Diferença entre cordados e não cordados

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 11 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre cordados e não cordados - Ciência
Diferença entre cordados e não cordados - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre cordados e não cordados é que os cordados são os animais com espinha dorsal, enquanto os não cordados são os animais sem espinha dorsal.


Chordates vs. Não-Chordates

Kingdom Animalia é dividido em diferentes filos com base na estrutura e organização celular dos animais. Até agora, são reconhecidos quase 30 filos de animais. Animais como artrópodes, moluscos e anelídeos, etc., estão sujeitos a não-acorde. O principal e o último grupo do reino animal é o filo Chordata, que inclui peças, Aves e mamíferos, etc. Os cordados são os animais que possuem notocordes ou espinha dorsal, enquanto os não-cordados são os animais que não possuem espinha dorsal. Os cordados são os animais bem desenvolvidos com os sistemas corporais bem desenvolvidos, enquanto os não-cordados são os animais menos desenvolvidos.

Gráfico de comparação

ChordatesNão-cordados
Animais com espinha dorsal são chamados cordados.Os animais sem espinha dorsal são chamados não-cordados.
Respiração
Os cordados respiram através de brânquias ou pulmões.Os não-cordados respiram pela superfície do corpo, brânquias ou traquéias.
Temperatura corporal
Cordados talvez ambos de sangue frio ou quente.Os não-cordados são de sangue frio.
Notocórdio
O notocórdio está presente em algum estágio de Chordates ou substituído por uma espinha dorsal feita de vértebras em forma de anel.Notocórdio ou espinha dorsal ausente em não-cordados
Sistema nervoso
Os cordados têm um sistema nervoso dorsal central oco.Os não-cordados têm um sólido sistema nervoso central.
Camadas de germes
Cordados são triploblásticos.As camadas germinativas podem estar ausentes em não-cordados ou podem ser diploblásticas ou triploblásticas.
Hemoglobina
Nos cordados, a hemoglobina está presente nos corpúsculos vermelhos (RBC).A hemoglobina está presente no plasma ou ausente em não-cordados
Coelom
Os cordados são verdadeiramente coelomados.Os não-cordados podem ser acoelomados, pseudocoelomatos ou verdadeiramente coelomatos.
Simetria
Cordados são bilaterais.A simetria de não-cordados pode ser radial, biradial, bilateral ou inexistente.
Metamerismo (séries lineares de segmentos corporais)
Os cordados têm verdadeiro metamerismo.Os não-cordados podem ter verdadeiro ou pseudo-metamerismo ou ausentes.
Cauda pós-anal
A cauda pós-anal geralmente está presente nos cordados.A cauda pós-anal está ausente em não-cordados.
Organização
Eles têm um sistema de órgãos bem desenvolvido.Eles podem ou não ter um sistema de órgãos.
Cérebro
Seu cérebro é dorsal à faringe na cabeça.Em não-cordados, o cérebro está ausente ou acima da faringe (se presente).
Membros
Os membros são derivados de vários segmentos em cordados.Os membros são derivados do mesmo segmento em não-acordados
Posição do intestino
A posição do intestino é ventral ao cordão nervoso em ChordatesA posição intestinal é dorsal ao cordão nervoso em não-cordados
Ânus
Nos acordados, o ânus é diferenciado e abre antes do último segmento.Em não-acordados, o ânus abre no último segmento ou está ausente.
Fendas branquiais da faringe
As fendas branquiais da faringe estão presentes em algum estágio da vida nos cordados.As fendas branquiais da faringe estão ausentes em não-Cordados.
Sistema Vascular Sanguíneo
Os cordados têm um sistema vascular fechado no sangue.O sistema vascular sanguíneo está ausente em não-cordados e, se presente, pode estar aberto ou fechado.
Coração
O coração é colocado ventralmente em ChordatesO coração está ausente em não-cordados e, se presente, pode ser dorsal ou lateral.
Cordão Nervoso
Nos cordados, o cordão nervoso é único, dorsal, sem gânglios.Nos não-cordados, o cordão nervoso é duplo, ventral, geralmente com gânglios.
Poder de Regeneração
O poder de regeneração é geralmente fraco em cordados.O poder de regeneração geralmente é bom em não-acordados.
Esqueleto
Exoesqueleto e endosqueleto estão presentes nos cordados.O único exoesqueleto está presente em não-cordados.
Exemplos
Hemichordata, Cyclostomata, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos são exemplos de cordados.Protozoários, artrópodes, anélídeos, etc. são exemplos de não-cordados.

O que são cordados?

A palavra "Cordado" é derivada da palavra grega "acorde" qual significa cordão ou fio ”e“ata ” significa "porte". Até agora, existem 49.000 espécies, das quais 2500 espécies de anfíbios, 9.000 aves, 4500 mamíferos e cerca de 6.000 répteis. Eles variam em tamanho, de médio a grande, com exceções da gigantesca baleia azul e dos peixes menores. Eles são considerados o grupo de maior sucesso ecológico e hoje em dia. Os cordados são capazes de ocupar todos os tipos de habitat. São encontrados no mar (marinho), de água doce (aquático), no ar (aéreo) e em terra (terrestre) etc., desde os pólos até o equador. Eles têm notocórdio ou coluna vertebral e sistemas corporais bem desenvolvidos.


Subfilos de Cordados

  • Urochordata: Estes são os cordados em que o notocórdio está presente apenas em sua cauda larval.
  • Cephalochordata: Nesses cordados, o notocórdio se estende da região da cabeça à cauda durante toda a vida.
  • Vertebrados: Nos vertebrados, o notocórdio está presente em seu estágio embrionário, que é substituído por uma coluna vertebral óssea no adulto.

O que são não-cordados?

Os não-cordados também pertencem ao reino Animalia. Eles compartilham muitas semelhanças e diferenças com os cordados. Eles são menos desenvolvidos em comparação com os cordados. Eles não possuem sistemas corporais bem desenvolvidos, como o sistema digestivo, o sistema reprodutivo etc. Nos não-cordados, o notocórdio está ausente e a faringe não é perfurada por fendas branquiais. Seu coração também é dorsal em posição. Eles incluem filos como Porifera, Ctenophora, Platyhelminthes, Aschelminthes, Coelenterata (Cnidaria), Annelida, Arthropoda, Mollusca e Echinodermata, etc.


Principais diferenças

  1. Os animais com espinha dorsal são chamados cordados, enquanto os animais sem espinha dorsal são chamados não cordados.
  2. Os cordados respiram através de brânquias ou pulmões, por outro lado, os não-cordados respiram através da superfície do corpo, brânquias ou traquéias.
  3. Talvez os cordados, tanto de sangue frio quanto de quente, não os cordados sejam sempre de sangue frio.
  4. O notocórdio está presente em algum estágio dos cordados ou substituído por uma espinha dorsal feita de vértebras em forma de anel no outro lado, notocórdio ou espinha dorsal ausente em não-cordados.
  5. Os cordados têm um sistema nervoso dorsal central oco, enquanto os não-cordados têm um sistema nervoso central sólido.
  6. Os cordados são triploblásticos, enquanto as camadas germinativas podem estar ausentes nos não-cordados ou podem ser diploblásticos ou triploblásticos.
  7. Nos cordados, a hemoglobina está presente nos glóbulos vermelhos (hemácias), mas a hemoglobina está presente no plasma ou ausente nos não-cordados
  8. Os cordados são verdadeiramente coelomados, isto é, possuem cavidade corporal verdadeira, enquanto os não-Cordados podem ser acoelomatosos (sem cavidade corporal), pseudocoelomato (cavidade falsa do corpo) ou verdadeiramente coelomados.
  9. Os cordados têm simetria bilateral, enquanto os não-cordados podem ser radiais, birradiais, bilaterais ou sem simetria.
  10. Os cordados têm verdadeiro metamerismo, mas os não-cordados podem ter verdadeiro ou pseudo metamerismo ou sem metamerismo.
  11. A cauda pós-anal geralmente está presente em cordados; por outro lado, a cauda pós-anal está ausente em não-cordados.
  12. Os cordados têm um sistema de órgãos bem desenvolvido, enquanto os não-cordados podem ou não ter um sistema de órgãos.
  13. O cérebro dos cordados é dorsal à faringe na cabeça, enquanto no cérebro não-Chordates está ausente ou acima da faringe (se presente).
  14. Os membros são derivados de vários segmentos nos acordados; por outro lado, os membros são derivados do mesmo segmento nos não-acordados.
  15. A posição do intestino é ventral ao cordão nervoso em cordados, enquanto a posição do intestino é dorsal ao cordão nervoso em não-cordados.
  16. Nos acordes, o ânus é diferenciado e abre antes do último segmento, enquanto nos não-acordados, o ânus abre no último segmento ou está ausente.
  17. As fendas branquiais faríngeas estão presentes em algum estágio da vida nos cordados, enquanto as fendas branquiais faríngeas estão ausentes nos não-cordados.
  18. Os cordados têm um sistema vascular fechado no sangue. Enquanto o sistema vascular do sangue estiver ausente em não-cordados e, se presente, poderá estar aberto ou fechado.
  19. O coração é colocado ventralmente em cordados, mas o coração está ausente em não-cordados e, se presente, pode ser dorsal ou lateral.
  20. Nos cordados, o cordão nervoso é único, dorsal e sem gânglios, por outro lado, nos não cordados, o cordão nervoso é duplo, ventral e geralmente possui gânglios.
  21. O poder de regeneração é geralmente fraco em acordados, enquanto o poder de regeneração geralmente é bom em não-acordados.
  22. Exoesqueleto e endosqueleto estão presentes nos cordados, enquanto o único exoesqueleto está presente nos não-cordados.
  23. Hemichordata, Cyclostomata, Répteis, Anfíbios, Aves e Mamíferos são exemplos de cordados, enquanto protozoários, Artrópodes, Annelids, etc. são exemplos de não-cordados.

Conclusão

Da discussão acima, resume-se que tanto os cordados quanto os não-cordados pertencem ao Kingdom Animalia. Os cordados são os animais bem desenvolvidos com sistemas corporais adequados e espinha dorsal ou notocorda presentes, enquanto os não-cordados são menos desenvolvidos quando comparados aos cordados e não possuem notocordos.

A linguagem é tudo o que é neceário para a comunicação humana, embora, com o paar do tempo, tenha e tornado tão avançado que poua declaraçõe como Facetiou ...

Diferença entre violino e violino

Monica Porter

Poderia 2024

Ouvir múica é parte integrante do ere humano, não importa em que área do mundo ele vivem. Ea tendência leva ao uo de vário tipo de intrumento muicai no quai o violino e o...

Popular