Diferença entre memória implícita e memória explícita

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Diferença entre memória implícita e memória explícita - Educação
Diferença entre memória implícita e memória explícita - Educação

Contente

Principal diferença

Uma das principais diferenças entre esses dois tipos de lembranças de longo prazo; a memória implícita e explícita é que a memória implícita é um tipo de memória que é a memória inconsciente de habilidades e como fazer uma coisa enquanto a memória explícita é uma memória de fatos e eventos e declara aquelas memórias que podem ser lembradas conscientemente.


Gráfico de comparação

Base de DistinçãoMemória implícitaMemória explícita
DefiniçãoA memória usada sem reconhecimento para que o conteúdo das memórias não possa ser relatada é chamada memória implícitaMemória explícita é uma memória que nos baseia em experiências pessoais, conhecimento armazenado e memória de fatos
ProcessoInconsciente, automáticoConsciente, esforçado
EstruturasFormas diferentes dependem de diferentes regiões do cérebro, como estriado, neocórtex, cerebelo, etc.O hipocampo e o lobo temporal medial são essenciais para as estruturas cerebrais
Tipos de informaçãoEmocional, condicionamento, corpo, habilidades sensoriais, automáticas, procedimentos automáticosCognitiva, fatos, mente, verbal, semântica, descrição de operações e descrição de procedimentos
Outro nomeMemória processualMemória declarativa
MaturidadeDo nascimentoCerca de 3 anos
Atividade durante evento traumático e flashbackativadoSuprimido
LínguaSem palavrasConstrói narrativa

Memória implícita

Conhecida pelo nome de memória procedural, a memória implícita representa um tipo de memória que não podemos recordar conscientemente, pois é mais memória experimental e funcional. Essa memória é usada e adquirida inconscientemente e pode afetar pensamentos e comportamentos. Ajuda as pessoas a executar tarefas específicas sem ter consciência dessas experiências anteriores. Essa memória também leva à ilusão de que as pessoas têm mais probabilidade de ouvir aquelas afirmações que já ouviram, independentemente de se concentrarem no que é verdade. Como um todo, em nossa vida diária, confiamos mais na memória implícita, porque isso permite que as pessoas se lembrem de andar de bicicleta ou amarrar os sapatos sem pensar conscientemente sobre essas atividades. Uma vez que aprendemos a realizar nossas tarefas do dia-a-dia, retemos isso em nossa memória e, em seguida, agimos de acordo com nossa recuperação consciente delas sempre que elas nos ocorrem. Os exemplos acima de bicicleta e amarrar os sapatos demonstram que a memória implícita é aquela forma de memória da qual não temos consciência.


Memória explícita

A memória explícita é um dos dois principais tipos de memória de longo prazo. Também é conhecido pelo nome de memória declarativa. Esse tipo de memória requer que as pessoas tenham pensamentos conscientes, como recordar quem foi jantar na noite passada ou resolver um trabalho onde os alunos precisam lembrar o que aprenderam até agora. A memória explícita pertence à parte da nossa memória que está em nossa mente quando pensamos em uma situação, seja ela certa ou errada. É frequentemente associado ao cérebro vincula a memória. A memória explícita é frequentemente usada por pessoas ao longo do dia, como recordar um evento ou recordar a hora de um compromisso de anos atrás. Envolve lembrança consciente. Em um cenário simples, a lembrança de uma aula de direção específica é um exemplo de memória explícita, enquanto a habilidade de direção aprimorada como resultado da lição é um exemplo de memória implícita. Os tipos de informação na memória explícita são cognitivos, fatos, mente, verbais, semânticos, descrição de operações e descrição de procedimentos. O hipocampo e o lobo temporal medial são essenciais para as estruturas cerebrais na memória explícita.


Principais diferenças

  1. A memória implícita é uma memória para processamento aprimorado de um estímulo que foi apresentado anteriormente enquanto memória explícita para eventos, fatos e idéias.
  2. A memória explícita envolve a lembrança de informações enquanto implicitamente se refere a mudanças de comportamento.
  3. Na memória explícita, as informações são trazidas de volta do passado, enquanto na memória implícita está a ausência de recuperação de informações sobre os anteriores.
  4. A memória implícita é normalmente avaliada pela conclusão de palavras, associações restritas e tarefas de associação livre. A memória explícita é tipicamente avaliada por um teste de recuperação, reconhecimento e recuperação de dados.
  5. Na memória implícita, os testes são incidentais, pois os sujeitos executam uma orientação ou sobre a tarefa e não são informados sobre um teste de memória subsequente. Na memória explícita, o teste é intencional, pois os sujeitos são instruídos a atender cuidadosamente o material que está sendo apresentado para um teste subsequente de sua memória.
  6. Na memória explícita, solicita-se aos sujeitos que recuperem ou reconheçam informações anteriores enquanto estiverem na memória implícita; os sujeitos não são instruídos a se lembrar, mas solicitados a responder com a primeira palavra que vem à mente.
  7. As tarefas que exigem memória implícita são rastreamento espelhado, leitura invertida, execução de uma tarefa de conclusão de palavras e canto parte de uma música familiar. Tarefas que exigem memória explícita estão sendo lembradas no ano passado, aprendizado associado associado, identificação do chefe de estado, redação de um trabalho, etc.
  8. A memória implícita é uma forma direta de memória, enquanto a memória explícita é uma forma indireta de memória.
  9. O aprendizado pode ser rápido e, possivelmente, um aprendizado em caso de memória explícita, enquanto o aprendizado geralmente é lento e incremental, mas às vezes rápido no caso de memória implícita.
  10. Na memória explícita, o conhecimento está disponível para sistemas de múltiplas respostas, enquanto na memória implícita, o conhecimento é inflexível.
  11. A memória implícita não pode ser recuperada intencionalmente, enquanto a memória explícita pode ser recuperada intencionalmente.
  12. Em comparação com a memória explícita, a memória implícita é empregada muito mais, pois pode ser feita mesmo em estados de não movimento e pode ser exercida por qualquer pessoa que tenha tido experiências anteriores pessoais e que correspondam à definição de gravação no implícito. parte da memória.
  13. Memória implícita é um tipo de memória não verbal, enquanto a memória explícita é um tipo de memória verbal.

Vixen vs. Fox - Qual a diferença?

Monica Porter

Julho 2024

Rapoa A rapoa ão mamífero onívoro, de pequeno a médio porte, pertencente a vário gênero da família Canidae. A rapoa têm um crânio achatado, orelha triang...

Filé x Filé - Qual a diferença?

Monica Porter

Julho 2024

Filet (ubtantivo)forma alternativa de filéFilet (verbo)forma alternativa de filé Filete (ubtantivo)Uma faixa para a cabeça; uma fita ou outra faixa uada para amarrar o cabelo ou manter ...

Últimas Postagens