Paradoxo vs. Oxímoro - Qual a diferença?

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 18 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Paradoxo vs. Oxímoro - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Paradoxo vs. Oxímoro - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

  • Paradoxo


    Um paradoxo é uma afirmação que, apesar do raciocínio aparentemente válido a partir de premissas verdadeiras, leva a uma conclusão aparentemente auto-contraditória ou logicamente inaceitável. Um paradoxo envolve elementos contraditórios, porém inter-relacionados, que existem simultaneamente e persistem ao longo do tempo. Alguns paradoxos lógicos são conhecidos por serem argumentos inválidos, mas ainda são valiosos na promoção do pensamento crítico. Alguns paradoxos revelaram erros nas definições assumidas como rigorosas e causaram axiomas da matemática e da lógica a serem reexaminados. Um exemplo é o paradoxo de Russells, que questiona se uma "lista de todas as listas que não se contêm" se incluiria e mostrou que as tentativas de fundar a teoria dos conjuntos na identificação de conjuntos com propriedades ou predicados eram falhas. Outros, como o paradoxo de Currys, ainda não foram resolvidos. Exemplos fora da lógica incluem o navio de Teseu da filosofia (questionar se um navio consertou ao longo do tempo substituindo cada uma de suas partes de madeira, uma de cada vez, permaneceria a mesma nave). Paradoxos também podem assumir a forma de imagens ou outras mídias. Por exemplo, M.C. Escher apresentou paradoxos baseados em perspectiva em muitos de seus desenhos, com paredes consideradas pisos de outros pontos de vista e escadas que parecem subir sem parar. No uso comum, a palavra "paradoxo" geralmente se refere a declarações irônicas ou inesperado, como "o paradoxo de que ficar em pé é mais cansativo do que andar".


  • Oxímoro

    Um oxímoro (oxímoro plural usual, mais raramente oxímora) é um dispositivo retórico que usa uma autocontradição ostensiva para ilustrar um ponto retórico ou revelar um paradoxo. Um significado mais geral de "contradição em termos" (não necessariamente para efeito retórico) é registrado pelo OED para 1902. O termo é registrado pela primeira vez como oxímodo grego latinizado, em Maurus Servius Honoratus (c. 400 dC); deriva do grego ὀξύς oksús "afiado, agudo, pontudo" e μωρός mōros "monótono, estúpido, tolo"; por assim dizer, "estúpido", "profundamente estúpido" ou "claramente tolo". A palavra oxímoro é autológica, isto é, é um exemplo de oxímoro. A palavra composta grega ὀξύμωρον oksýmōron, que corresponderia à formação latina, parece não aparecer em nenhuma obra grega antiga conhecida antes da formação do termo latino.


  • Paradoxo (substantivo)

    Uma declaração aparentemente auto-contraditória, que só pode ser verdadeira se for falsa e vice-versa.u

    "" Esta frase é falsa "é um paradoxo."

  • Paradoxo (substantivo)

    Uma conclusão ou resultado contra-intuitivo.

    "É um paradoxo interessante que beber muita água muitas vezes pode fazer você sentir sede."

  • Paradoxo (substantivo)

    Uma alegação de que duas idéias aparentemente contraditórias são verdadeiras.

    "Não ter moda é moda; isso é um paradoxo."

  • Paradoxo (substantivo)

    Algo que envolve elementos contraditórios, porém inter-relacionados, que existem simultaneamente e persistem ao longo do tempo.

  • Paradoxo (substantivo)

    Uma pessoa ou coisa com propriedades.

    "Ele é um paradoxo; você não o esperaria nesse partido político".

  • Paradoxo (substantivo)

    Uma pergunta sem resposta ou quebra-cabeça difícil, particularmente uma que leva a uma verdade mais profunda. s

  • Paradoxo (substantivo)

    Uma afirmação difícil de acreditar ou contrária à crença geral.

  • Paradoxo (substantivo)

    O uso de afirmações contra-intuitivas ou contraditórias (paradoxos) na fala ou na escrita.

  • Paradoxo (substantivo)

    Um estado em que alguém é logicamente compelido a se contradizer.

  • Paradoxo (substantivo)

    A prática de dar instruções opostas à intenção real dos terapeutas, com a intenção de que o cliente desobedeça ou seja incapaz de obedecer.

  • Oxímoro (substantivo)

    Uma figura de linguagem na qual duas palavras ou frases com significados opostos são usadas juntas intencionalmente para o efeito.

  • Oxímoro (substantivo)

    Uma contradição em termos.

  • Paradoxo (substantivo)

    uma declaração ou proposição aparentemente absurda ou contraditória que, quando investigada, pode provar ser bem fundamentada ou verdadeira

    "o princípio da incerteza leva a todo tipo de paradoxo, como as partículas em dois lugares ao mesmo tempo"

  • Paradoxo (substantivo)

    uma declaração ou proposição que, apesar do raciocínio sólido (ou aparentemente sólido) de premissas aceitáveis, leva a uma conclusão que parece logicamente inaceitável ou auto-contraditória

    "Parmênides era o advogado original do poder filosófico do paradoxo"

    "o paradoxo do mentiroso"

  • Paradoxo (substantivo)

    uma pessoa ou coisa que combina características ou qualidades contraditórias

    "as catedrais enfrentam o paradoxo de ter uma riqueza enorme em tesouros, mas enormes despesas anuais"

  • Paradoxo (substantivo)

    Um princípio ou proposição contrário à opinião recebida; uma afirmação ou sentimento aparentemente contraditório ou oposto ao senso comum; aquilo que na aparência ou nos termos é absurdo, mas ainda pode ser verdade.

  • Oxímoro (substantivo)

    Uma figura na qual um epíteto de significação contrária é adicionado a uma palavra; e g., cruel bondade; ociosa laboriosa.

  • Paradoxo (substantivo)

    (lógica) uma autocontradição;

    "Eu sempre minto é um paradoxo porque, se é verdade, deve ser falso"

  • Oxímoro (substantivo)

    termos contraditórios conjugados (como no `silêncio ensurdecedor)

Escolha vs. Escolha - Qual a diferença?

Laura McKinney

Poderia 2024

Ecolha A ecolha envolve a tomada de decião. Pode incluir julgar o mérito de vária opçõe e elecionar uma ou mai dela. Pode-e ecolher entre opçõe imaginada ("O ...

Examinar Um tete ou exame (informalmente, exame ou avaliação) é uma avaliação detinada a medir o conhecimento, a habilidade, a aptidão, a aptidão fíica ou a c...

Escolha De Leitores