Diferença entre avaliação formal e avaliação informal

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 16 Marchar 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre avaliação formal e avaliação informal - Ciência
Diferença entre avaliação formal e avaliação informal - Ciência

Contente

Diferença Primária

Como aluno, há muitas vezes em que uma pessoa precisa concluir tarefas diferentes que são avaliadas pelo professor e as notas são dadas de acordo com o desempenho. O mesmo acontece com os exames quando uma pessoa responde a perguntas diferentes e, em seguida, a avaliação é feita sobre o trabalho que ele fez e as notas são dadas de acordo com um critério específico. Essa é uma prática normal, pois os níveis mais baixos, como ensino fundamental e médio, mas à medida que os estudos se tornam complexos, o tipo de avaliação tende a mudar também, especialmente no nível universitário, onde existem diferentes tipos de maneiras de avaliar o desempenho de um aluno e depois, o desempenho da pessoa que classificou o aluno. Dois tipos principais de avaliação são conhecidos como Avaliação Formal e Avaliação Informal e ambos são muito diferentes um do outro. A diferença será discutida neste espaço para dar uma idéia mais clara do que são. A principal diferença entre esses dois tipos de avaliação é que a informal é um tipo em que não há requisitos de classificação específica de acordo com as diretrizes do instituto. Por exemplo, existem muitas atividades que os alunos realizam na turma e também aparecem em provas e outros grupos de atividades marcadas pelo professor, mas elas nem sempre são contabilizadas na nota final do aluno e, mesmo se houver, existe uma porcentagem específica que é adicionado com base em várias atividades ao longo do ano acadêmico. Uma avaliação formal, por outro lado, é aquela em que existe um critério adequado estabelecido pelo professor ou pelo instituto para julgar o calibre de um aluno com base em instruções e perguntas específicas fornecidas na avaliação. Nisso, uma pessoa é verificada de acordo com um conjunto mais amplo de regras e com outros alunos em um nível igual. Em resumo, a avaliação informal não existe comparação entre os diferentes alunos e eles são classificados de acordo com seu próprio desempenho, enquanto em uma avaliação formal os alunos são comparados com base nas notas obtidas. Não há padrões em uma avaliação informal, enquanto muitos estão presentes quando se trata de avaliação formal na forma de exames e apresentações em uma escala mais ampla. Existem outras maneiras de mostrar a diferença também, mas uma breve explicação de ambos os tipos será dada nos próximos dois parágrafos, enquanto as diferenças, em poucas palavras, serão apresentadas no final deste artigo para esclarecer como elas diferem.


Gráfico de comparação

Avaliação formalAvaliação informal
AlvoConduzido quando existe um critério adequado estabelecido pelo professor ou pelo instituto para julgar o calibre de um aluno com base em instruções e perguntas específicas fornecidas na avaliação.Tipo em que não há requisitos de classificação específica, de acordo com as diretrizes do instituto.
FunçãoOs alunos são comparados de acordo com um conjunto de regras e critériosNão há regras específicas para julgar um aluno em uma avaliação informal.
ComparaçãoAs pessoas são comparadas em um nível individual.Pode ser julgado individualmente ou em grupo, dependendo do tipo de atividade.
AnsiedadePode haver um fator de ansiedade envolvido.Nenhuma tensão envolvida.

Definição de Avaliação Formal

Esse é o tipo de avaliação que é realizada quando existe um critério adequado estabelecido pelo professor ou pelo instituto para julgar o calibre de um aluno com base em instruções e perguntas específicas fornecidas na avaliação. Nisso, uma pessoa é verificada de acordo com um conjunto mais amplo de regras e com outros alunos em um nível igual. Isso pode ser realizado sob a forma de exames realizados regularmente, de acordo com os regulamentos da universidade ou instituto. O modo de testes, neste caso, é através de perguntas de múltipla escolha ou perguntas curtas, enquanto as pontuações obtidas do aluno são comparadas e um resultado é obtido onde as pessoas são classificadas de acordo com as notas que obtêm. Todas as pessoas são testadas em seu nível e não há atividades em grupo envolvidas para garantir que todos recebam uma avaliação justa. Esta é uma prática padrão em que as pontuações são importantes e, no final, contribuem para obter notas suficientes para entrar na vida prática do trabalho.


Definição de Avaliação Informal

Uma avaliação informal é um tipo em que não há requisitos de classificação específica de acordo com as diretrizes do instituto. Por exemplo, existem muitas atividades que os alunos realizam na turma e também aparecem em provas e outros grupos de atividades marcadas pelo professor, mas elas nem sempre são contabilizadas na nota final do aluno e, mesmo se houver, existe uma porcentagem específica que é adicionado com base em várias atividades ao longo do ano acadêmico. Os professores são responsáveis ​​por conduzir essas atividades, que podem ser relatórios, estudos de caso e até experimentos que ajudam a proporcionar aos alunos uma experiência e um aprendizado valiosos sem o fator de ansiedade, e eles podem ter um desempenho melhor em circunstâncias em que não têm a pressão de conseguir notas. garantir uma posição. Essa prática está ganhando cada vez mais popularidade em todo o mundo.


Diferenças em poucas palavras

  1. Os alunos são comparados de acordo com um conjunto de regras e critérios definidos em uma avaliação formal, enquanto não existem regras específicas para julgar um aluno em uma avaliação informal.
  2. Há um conjunto de regras aplicadas pela universidade ou pelo instituto que se aplicam a todos em uma avaliação formal, enquanto as regras aplicadas em uma avaliação informal são do professor e podem diferir de aluno para aluno.
  3. As pessoas são comparadas em um nível individual em uma avaliação formal, enquanto podem ser julgadas individualmente ou em grupo, dependendo do tipo de atividade.
  4. Não há comparação de pontuação feita em uma avaliação informal, enquanto as pontuações são comparadas de aluno para aluno em uma avaliação formal.
  5. Pode haver um fator de ansiedade envolvido durante uma avaliação formal, enquanto não houver essa tensão envolvida em uma avaliação informal.
  6. A forma da avaliação formal pode ser perguntas curtas ou questões de múltipla escolha, enquanto o modo de avaliação em um processo informal é através de amostras, relatórios ou experimentos.

Conclusão

Em poucas palavras, este artigo detalha a principal diferença entre os dois termos de Avaliação Formal e Avaliação Informal. Existem muitos termos relacionados a estes e, portanto, podem se tornar extremamente importantes. Ajudará as pessoas a desenvolver uma compreensão clara dos tópicos e a obter conhecimento em primeira mão sobre a definição e o escopo.

O Malamute do Alaca é uma da maiore raça de cãe domético, muita veze confundida com Huky iberiano e Huky do Alaca de aparência emelhante, ma toda ão raça totalmente ...

Dipoição Uma dipoição é uma qualidade de caráter, um hábito, uma preparação, um etado de prontidão ou uma tendência a agir de uma maneira epeci...

Recomendado Por Nós