmente uficiente; encontrado em abundância; em grande quantidade; tranbordante. Atetado pela primeira vez em torno de 1350 a 1470.page = 10Abundante (adjetivo)Ricamente fo...

Nós Aconselhamos Você A Ler