Lagartixa vs. Lagarto - Qual a diferença?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Lagartixa vs. Lagarto - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Lagartixa vs. Lagarto - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

  • Gecko


    Lagartixas são lagartos pertencentes à infraordem Gekkota, encontrados em climas quentes em todo o mundo. Eles variam de 1,6 a 60 cm (0,64 a 24 polegadas). A maioria das lagartixas não pode piscar, mas costumam lamber os olhos para mantê-los limpos e úmidos. Eles têm uma lente fixa dentro de cada íris que aumenta na escuridão para deixar entrar mais luz. Lagartixas são únicas entre os lagartos em suas vocalizações, que diferem de espécie para espécie. Eles usam sons de chilrear ou clicar em suas interações sociais e, às vezes, quando alarmados. Eles são o grupo de lagartos mais rico em espécies, com cerca de 1.500 espécies diferentes em todo o mundo. O novo gekko latino e o gecko inglês derivam do g fromkoq indonésio-malaio, que imita os sons que algumas espécies produzem.Todas as lagartixas, exceto as da família Eublepharidae, não têm pálpebras; em vez disso, a superfície externa do globo ocular possui uma membrana transparente, a córnea. Espécies sem pálpebras geralmente lambem suas próprias córneas quando precisam limpá-las de poeira e sujeira. As espécies noturnas têm excelente visão noturna; sua visão de cores com pouca luz é 350 vezes mais sensível que a visão de cores humana. As lagartixas noturnas evoluíram a partir de espécies diurnas que haviam perdido as hastes oculares. O olho de lagartixa, portanto, modificou seus cones que aumentavam de tamanho em diferentes tipos, tanto um quanto outro. Três fotopigmentos diferentes foram retidos e são sensíveis aos raios UV, azul e verde. Eles também usam um sistema óptico multifocal que lhes permite gerar uma imagem nítida por pelo menos duas profundidades diferentes. A maioria das espécies de lagartixas pode perder a cauda em defesa, um processo chamado autotomia. Muitas espécies são conhecidas por suas palmilhas especializadas que lhes permitem escalar superfícies lisas e verticais e até cruzar tetos internos com facilidade. As lagartixas são bem conhecidas pelas pessoas que vivem em regiões quentes do mundo, onde várias espécies de lagartixas moram em habitações humanas. Estes (por exemplo, a lagartixa da casa) tornam-se parte do zoológico interno e são frequentemente bem-vindos, pois se alimentam de insetos, incluindo mariposas e mosquitos. Ao contrário da maioria dos lagartos, as lagartixas são geralmente noturnas. A maior espécie, o kawekaweau, é conhecida apenas a partir de um único espécime empalhado encontrado no porão de um museu em Marselha, França. Esta lagartixa tinha 60 cm de comprimento e era provavelmente endêmica da Nova Zelândia, onde vivia em florestas nativas. Provavelmente foi exterminada juntamente com grande parte da fauna nativa dessas ilhas no final do século 19, quando novas espécies invasivas, como ratos e estacas, foram introduzidas no país durante a colonização européia. A menor lagartixa, a Jaragua sphaero, tem apenas 1,6 cm de comprimento e foi descoberta em 2001 em uma pequena ilha ao largo da costa da República Dominicana.


  • Lagarto

    Os lagartos são um grupo generalizado de répteis de squamate, com mais de 6.000 espécies, que variam em todos os continentes, exceto na Antártica, bem como na maioria das cadeias oceânicas das ilhas. O grupo é parafilético, pois exclui as cobras e a Amphisbaenia, que também são escamas. Os lagartos variam em tamanho, desde camaleões e lagartixas com alguns centímetros de comprimento até o dragão Komodo de 3 metros de comprimento. A maioria dos lagartos é quadrúpede, correndo com um forte movimento de um lado para o outro. Outros são sem pernas e têm longos corpos semelhantes a serpentes. Alguns, como os lagartos Draco, que vivem na floresta, são capazes de planar. Eles são frequentemente territoriais, os machos lutando contra outros machos e sinalizando, muitas vezes com cores vivas, para atrair parceiros e intimidar rivais. Os lagartos são principalmente carnívoros, geralmente predadores de sentar e esperar; muitas espécies menores comem insetos, enquanto o Komodo come mamíferos do tamanho de búfalos. Os lagartos fazem uso de uma variedade de adaptações anti-predadores, incluindo veneno, camuflagem, sangramento reflexo e a capacidade de sacrificar e regenerar suas caudas.


  • Gecko (substantivo)

    Quaisquer superfícies de cabeça para baixo.

    "vern | geckotid | geckotian | gekkonid"

    "lagarto"

  • Lagartixa (verbo)

    Mover-se à maneira de uma lagartixa; anexar a uma superfície vertical ou de cabeça para baixo.

  • Lagarto (substantivo)

    Qualquer réptil da ordem Squamata que não seja uma cobra, geralmente com quatro pernas, aberturas externas para as orelhas, pálpebras móveis e um longo corpo e cauda esbeltos.

  • Lagarto (substantivo)

    Pele de lagarto, a pele desses répteis.

  • Lagarto (substantivo)

    Uma pessoa untuosa.

  • Lagarto (substantivo)

    Um covarde.

  • Lagarto (substantivo)

    Uma mão formando um "D" com as pontas dos dedos polegar e indicador (uma forma de mão semelhante a um lagarto), que bate em papel e Spock e perde para pedra e tesoura em pedra-papel-tesoura-lagarto-Spock.

  • Lagarto (substantivo)

    Uma pessoa que passa o tempo ociosamente em um local especificado, especialmente uma mulher promíscua.

    "lagarto de salão; lagarto de lote; lagarto de praia; lagarto de parada de caminhão"

  • Gecko (substantivo)

    Qualquer lagarto da família Geckonidæ. As lagartixas são pequenos, carnívoros, principalmente animais noturnos, com olhos grandes e pupilas elípticas verticais. Seus dedos são geralmente expandidos e mobiliados com discos adesivos, pelos quais eles podem correr sobre paredes e tetos. São numerosos em países quentes e poucas espécies são encontradas na Europa e nos Estados Unidos. Veja Lagartixa-de-parede, Pé-de-vento.

  • Lagarto (substantivo)

    Qualquer uma das numerosas espécies de répteis pertencentes à ordem Lacertilia; às vezes, também se aplicava a répteis de outras ordens, como a Hatteria.

  • Lagarto (substantivo)

    Um pedaço de corda com dedal ou bloco emendado em uma ou em ambas as extremidades.

  • Lagarto (substantivo)

    Um pedaço de madeira com uma extremidade bifurcada, usada para arrastar uma pedra pesada, um tronco ou algo semelhante, de um campo.

  • Gecko (substantivo)

    qualquer um dos vários pequenos lagartos terrestres insetívoros principalmente tropicais e geralmente noturnos, tipicamente com pálpebras imóveis; completamente inofensivo

  • Lagarto (substantivo)

    réptil de corpo relativamente comprido, geralmente com dois pares de pernas e cauda afunilada

  • Lagarto (substantivo)

    um homem que fica ocioso nos salões de hotéis e bares em busca de mulheres que o apoiem

Retringir (verbo)Preionar; para obrigar; para obrigar.Retringir (verbo)Manter dentro de limite próximo; confinar.Retringir (verbo)Reduzir um reultado em repota a recuro limitado. Retriçã...

Propoição O termo propoição tem um amplo uo na filoofia analítica contemporânea. É uado para e referir a algun ou todo o eguinte iten: o principai portadore do val...

Mais Detalhes