Diferença entre demanda elástica e demanda inelástica

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Abril 2024
Anonim
Diferença entre demanda elástica e demanda inelástica - Economia
Diferença entre demanda elástica e demanda inelástica - Economia

Contente

Principal diferença

As pessoas geralmente entendem os dois termos; demanda elástica e demanda inelástica se misturam, quando lhes é pedido para diferenciar entre elas. A única razão pela qual as pessoas ficam desconcertadas é a estreita associação desses dois termos. Os alunos de Marketing e Economia estão bem familiarizados com ambos os termos, pois estão relacionados à demanda por commodities devido a variações em diferentes fatores. A demanda elástica refere-se à mudança (negativa) na quantidade demandada pelos clientes ou consumidores devido à mudança no preço dessa mercadoria específica. Por outro lado, a demanda inelástica refere-se à mercadoria, cuja quantidade demandada não muda, mesmo devido ao aumento no preço dessa mercadoria. Será pertinente mencionar aqui que a demanda elástica é para as mercadorias relacionadas ao conforto ou luxo do consumidor, enquanto a demanda inelástica é para as mercadorias que são necessidades da vida e não têm substituto disponível.


Gráfico de comparação

BaseDemanda ElásticaDemanda inelástica
DefiniçãoA demanda elástica refere-se à mudança (negativa) na quantidade demandada pelos clientes ou consumidores devido à mudança no preço dessa mercadoria específica.A demanda inelástica refere-se à demanda por um bem ou serviço que não aumenta ou diminui devido à mudança no preço.
QuantidadeA quantidade demandada pelos consumidores diminui no caso de produtos de demanda elástica quando os preços aumentam.Permanece o mesmo
ProdutosAs mercadorias com demanda elástica estão associadas ao luxo e conforto da vida do consumidor.As mercadorias com demanda inelástica são as necessidades da vida de um indivíduo.

O que é demanda elástica?

A demanda elástica do produto refere-se às mercadorias que testemunham o declínio na quantidade demandada pelo consumidor ou pelo cliente devido à mudança no preço. Pode haver vários motivos para a alteração no preço. Principalmente, pode ser a mudança nos preços das mercadorias básicas usadas para criar esse produto, as questões de produção, impostos ou a mudança na atmosfera econômica desse produto. O preço do produto depende diretamente dos fatores mencionados acima. As mercadorias ou produtos com demanda elástica pertencem principalmente à lista de itens de luxo ou conforto para os clientes. A seguir, um indivíduo pode pular, substituir ou deixar de usar esses produtos. Se esse produto é de alguma importância para o consumidor, ele deve levá-lo em menor quantidade. Em meio a tudo isso, deve-se mencionar que o uso de mercadorias de pessoa para pessoa pode variar, significa que o produto de luxo para uma pode ser uma necessidade para a outra ou vice-versa. Por exemplo, maquiagem é um item de luxo para muitas mulheres, se o preço subir; o consumidor usará esse produto em menor quantidade ou passará para a marca que oferece taxas menores.


O que é demanda inelástica?

A demanda inelástica do produto refere-se às mercadorias que não testemunham efeito na quantidade demandada pelo consumidor ou pelo cliente devido ao aumento ou aumento dos preços. Os produtos de necessidade básica têm uma demanda inelástica, pois não é possível reduzir suas necessidades para esse produto em todos os tipos de espessura e espessura. A mudança no preço dessa mercadoria nunca afeta a demanda entre as pessoas, pois elas não podem comprometer seu uso. Água, leguminosas, sal, carne e vegetais são alguns dos exemplos da demanda inelástica. As pessoas não podem viver ou gerenciar sem esses produtos, mesmo quando os preços são mantidos altos. O governo regula esses produtos e garante que os preços sejam mantidos tão baixos que sejam acessíveis a todas as pessoas que vivem no país. O item viciado, como cigarro e licor, também testemunha a demanda inelástica. Isso pode ser mais elaborado com o exemplo de que o fumante viciado em cigarros continua fumando mesmo quando o governo impõe impostos estritos e os preços subiram ao céu.


Principais diferenças

  1. A demanda elástica refere-se à mudança (negativa) na quantidade demandada pelos clientes ou consumidores devido à mudança no preço dessa mercadoria específica. Por outro lado, a demanda inelástica refere-se à demanda por um bem ou serviço que não aumenta nem diminui devido à mudança no preço.
  2. A quantidade demandada pelos consumidores diminui no caso de produtos de demanda elástica quando os preços aumentam, enquanto não afeta os produtos de demanda inelástica.
  3. As mercadorias com demanda elástica estão associadas ao luxo e conforto da vida do consumidor, enquanto as mercadorias com demanda inelástica são as necessidades da vida de um indivíduo.

Afront (advérbio)em frente; cara a caraAfront (prepoição)em frente de Affront (verbo)Inultar intencionalmente, epecialmente abertamente.Affront (verbo)Encontrar-e deafiadoramente; confr...

O cartão IM é o componente principal de um telefone celular em o qual não é poível uar o recuro padrão, como ligar e ligar para outro telefone celulare. É conhecido ...

Publicações Populares