Diferença entre franquia e licenciamento

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre franquia e licenciamento - Economia
Diferença entre franquia e licenciamento - Economia

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre franquia e licenciamento é que o franquia geralmente está relacionado ao negócio de serviços, enquanto o licenciamento normalmente está associado à produção e comercialização de mercadorias.


Franchising vs. Licenciamento

O franchising geralmente está relacionado ao negócio de serviços, enquanto o licenciamento normalmente está associado à produção e comercialização de mercadorias. O franchising é administrado por santuários da lei, enquanto o licenciamento é direcionado pela lei do contrato. O registro é necessário no franchising devido à lei de segurança; por outro lado, o registro não é necessário no licenciamento. O franchising é oferecido com direitos territoriais; pelo contrário, o licenciamento não é oferecido com direitos territoriais e um licenciado pode vender produtos e licenças similares na mesma área. O suporte e o treinamento são fornecidos pelo franqueador, enquanto o licenciamento não fornece nenhum suporte ou treinamento. A marca comercial ou o logotipo são usados ​​pelo franqueado e retidos pelo franqueador, enquanto o licenciamento pode ser licenciado. O franqueador implementa seu controle sobre a franquia; Por outro lado, o licenciante não tem controle sobre o licenciado. O franchising precisa de assistência contínua do franqueador; por outro lado, o licenciamento envolve uma transferência única de direitos ou propriedade. A estrutura de taxas do franchising é padrão; pelo contrário, as taxas de licenciamento são negociáveis. O franchising tende a ser uma situação inicial no que diz respeito à franquia, enquanto no licenciamento, as licenças são normalmente obtidas por empresas bem estabelecidas. A duração do contrato de franquia em franquia é normalmente de 5 a 11 anos, enquanto a duração dos termos do contrato é de 16 a 20 anos comuns no licenciamento.


Gráfico de comparação

FranchisingLicenciamento
O franchising baseia-se em um conceito de marketing, adotado por uma associação como uma abordagem para a expansão dos negócios.O licenciamento é uma permissão ou permissão oficial para possuir, e usar algo e também o documento dessa permissão.
Governado por
Direito dos valores mobiliáriosLei de contrato
Cadastro
RequeridosNão requerido
Direitos territoriais
Oferecido ao franqueadoNão oferecido
Suporte e treinamento
ForneceuNão fornecido
Uso da marca registrada / logotipo
Usado por um franqueado, retido pelo franqueadorPode ser licenciado
Ao controle
Exercer controle sobre um franqueadoNão tem controle sobre o licenciado
Duração
5-11 anos16-20 anos
Estrutura de taxas
PadrãoNegociável
Exemplos
Metrô, McDonald's, 7-11, Dunkin Donuts, etcMicrosoft office, mickey mouse, a vida é boa, etc

O que é Franchising?

Franchising significa um acordo entre franqueador e franqueado, no qual o franqueador permite que o franqueado use o nome da marca ou modelo de negócios mediante taxa, para realizar negócios como uma filial independente do franqueador (empresa controladora). O franchising ocupa todo o plano ocupacional, que inclui todos os direitos intelectuais, boa vontade, marcas comerciais, know-how e contatos comerciais. A franquia é toda envolvente. O franchising tende a ser uma situação inicial no que diz respeito ao franqueado. A duração do contrato de franquia em franquia é normalmente de 5 a 11 anos. O franqueado no franchising é definitivamente selecionado pelo franqueador, e sua substituição também é controlada pelo franqueador. O franqueador está vinculado, pois faz parte de um contrato transmitir a seus franqueados todo o formato ocupacional, incluindo lucros e perdas dos programas de pesquisa em andamento. O franqueado sempre participa da organização de negócios mais do que os pertences que recebeu, embora o franqueador retenha o principal ágio.


Possuir uma franquia permite que um indivíduo participe mais de um sistema estabelecido com suporte e treinamento da franquia e se torne autônomo. Há pesquisas e desenvolvimento em andamento, risco reduzido de falhas e um semi-monopólio em um território específico. O franchising permite que os franqueadores desenvolvam seus negócios por menos negócios, em vez de fundarem seus novos locais. Um empresário deve examinar as demonstrações financeiras, seus fluxos de caixa e entradas e compará-las às franquias competitivas nessas áreas semelhantes. Eles devem investigar questões de propriedade intelectual, como propriedade de patentes e pesquisa de disponibilidade de marca.

O que é licenciamento?

Licenciamento significa um contrato no qual uma empresa (licenciante) vende o direito de usar uma propriedade intelectual ou produzir um produto ao licenciado da empresa para royalties. Em outras palavras, o licenciamento está normalmente associado à produção e comercialização de mercadorias. O licenciamento é direcionado por lei de contrato. O registro geralmente não é obrigatório no licenciamento. O licenciamento não é oferecido com direitos territoriais e o licenciado pode vender produtos e licenças similares na mesma área. O licenciamento não fornece nenhum suporte ou treinamento. O licenciante não tem controle sobre os negócios do licenciado, mas pode controlar o uso da propriedade intelectual pelo licenciado. O licenciamento envolve apenas uma transferência única de direitos ou propriedade. A estrutura de taxas do licenciamento é negociável. Um contrato de licença leva apenas um para concluir o processo.

As vantagens do licenciamento são que uma licença permite que o licenciado faça e venda uma idéia, uso, design, nome ou logotipo por uma taxa. Para os licenciadores, eles são muito benéficos porque permitem aumentar o limite de negócios sem investir em novos locais.

Principais diferenças

  1. O franchising geralmente está relacionado ao negócio de serviços, enquanto o licenciamento normalmente está associado à produção e comercialização de mercadorias.
  2. O franchising é administrado por santuários da lei, enquanto o licenciamento é direcionado pela lei do contrato.
  3. O registro é necessário no franchising devido à lei de segurança; por outro lado, o registro não é necessário no licenciamento.
  4. O franchising é oferecido com direitos territoriais; pelo contrário, o licenciamento não é oferecido com direitos territoriais e um licenciado pode vender produtos e licenças similares na mesma área.
  5. O suporte e o treinamento são fornecidos pelo franqueador, enquanto o licenciamento não fornece nenhum suporte ou treinamento.
  6. A marca comercial ou o logotipo são usados ​​pelo franqueado e retidos pelo franqueador, enquanto o licenciamento pode ser licenciado.
  7. O franqueador implementa seu controle sobre a franquia; Por outro lado, o licenciante não tem controle sobre o licenciado.
  8. O franchising precisa de assistência contínua do franqueador; por outro lado, o licenciamento envolve a transferência única de direitos ou propriedade.
  9. A estrutura de taxas do franchising é padrão; pelo contrário, as taxas de licenciamento são negociáveis.
  10. O franchising tende a ser uma situação inicial no que diz respeito à franquia, enquanto no licenciamento, as licenças são normalmente obtidas por empresas bem estabelecidas.
  11. A duração do franchising é normalmente o contrato de franquia por 5 a 11 anos, enquanto a duração dos termos do contrato é de 16 a 20 anos comuns no licenciamento.

Conclusão

A discussão acima conclui que o franchising geralmente está relacionado ao negócio de serviços, enquanto o licenciamento normalmente está associado à produção e comercialização de mercadorias.

Vergonha A vergonha é uma emoção ocial doloroa que pode er vita como reultante "... da comparação da ação do eu com o padrõe do eu ...". ma que pode...

A principal diferença entre Província e Região é que o Província é uma entidade territorial dentro de um paí ou etado e A região é um epaço definido e...

Recomendamos Você