Diferença entre Mutualismo e Comensalismo

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Diferença entre Mutualismo e Comensalismo - Ciência
Diferença entre Mutualismo e Comensalismo - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre o mutualismo e o comensalismo é que o mutualismo é que a forma da relação simbiótica entre dois ou mais organismos onde todos são beneficiados, enquanto o comensalismo é o tipo de relação entre dois ou mais organismos, mas apenas um obtém benefícios e o outro está ileso.


Mutualismo vs. Comensalismo

Mutualismo é o tipo de relacionamento simbiótico em que ambas as espécies envolvidas se beneficiam do relacionamento. Por outro lado, o comensalismo representa esse tipo de relacionamento simbiótico em que apenas um organismo obtém benefícios enquanto o outro não se beneficia e não é prejudicado pelo relacionamento. No caso do mutualismo, ambos os organismos são interdependentes, enquanto no caso do comensalismo, ambos os organismos não são dependentes um do outro. no mutualismo, os indivíduos têm o tipo obrigatório de relacionamento, enquanto no comensalismo os organismos não têm o tipo obrigatório de relacionamento. O mutualismo é um relacionamento de curto prazo, por outro lado, o comensalismo é um tipo de relacionamento de longo prazo.

Gráfico de comparação

MutualismoComensalismo
Mutualismo é o tipo de relacionamento entre dois ou muitos indivíduos, no qual todos obtêm o benefícioÉ o tipo de relacionamento entre dois ou muitos indivíduos, mas um recebe a vantagem e o outro não é
Tipo de Relacionamento
ObrigatórioNão obrigatório
Sobrevivência no relacionamento
Cada parceiro precisa do outro parceiro para sobreviverUm parceiro pode sobreviver sem a ajuda de outro parceiro
Exemplo
A relação entre as abelhas e as flores está relacionada com as bactérias humanas e estomacais.Caranguejos eremitas usando gastrópodes mortos como abrigo

O que é o mutualismo?

O mutualismo contém uma relação mutuamente benéfica que envolve duas ou muitas espécies diferentes. Em outras palavras, as espécies envolvidas nessa relação têm necessidades diferentes de sobrevivência. Existem diferentes tipos de relações mutualísticas baseadas em transporte, defesa, nutrição e abrigo. O aspecto significativo das relações mutualísticas é que elas são obrigatórias. Isso mostra que cada uma ou espécies são dependentes uma da outra. Cada organismo precisa do outro para viver. Isso é para criar um bom equilíbrio no ecossistema, onde diferentes organismos dependem um do outro para sua sobrevivência. Estes são os seguintes tipos de relacionamentos mutualísticos, dependendo de diferentes fatores:


  • Mutualismo nutricional: A relação entre a flor e a abelha é baseada em necessidades nutricionais. As abelhas se alimentam do néctar da flor que é produzido pelas flores enquanto também atuam como agentes de polinização nas flores. Ambas as espécies se beneficiam nesse relacionamento mútuo.
  • Mutualismo no Abrigo: Os seres humanos precisam de bactérias em seu sistema digestivo, enquanto, por outro lado, fornecem abrigo a bactérias. Assim, o processo digestivo em seres humanos é mutuamente benéfico para hospedeiros e bactérias.
  • Mutualismo de Defesa: Formigas, fornecem uma defesa para as plantas de acácia contra navegadores, enquanto as formigas obtêm alimento dessas plantas hospedeiras. Ambos os organismos se beneficiam dessa forma de relacionamento simbiótico.
  • Mutualismo de transporte: As abelhas carregam o pólen de uma flor para a outra, e esse processo facilita a polinização cruzada.

Exemplo

Relação entre abelhas e flores e seres humanos e bactérias digestivas.


O que é comensalismo?

O comensalismo é um tipo de relacionamento em que dois ou mais organismos coexistem, mas apenas um organismo se beneficia dessa associação. O outro parceiro que não se beneficia não é prejudicado por esse tipo de relacionamento. No comensalismo, a outra parte se beneficia na forma de obter nutrientes, abrigo, apoio e transporte. Nesta parceria, pode-se observar que o organismo hospedeiro que oferece abrigo ou transporte para outros organismos não é prejudicado. Esse tipo de relacionamento é dividido nas seguintes categorias:

  • Inquilinismo: Um organismo se refugia no organismo hospedeiro, mas esse organismo não o prejudica. As árvores semelhantes fornecem abrigo permanente às plantas epífitas que crescem sobre elas, mas não há danos causados ​​aos organismos hospedeiros.
  • Metabiose: O organismo hospedeiro fornece habitat para o outro organismo, mas não há danos causados ​​ao organismo hospedeiro. Os caranguejos eremitas, por exemplo, podem usar gastrópodes mortos como habitat e nenhum dano é causado ao organismo hospedeiro.
  • Poresy: O organismo hospedeiro fornece transporte para o outro organismo, mas não há danos causados ​​ao parceiro que carrega o outro. Aves, por exemplo, fornecem transporte para milípedes, mas não são prejudicadas no processo.
  • Microbiota: Outros organismos formam comunidades com o parceiro hospedeiro. Por exemplo, os peixes-piloto montam um tubarão para obter comida, mas não prejudicam o organismo hospedeiro.

Exemplo

Caranguejos eremitas usando gastrópodes mortos para abrigo e milípedes viajando em pássaros.

Principais diferenças

  1. No mutualismo, ambos os organismos obtêm benefícios enquanto no comensalismo um organismo obtém benefício enquanto outros não obtêm benefício nem dano.
  2. O mutualismo é um relacionamento obrigatório, enquanto o comensalismo não é um relacionamento obrigatório.
  3. No mutualismo, um organismo depende de outro organismo para sua sobrevivência, por outro lado, no comensalismo, um organismo não depende de outro organismo para sua sobrevivência.

Conclusão

A conclusão deste artigo é que o mutualismo e o comensalismo são os dois tipos de relações simbióticas. No mutualismo, envolvem-se dois ou muitos organismos que dependem um do outro para sua sobrevivência, e ambos os organismos obtêm o benefício, mas do outro lado no comensalismo dois ou muitos organismos que participam não dependem um do outro para sua sobrevivência, e apenas um organismo obtém o benefício e outro parceiro não faz mal.

Tanto a aorta quanto a artéria pulmonar ão artéria, no entanto, o preceito entre a aorta e a artéria pulmonar é que a aorta é reponável por tranportar angue oxigenad...

Dijuntor e iolador ão o dipoitivo elétrico uado ​​na etaçõe de grade e uina de energia para deligar ou ligar a linha. A eletricidade é muito importante em noa vida e não ...

Compartilhado