Chantagem vs. extorsão - Qual a diferença?

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 15 Marchar 2021
Data De Atualização: 19 Outubro 2024
Anonim
Chantagem vs. extorsão - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Chantagem vs. extorsão - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre chantagem e extorsão é que o Chantagem é crime e A extorsão é uma ofensa criminal.


  • Chantagem

    Chantagem é um ato de coerção que usa a ameaça de revelar ou divulgar informações substancialmente verdadeiras ou falsas, e freqüentemente prejudiciais, sobre uma pessoa, para o público, membros da família ou associados, a menos que determinadas exigências sejam atendidas. Isso pode envolver o uso de ameaças de danos físicos, mentais ou emocionais ou de processo criminal contra a vítima ou alguém próximo à vítima. Normalmente, é realizada para ganho pessoal, mais comumente de cargo, dinheiro ou propriedade. A chantagem também pode ser considerada uma forma de extorsão. Embora os dois sejam geralmente sinônimos, extorsão é a apropriação de bens pessoais por ameaça de danos futuros. Chantagem é o uso de ameaças para impedir que outra pessoa se envolva em uma ocupação legal e escreva cartas difamatórias ou provocadoras de uma violação da paz, bem como o uso de intimidação para fins de cobrança de dívidas não pagas. Em muitas jurisdições, a chantagem é uma ofensa legal, muitas vezes criminal, com sanções punitivas para os autores condenados. Chantagem é o nome de uma ofensa legal nos Estados Unidos, Inglaterra e País de Gales e Austrália, e tem sido usada como uma maneira conveniente de se referir a outras ofensas, mas não era um termo usado na lei inglesa até 1968. pagamentos feitos por colonos nos condados da Inglaterra que fazem fronteira com a Escócia em troca de proteção contra ladrões e saqueadores escoceses. A parte "correio" da chantagem deriva do inglês masculino do meio que significa "aluguel ou tributo". Este tributo (masculino ou reditus) foi pago em bens ou mão de obra ("nigri"); daí reditus nigri, ou "chantagem". Como alternativa, pode derivar de duas palavras gaélicas escocesas blathaich - proteger; e tributo ou pagamento.


  • Extorsão

    A extorsão (também chamada de abandono, extinção e exação) é uma ofensa criminal de obtenção de dinheiro, propriedade ou serviços de um indivíduo ou instituição por meio de coerção. Às vezes, é eufemisticamente chamada de "raquete de proteção", uma vez que os invasores frequentemente expressam suas demandas como pagamento por "proteção" contra ameaças (reais ou hipotéticas) de outras partes não especificadas; embora muitas vezes, e quase sempre, essa "proteção" seja simplesmente a abstinência de danos da mesma parte, e isso está implícito na oferta de "proteção". A extorsão é comumente praticada por grupos do crime organizado. A obtenção real de dinheiro ou propriedade não é necessária para cometer a ofensa, e fazer uma ameaça de violência que se refere à exigência de pagamento de dinheiro ou propriedade para interromper a violência futura é suficiente para cometer a ofensa. A exação se refere não apenas à extorsão ou à exigência e obtenção de algo através da força, mas, adicionalmente, em sua definição formal, significa infligir algo como dor e sofrimento ou fazer alguém suportar algo desagradável. O termo extorsão é frequentemente usado metaforicamente para se referir usura ou determinação de preços, embora nenhum deles seja considerado legalmente extorsão. Também é frequentemente usado de maneira vaga para se referir a situações cotidianas em que uma pessoa se sente em dívida contra sua vontade, para outra, a fim de receber um serviço essencial ou evitar conseqüências legais. Nem a extorsão nem a chantagem exigem uma ameaça de um ato criminoso, como a violência, apenas uma ameaça usada para obter ações, dinheiro ou propriedade do objeto da extorsão. Tais ameaças incluem a apresentação de denúncias (verdadeiras ou não) de comportamento criminoso à polícia, revelação de fatos prejudiciais (como fotos do objeto da extorsão em uma posição comprometida), etc.Em lei, a palavra extorsão pode se referir a corrupção política, como vender um escritório ou vender tráfico de influência, mas no vocabulário geral a palavra geralmente traz à mente chantagens ou raquetes de proteção. A conexão lógica entre o senso de corrupção da palavra e os outros sentidos é que exigir subornos na capacidade oficial é chantagem ou extorsão em essência (ou seja, "você precisa acessar esse recurso, o governo restringe o acesso a ele através do meu escritório) , e cobrarei de forma injusta e ilegal esse acesso ").


  • Chantagem (substantivo)

    A extorsão de dinheiro por ameaças de acusação pública, exposição ou censura.

  • Chantagem (substantivo)

    Uma forma de dinheiro de proteção (ou milho, gado, etc.) pago anteriormente, no norte da Inglaterra e sul da Escócia, aos aliados dos ladrões, a fim de ser poupado da pilhagem.

  • Chantagem (substantivo)

    Renda preta, ou renda paga em milho, carne ou a moeda mais baixa, em oposição à renda branca, que era paga em prata.

  • Chantagem (substantivo)

    Material comprometedor que pode ser usado para extorquir alguém, sujeira.

  • Chantagem (verbo)

    Extorquir dinheiro ou favores de (uma pessoa) por temores emocionantes de lesões que não sejam danos corporais, como danos à reputação, angústia de espírito, acusações falsas etc.

    "Ele chantageou uma empresária ameaçando expor uma suposta fraude".

  • Extorsão (substantivo)

    A prática de extorquir dinheiro ou outras propriedades pelo uso de força ou ameaças.

  • Chantagem (substantivo)

    a ação, tratada como uma ofensa criminal, de exigir dinheiro de alguém em troca de não revelar informações comprometedoras que se tem sobre eles

    "ela contou as ameaças de chantagem"

    "foram absolvidos de acusações de chantagem"

  • Chantagem (substantivo)

    dinheiro exigido por uma pessoa ou grupo envolvido em chantagem

    "nós não pagamos chantagem"

  • Chantagem (substantivo)

    o uso de ameaças ou a manipulação dos sentimentos de alguém para forçá-los a fazer algo

    "algumas pessoas usam chantagem emocional"

  • Chantagem (verbo)

    exigir dinheiro de (alguém) em troca de não revelar informações comprometedoras sobre eles

    "eles usam esse fato para chantageá-lo, tentando forçá-lo a votar em seu candidato"

  • Chantagem (verbo)

    forçar (alguém) a fazer algo usando ameaças ou manipulando seus sentimentos

    "ele a chantageava para velejar com ele"

  • Extorsão (substantivo)

    a prática de obter algo, especialmente dinheiro, através de força ou ameaças

    "ele usou suborno e extorsão para construir uma enorme mansão repleta de arte"

    "raquetes de extorsão"

  • Chantagem (substantivo)

    Uma certa taxa de dinheiro, milho, gado ou outra coisa, paga antigamente, no norte da Inglaterra e no sul da Escócia, a certos homens que eram aliados a ladrões, ou tropas de musgo, para protegê-los da pilhagem.

  • Chantagem (substantivo)

    Pagamento em dinheiro exigido por meio de intimidação; extorsão de dinheiro de uma pessoa por ameaças de acusação pública, exposição ou censura.

  • Chantagem (substantivo)

    Renda preta, ou renda paga em milho, carne ou a moeda mais baixa, em oposição à "renda branca", paga em prata.

  • Chantagem

    Extorquir dinheiro através de receios emocionantes de lesões que não sejam danos corporais, como danos à reputação, angústia da mente, etc .; como chantagear um comerciante, ameaçando expor uma suposta fraude.

  • Extorsão (substantivo)

    O ato de extorquir; o ato ou prática de extrair qualquer coisa de uma pessoa pela força, por ameaças ou por qualquer exercício indevido de poder; extração indevida; sobrecarga.

  • Extorsão (substantivo)

    A ofensa cometida por um oficial que reivindique e receba de forma corrupta, como taxa, dinheiro ou outra coisa de valor, que não é devido, ou mais do que é devido, ou antes de ser vencido.

  • Extorsão (substantivo)

    Aquilo que é extorquido ou exigido pela força.

  • Chantagem (substantivo)

    extorsão de dinheiro por ameaças de divulgar informações desacreditadoras

  • Chantagem (verbo)

    exercer pressão sobre alguém através de ameaças

  • Chantagem (verbo)

    obter através de ameaças

  • Extorsão (substantivo)

    uma carga exorbitante

  • Extorsão (substantivo)

    exação injusta (como pelo uso indevido da autoridade);

    "extorsão por parte de funcionários desonestos de honorários pelo cumprimento de seu dever juramentado"

  • Extorsão (substantivo)

    o ato criminoso de extorquir dinheiro (como por ameaças de violência)

Diet Coke e Coke Zero ão o produto da era moderna. A grande marca havia introduzido ea dua variedade como alternativa para quem precia ficar longe do açúcar. No entanto, à veze o u...

O Chromium e o Firefox ão o navegadore da Internet de código aberto. Ambo ão populare e têm concorrência, poi ambo pouem recuro abrangente. Ambo ão eficiente em eu pr...

Recomendado Para Você