Patologia vs. Citologia - Qual a diferença?

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 4 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 3 Poderia 2024
Anonim
Patologia vs. Citologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Patologia vs. Citologia - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre Patologia e Citologia é que o Patologia é um estudo e diagnóstico de doença e A citologia é um ramo da ciência da vida que lida com o estudo das células em termos de estrutura, função e química.


  • Patologia

    Patologia (das raízes gregas do pathos (πάθος), que significa "experiência" ou "sofrimento", de onde a palavra em inglês "caminho" é derivada por transliteração, e -logia (-λογία), "estudo de") é um componente significativo de o estudo causal de patógenos e um campo importante na medicina e diagnóstico modernos. Daí o estudo dos caminhos pelos quais a doença vem. O termo patologia em si pode ser amplamente utilizado para se referir ao estudo da doença em geral, incorporando uma ampla gama de campos de pesquisa em biociências e práticas médicas (incluindo patologia de plantas e patologia veterinária), ou mais estreitamente para descrever o trabalho no campo médico contemporâneo de "patologia geral", que inclui várias especialidades médicas distintas, mas inter-relacionadas, que diagnosticam doenças - principalmente através da análise de amostras de tecidos, células e fluidos corporais. Utilizado como substantivo substantivo, "uma patologia" (plural, "patologias") também pode se referir à progressão prevista ou real de doenças específicas (como na declaração "as muitas formas diferentes de câncer têm patologias diversas") e o afixo Às vezes, o caminho é usado para indicar um estado de doença em casos de doença física (como na cardiomiopatia) e condições psicológicas (como a psicopatia). Da mesma forma, uma condição patológica é causada por uma doença, em vez de ocorrer fisiologicamente. Um médico praticando patologia é chamado de patologista. Como campo de investigação e pesquisa geral, a patologia aborda quatro componentes da doença: causa, mecanismos de desenvolvimento (patogênese), alterações estruturais das células (alterações morfológicas) e as consequências das alterações (manifestações clínicas). Na prática médica comum, a patologia geral preocupa-se principalmente com a análise de anormalidades clínicas conhecidas que são marcadores ou precursores de doenças infecciosas e não infecciosas e é conduzida por especialistas em uma das duas principais especialidades, patologia anatômica e patologia clínica. Existem outras divisões na especialidade com base nos tipos de amostra envolvidos (comparando, por exemplo, citopatologia, hematopatologia e histopatologia), órgãos (como na patologia renal) e sistemas fisiológicos (patologia oral), bem como com base em o foco do exame (como na patologia forense). O sentido da palavra patologia como sinônimo de doença ou patose é muito comum nos cuidados de saúde. A persistência desse uso, apesar da tentativa de proscrição, é discutida em outro lugar.


  • Citologia

    A citologia (do grego κύτος, kytos, "um oco"; e -λογία, -logia) é o estudo das células. A citologia é o ramo da ciência da vida que lida com o estudo das células em termos de estrutura, função e química. Robert Hooke (1635 - 1703) às vezes é visto como o pai da citologia. Com base no uso, pode se referir a: Citogenética Citopatologia: o estudo da doença celular e o uso de alterações celulares para o diagnóstico da doença. Biologia celular ou citobiologia: o estudo da anatomia celular (normal), função e química. A Academia Internacional de Citologia tem como seu jornal oficial Acta Cytologica.

  • Patologia (substantivo)

    O ramo da medicina se preocupa com o estudo da natureza da doença e suas causas, processos, desenvolvimento e consequências.

  • Patologia (substantivo)

    A especialidade médica que fornece microscopia e outros serviços de laboratório (por exemplo, citologia, histologia) para médicos.


    "O cirurgião enviou uma amostra do cisto ao departamento de patologia para coloração e análise para determinar seu subtipo histológico".

  • Patologia (substantivo)

    Patose: qualquer desvio de uma estrutura ou função saudável ou normal; anormalidade; doença ou malformação.

    "anormalidade | doença | doença | pathosis"

  • Citologia (substantivo)

    O estudo das células.

  • Citologia (substantivo)

    Citopatologia.

  • Patologia (substantivo)

    a ciência das causas e efeitos das doenças, especialmente o ramo da medicina que lida com o exame laboratorial de amostras de tecido corporal para fins diagnósticos ou forenses

    "pesquise pessoas especializadas em patologia experimental"

  • Patologia (substantivo)

    características patológicas consideradas coletivamente; o comportamento típico de uma doença

    "a patologia da doença de Huntington"

  • Patologia (substantivo)

    uma condição patológica

    "a patologia dominante é a esclerose múltipla"

  • Patologia (substantivo)

    anomalia ou mau funcionamento mental, social ou linguístico

    "a incapacidade da cidade de lidar com a patologia de uma subclasse crescente"

  • Citologia (substantivo)

    os ramos da biologia e da medicina relacionados à estrutura e função das células vegetais e animais.

  • Patologia (substantivo)

    A ciência que trata de doenças, sua natureza, causas, progresso, sintomas, etc.

  • Patologia (substantivo)

    A condição de um órgão, tecido ou fluido produzido pela doença.

  • Patologia (substantivo)

    o ramo da ciência médica que estuda as causas, a natureza e os efeitos de doenças

  • Patologia (substantivo)

    qualquer desvio de uma condição saudável ou normal

  • Citologia (substantivo)

    o ramo da biologia que estuda a estrutura e função das células

Floreta Uma floreta é uma grande área dominada por árvore. Centena de definiçõe mai precia de floreta ão uada em todo o mundo, incorporando fatore como denidade de ...

Título Um título (ou título) é uma maneira de exprear concentração. O tete de titulação emprega diluição erial para obter informaçõe quant...

Soviete