Diferença entre mofo e fungo

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Diferença entre mofo e fungo - Ciência
Diferença entre mofo e fungo - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre o mofo e o fungo é que o mofo é um crescimento superficial quase sempre lanoso, produzido por matéria orgânica úmida ou em decomposição ou organismos vivos por um fungo, enquanto o fungo é qualquer membro do grupo de organismos eucarióticos que inclui microorganismos como leveduras e cogumelos.


Molde vs. Fungo

O mofo é um fungo que se cultiva na forma de filamentos ou fios multicelulares chamados hifas; por outro lado, o fungo é qualquer membro do grupo de organismos eucarióticos que compreende microrganismos como leveduras e cogumelos. Existem cerca de mais de 100,00 espécies de fungos que são comumente vistas em áreas úmidas, escuras ou cheias de vapor, enquanto o Fungus apresenta várias formas, tamanhos e tipos de mais de 200,00 espécies presentes e comumente encontradas em meio ácido , solo, água doce, água do mar, frutas, legumes e na pele de mamíferos. O mofo é um grande grupo de fungos que podem se espalhar nos alimentos ou em áreas úmidas, úmidas e escuras, enquanto o fungo cresce melhor em meio ácido, no solo, em nosso corpo, em plantas e animais, mesmo em água doce e água do mar. O mofo cresce apenas em condição aeróbica, pelo contrário, o fungo pode crescer aerobicamente e anaerobicamente. Os bolores são microrganismos eucarióticos, que se reproduzem sexualmente (meiose) ou assexuadamente (mitose), por outro lado, os fungos se reproduzem assexuadamente e estacionariamente, mas podem se espalhar através da formação de esporos reprodutivos. O mofo age tanto quanto na fabricação de antibióticos, biodegradação, alimentos de soja, além de causar alergias prejudiciais, problemas respiratórios para o ser humano. O fungo é útil na produção de alimentos, fermentação, o valor médico, da mesma maneira, cria alguma doença pulmonar, enfraquece o sistema imunológico, candidíase em humanos.


Gráfico de comparação

MofoFungo
Um grande grupo de fungos que podem se espalhar nos alimentos ou em áreas úmidasUm grupo de organismos produtores de esporos que se alimentam de matéria orgânica
Tipo de célula
MulticelularCélula única
Tipos
Mais de 100.000 espéciesMais de 200.000 espécies
Forma
Filamentoso e em forma de fioRedondo ou oval
Modo de Reprodução
Assexual e sexualAssexual
Cor
Colorido (roxo, laranja, preto), lanoso e felpudoSuave e colorida (rosa, verde, marrom, branca)
Aeróbico / Anaeróbico
AeróbicoAeróbico e anaeróbico
Usos
Na fabricação de antibióticos, biodegradação e alimentos de sojaProdução de alimentos, fermentação e valor médico
Riscos para a saúde
Causar alergias, problemas respiratóriosDoença pulmonar, enfraqueceu o sistema imunológico, candidíase
Exemplos
Penicillium, Rhizopus, AspergillusCogumelo e fermento

O que é o molde?

O mofo é um crescimento superficial geralmente de lã produzido em matéria orgânica úmida ou em decomposição ou em organismos vivos por um fungo. O mofo é um grande grupo de fungos que podem se espalhar nos alimentos ou em áreas úmidas. Os moldes são descritos como filamentos ou filamentos porque se organizam em um longo filamento de células, semelhante a filamentos ou filamentos, chamado hifas. O mofo aparece como colônias de aparência confusa devido a hifas. Enzimas hidrolíticas de descarga de mofo das pontas dos hifas, que destroem amido, lignina e celulose. Moldes são microrganismos eucarióticos e multicelulares, que se reproduzem sexualmente (meiose) ou assexuadamente (mitose). O molde é caracterizado por esporos aéreos. Existem 3500 tipos de moldes e mais de 100.000 espécies encontradas comumente em áreas úmidas, escuras ou cheias de vapor. O mofo age como decompositores decompondo os resíduos orgânicos da natureza. O mofo também é usado na medicina na fabricação de antibióticos como penicilina, Lovastatina (redução do colesterol), ciclosporina (imunossupressores). O mofo é frequentemente útil na fabricação de alimentos e bebidas como coalho, queijo. Certos bolores são prejudiciais à saúde que podem causar alergias, dores de cabeça, erupções cutâneas, outros problemas respiratórios e prurido, etc.


Exemplos

Penicillium, Rhizopus, Aspergillus, etc.

O que é o fungo?

O fungo é qualquer membro do grupo de organismos eucarióticos que compreende microorganismos como leveduras e cogumelos. O fungo vem em uma variedade de formas e tamanhos, e diferentes tipos variam mais de 200.000 espécies. O fungo varia de células únicas a enormes cadeias de células que podem se estender por quilômetros. O fungo inclui células unicelulares, como leveduras, seres vivos que ocorrem individualmente e agrupamentos multicelulares, cogumelos. As células do fungo parecem redondas ou ovais ao microscópio e crescem principalmente assexuadamente. As células dos fungos são pequenas demais para serem vistas como indivíduos, mas podem ver grandes faixas de um revestimento branco em pó nas frutas e folhas. O fungo cresce melhor em ambientes ligeiramente ácidos. Eles podem crescer com substâncias com umidade muito baixa. O fungo cresce no solo, em nosso corpo, em plantas e animais, mesmo em água doce e água do mar. Uma única colher de chá de solo superficial contém cerca de 120.000 células de fungos. As células do fungo são estacionárias. Mas eles podem se espalhar através da formação de esporos reprodutivos. O fungo cresce com os nutrientes absorvidos pela matéria orgânica viva ou morta. As células do fungo absorvem nutrientes facilmente dissolvidos, como açúcares. O fungo é bastante útil para nós ao tomar antibióticos para combater infecções bacterianas. O fermento também é útil para fazer crescer o pão e fazer cerveja. O fungo decompõe plantas e animais mortos e mantém o mundo organizado. Inimigos fúngicos naturais de pragas de insetos são feitos para se livrar desses insetos. Alguns tipos de fungos podem causar doença pulmonar, enfraquecem o sistema imunológico, candidíase.

Exemplos

Cogumelo e fermento.

Principais diferenças

  1. Os fungos são multicelulares se reproduzem sexualmente ou assexuadamente, enquanto os fungos são organismos unicelulares, que se reproduzem assexuadamente principalmente por fissão binária ou brotação.
  2. Existem cerca de mais de 100,00 espécies de fungos que são comumente vistas em áreas úmidas, escuras ou cheias de vapor, enquanto mais de 200,00 espécies de fungos estão presentes e comumente encontradas em frutas, vegetais e na pele de mamíferos.
  3. O mofo é caracterizado como colorido (roxo, laranja e preto), lanoso e felpudo, mas o fungo é principalmente liso e incolor, com pequenos tons de branco, rosa, marrom.
  4. O mofo cresce melhor em áreas úmidas ou escuras. Por outro lado, o fungo pode crescer melhor em levemente ácido e em qualquer lugar da terra.
  5. O mofo cresce apenas em condição aeróbica, pelo contrário, o fungo pode crescer aerobicamente e anaerobicamente.
  6. Os fungos também causam alergias e outras doenças respiratórias do outro lado do fungo, podendo causar infecção pelo sistema imunológico fraco.
  7. O mofo é muito útil na fabricação de antibióticos, biodegradação, alimentos de soja, enquanto os fungos são úteis na produção de alimentos, fermentação e valor médico.

Conclusão

Como discutido acima, o molde é multicelular com hifas e pode se reproduzir sexualmente ou assexuadamente; por outro lado, na fabricação de antibióticos, na fabricação de queijos, o fungo é uma célula única, cresce em todos os lugares, se reproduz assexuadamente usado em bebidas e fermentação.

A principal diferença entre Frete e Cartagem é que o Frete é um bem ou produto tranportado e Cartage é um tranporte de mercadoria ou materiai por via rodoviária ou ferrovi...

A principal diferença entre Bolonha e Mortadella é que o Bolonha é uma cidade em Emília-Romanha, Itália e Mortadella é uma alicha italiana grande ou corte a frio. Bolon...

Artigos Frescos