Diferença entre monômero e polímero

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre monômero e polímero - Ciência
Diferença entre monômero e polímero - Ciência

Contente

Principal diferença

Quando se ouve falar dos polímeros, o mais comum é que os polímeros sintéticos, como cloreto de polivinila (PVC), poliestireno (PS) e nylon, são usados ​​na fabricação de borracha e outros produtos plásticos. Mas quando se trata de diferenciá-lo entre polímeros e monômeros, é preciso saber o que são esses dois materiais. Como dizem os prefixos nas duas palavras, mono significa um ou único, enquanto estratagema significa muitos. O monômero é a molécula menor que é arbitrada como o bloco de construção que liga quimicamente para formar polímeros. Muitos monômeros se combinam a partir das macromoléculas chamadas polímero. O polímero fabricado pode ser composto de uma única unidade semelhante (monômeros) ou diferentes tipos de unidades únicas podem se combinar para formar geralmente uma cadeia semelhante à estrutura chamada polímero.


Gráfico de comparação

MonômeroPolímero
DefiniçãoÉ uma molécula menor que pode ser ligada a outro tipo idêntico ou outro de monômeros para formar uma macromolécula chamada polímeros.Polímeros são as grandes moléculas ou macromoléculas que são compostas de monômeros repetidos de unidades únicas.
Peso molecularMenosMais
Exemplonucleotídeos, ácidos graxos, monossacarídeos, aminoácidos nucleicos, lipídios, carboidratos, proteínas
Ponto de ebulição e resistência mecânicaMenosMais

O que é o monômero?

É uma molécula menor que pode ser ligada a outro tipo idêntico ou outro de monômeros para formar uma macromolécula chamada polímeros. Eles são a unidade básica mais simples que se combina quimicamente ou supramolecularmente a partir das estruturas complexas chamadas polímeros. Como o prefixo no monômero diz, elas são as unidades únicas que podem não ser vistas de muita importância, mas se combinam para formar polímeros, que desempenham várias funções no corpo. Os biopolímeros ou biomonômeros são os materiais produzidos pelos organismos vivos ou retirados das dietas. Alguns dos exemplos de monômeros formando biopolímeros são nucleotídeos formando ácidos nucleicos, ácidos graxos formando lipídios, monossacarídeos formando carboidratos e proteínas aminas formando. Quando dois tipos de monômeros se combinam para formar polímeros, os monômeros são chamados de dímeros, e quando poucas dezenas de monômeros se combinam a partir de polímeros, esse sistema é chamado de 'oligômero'. As unidades de polímero também podem voltar como monômero após a quebra.


O que é polímero?

Polímeros são as grandes moléculas ou macromoléculas que são compostas de monômeros repetidos de unidades únicas. Eles têm uma ampla gama de propriedades e é por isso que desempenham várias funções em organismos vivos e até são utilizados na produção de materiais úteis, como borracha e outros produtos plásticos. Principalmente polímeros são de dois tipos, polímeros sintéticos e naturais (biopolímeros). Exemplos de polímeros sintéticos são cloreto de polivinil (PVC), poliestireno (PS) e nylon, enquanto exemplos de biopolímeros são ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos e proteínas. Os biopolímeros são os polímeros produzidos pelos organismos vivos para desempenhar várias funções ou são retirados da ingestão de organismos vivos da dieta. Como sabemos que as unidades moleculares únicas menores, os monômeros formam polímeros. O polímero fabricado pode ser composto de uma única unidade semelhante (monômeros) ou diferentes tipos de unidades únicas podem se combinar para formar geralmente uma cadeia semelhante à estrutura chamada polímero. O polímero formado com repetição de tipo semelhante de polímero é chamado de 'homopolímero'. O processo pelo qual os monômeros do polímero são chamados de polimerização.


Monômero x polímero

  • O monômero é a molécula menor que é arbitrada como o bloco de construção que liga quimicamente para formar polímeros.
  • Polímeros são macromoléculas complexas com peso molecular muito alto em comparação com os monômeros.
  • Alguns dos exemplos de monômeros formando biopolímeros são nucleotídeos formando ácidos nucleicos, ácidos graxos formando lipídios, monossacarídeos formando carboidratos e proteínas aminas formando.
  • Os polímeros geralmente têm pontos de ebulição mais altos, forças mecânicas mais altas e formam uma ligação química mais forte que os monômeros.

Neurônio vs. Axon - Qual a diferença?

Laura McKinney

Poderia 2024

A principal diferença entre Neuron e Axon é que o Neurônio é uma célula eletricamente excitável e O axônio é um longo proceo de um neurônio que conduz impu...

Pidgeon vs. Pigeon - Qual a diferença?

Laura McKinney

Poderia 2024

Pidgeon Pidgeon é um obrenome de uma ortografia arcaica de pombo. Pidgeon (ubtantivo)ortografia arcaica de pombo Pombo (ubtantivo)Um do vário páaro da família Columbidae, que c...

Popular Hoje