Diferença entre endotoxina e exotoxina

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 11 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 3 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre endotoxina e exotoxina - Ciência
Diferença entre endotoxina e exotoxina - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre endotoxina e exotoxina é que a endotoxina é um complexo proteico de lipopolissacarídeos, que é o componente estrutural da parede celular das bactérias, enquanto a exotoxina é a proteína secretada pelas bactérias específicas.


Endotoxina vs. Exotoxina

Endotoxinas são os lipopolissacarídeos que são parte integrante da membrana celular das bactérias gram-negativas e se tornam toxinas em algumas condições. As exotoxinas são substâncias lábil ao calor, proteínas ou toxóides que são liberados principalmente por bactérias gram-positivas, mas às vezes também por bactérias gram-negativas em seu entorno. As endotoxinas são as toxinas celulares associadas, enquanto as exotoxinas são as toxinas difusíveis extracelulares. O peso molecular das endotoxinas varia de 50 a 1000 KDa e associado ao complexo lipopolissacarídeo, enquanto o peso molecular da exotoxina é de cerca de dez kDa e associado ao complexo proteico. As endotoxinas mostram estabilidade ao calor a cerca de 250 ° C e não desnaturam no aquecimento, enquanto as exotoxinas são instáveis ​​ao calor e são desnaturadas a uma temperatura minuciosa. As reações imunes ficam fracas quando as endotoxinas atacam a célula e apresentam alta atividade enzimática, mas baixa antigenicidade, enquanto as respostas imunes ficam mais fortes no caso das exotoxinas, mas sem atividade enzimática e alta antigenicidade.


Gráfico de comparação

EndotoxinaExotoxina
Endotoxina é a porção lipídica dos lipopolissacarídeos que faz parte da membrana externa da parede celular das bactérias gram-negativas.A exotoxina é a proteína produzida nas bactérias patogênicas mais comumente bactérias gram-positivas, como resultado do crescimento e do metabolismo.
Fonte
Lipopolissacarídeo da bactéria gram-negativaProteínas secretadas por bactérias
Localizações
Localizado dentro da parede celular das bactérias e liberado na liseAmbos os tipos de bactérias (gram-positivas e negativas) secretam toxinas fora das células
Modo de ação
O modo de ação é o TNF e a interleucina-1Um método diferente de ações
Estabilidade ao calor
TermoestávelLábil ao calor
Testes para detecção
Teste do ensaio de lisado de LimulusMétodo ELISA, Precipitação, Neutralização,
Imunogenicidade
Fraca imunogenicidadeDe natureza imunogênica
Vacinação
Nenhuma vacina disponívelAs vacinas estão disponíveis
Doenças
Febre tifóide, doença arterial coronariana, meningite meningocócica, enterocolite necrosante neonatal, colite ulcerativa, doença de Crohn, choque hemorrágico, fibrose cística, sepse, meningococcemia, infecção do trato urinárioFebre escarlate, Difteria, Gangrena gasosa, Botulismo, Síndrome da pele escaldada, diarréia associada a antibióticos, tétano
Causar Febre
simNão
Atividade enzimática
Nenhuma atividade enzimáticaA maioria das atividades é enzimática
Desnaturação
Não pode ser desnaturadoPode ser desnaturado
Antigenicidade
PobreAlto
Especificidade
Não específicoEspecífico para uma cepa específica de bactérias
Toxicidade
Moderadamente tóxicoAltamente tóxico
Filtragem
Filtragem suaveBoa filtração
Peso molecular
50 a 1000 KDa10 kDa
Exemplos
E-Coli, Shigella, Salmonella TyphiS. Aureus, Vibrio Cholera, Bacillus cereus, B Anthrcis, Streptococcus Pyrogenes

O que é endotoxina?

As endotoxinas estão presentes no envelope celular ou na membrana externa das bactérias, portanto denominadas componentes associados às células, responsáveis ​​pelos elementos estruturais das bactérias. Endotoxinas também são conhecidas como lipopolissacarídeos (LPS). Elas estão localizadas na superfície externa das bactérias gram-negativas e, em certas condições, tornam-se tóxicas para o hospedeiro ao qual estão ligadas. Em bacteriologia, o termo lipopolissacarídeos é reservado com a superfície externa dos patógenos gram-negativos como E-Coli, Pseudomonas, Shigella, Influenza H, Vibrio Cholera e Bordetella Pertussis. Esses endotoxinas LPS são liberados das bactérias após a lise celular ou morte. No lipopolissacarídeo, a toxicidade está associada ao conteúdo lipídico, enquanto a imunogenicidade está associada ao conteúdo polissacarídico. Nos animais, as endotoxinas evocam várias respostas inflamatórias e ativam o complemento pela via alternativa. Bactérias em crescimento produz uma pequena quantidade de endotoxina, que desempenha um papel significativo em seu crescimento.


O que é exotoxina?

As exotoxinas geralmente são secretadas por bactérias e agem enzimaticamente ou com ação direta na célula hospedeira. Estes são secretados por bactérias na área circundante. Estas são proteínas ou polipeptídeos e trabalham principalmente no local do tecido, longe do ponto original de crescimento ou invasão bacteriana. Normalmente as exotoxinas são secretadas na fase exponencial do crescimento celular bacteriano. A produção de toxinas é específica para certas espécies de bactérias que produzem doenças como, por exemplo, Clostridium tetani, são chamadas a fornecer toxóide tetânico, enquanto que Cornybacterium diphtheria é conhecida por secretar toxina da difteria. Esses tipos são as cepas virulentas da bactéria que secretam toxinas, enquanto as não-virulentas não. As exotoxinas são conhecidas como substâncias e toxinas mais nocivas, mesmo em nanogramas por quilograma de concentrações. As exotoxinas são mais letais em comparação com a endotoxina.

As exotoxinas podem acionar o hospedeiro de várias maneiras, inibindo a síntese de proteínas (toxina da difteria), ativando as respostas imunes (S aureus), ativando as vias secundárias dos mensageiros (toxina do cólera), pela ação da atividade da metaloprotease (toxina do tétano) e até mesmo danificando as células membrana (hemólise de E. coli).

Principais diferenças

  1. A endotoxina é parte integrante da parede celular das bactérias, enquanto a exotoxina é secretada pelas bactérias.
  2. A endotoxina está presente apenas nas bactérias do tipo gram-negativas, enquanto a exotoxina está presente nas bactérias do tipo gram-positivas e também nas gram-negativas.
  3. A endotoxina é o complexo lipopolissacarídeo enquanto a exotoxina é o polipeptídeo.
  4. A endotoxina é estável ao calor, enquanto a exotoxina é lábil ao calor (60 ° C)
  5. A endotoxina é fracamente imunogênica, enquanto a exotoxina é altamente antigênica.
  6. A endotoxina não possui receptores específicos, enquanto a exotoxina possui receptores específicos para a ligação.

Floreta Uma floreta é uma grande área dominada por árvore. Centena de definiçõe mai precia de floreta ão uada em todo o mundo, incorporando fatore como denidade de ...

Título Um título (ou título) é uma maneira de exprear concentração. O tete de titulação emprega diluição erial para obter informaçõe quant...

Nós Aconselhamos Você A Ver