Intolerância x Racismo - Qual a diferença?

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 8 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Intolerância x Racismo - Qual a diferença? - Diferentes Questões
Intolerância x Racismo - Qual a diferença? - Diferentes Questões

Contente

A principal diferença entre fanatismo e racismo é que o Intolerância é um preconceito ou formação de opinião antes de tomar conhecimento dos fatos relevantes de um caso e O racismo é uma forma de discriminação racial, étnica ou religiosa.


  • Intolerância

    Preconceito é um sentimento afetivo em relação a uma pessoa ou membro do grupo, baseado unicamente em sua participação no grupo. A palavra é frequentemente usada para se referir a sentimentos preconcebidos, geralmente desfavoráveis, em relação a pessoas ou pessoas por causa de sexo, gênero, crenças, valores, classe social, idade, deficiência, religião, sexualidade, raça / etnia, idioma, nacionalidade, beleza , ocupação, educação, criminalidade, afiliação a equipes esportivas ou outras características pessoais. Nesse caso, refere-se a uma avaliação positiva ou negativa de outra pessoa com base em sua percepção de participação no grupo. O preconceito também pode se referir a crenças infundadas e pode incluir "qualquer atitude irracional que seja extraordinariamente resistente à influência racional". Gordon Allport definiu o preconceito como um "sentimento favorável ou desfavorável em relação a uma pessoa ou coisa, anterior ou não à experiência real". Para a perspectiva da psicologia evolutiva, veja Preconceito de uma perspectiva evolutiva. Auestad (2015) define preconceito como caracterizado por transferência simbólica, transferência de um conteúdo carregado de valor para uma categoria socialmente formada e depois para indivíduos que pertencem a essa categoria, resistência à mudança e generalização excessiva.


  • Racismo

    Racismo é a crença na superioridade de uma raça sobre a outra, que muitas vezes resulta em discriminação e preconceito em relação às pessoas com base em sua raça ou etnia. Hoje, o uso do termo "racismo" não se enquadra facilmente em uma única definição.A ideologia subjacente às práticas racistas geralmente inclui a ideia de que os seres humanos podem ser subdivididos em grupos distintos, diferentes devido ao seu comportamento social e suas capacidades inatas, bem como a ideia de que eles podem ser classificados como inferiores ou superiores. O Holocausto que levou ao genocídio de muitos milhões de pessoas com base em uma ideologia de hierarquia racial é um exemplo histórico bem conhecido de racismo institucionalizado, assim como o regime de apartheid na África do Sul, bem como a escravidão e segregação nos Estados Unidos. . O racismo também era um aspecto da organização social de muitos estados e impérios coloniais. Embora os conceitos de raça e etnia sejam considerados separados nas ciências sociais contemporâneas, os dois termos têm uma longa história de equivalência tanto no uso popular quanto na literatura mais antiga das ciências sociais. "Etnia" é freqüentemente usado em um sentido próximo ao tradicionalmente atribuído à "raça": a divisão de grupos humanos com base em qualidades consideradas essenciais ou inatas ao grupo (por exemplo, ancestralidade compartilhada ou comportamento compartilhado). Portanto, racismo e discriminação racial são freqüentemente usados ​​para descrever a discriminação em bases étnicas ou culturais, independentemente de essas diferenças serem descritas como raciais. De acordo com uma convenção das Nações Unidas sobre discriminação racial, não há distinção entre os termos discriminação "racial" e "étnica". A convenção da ONU conclui ainda que a superioridade baseada na diferenciação racial é cientificamente falsa, moralmente condenável, socialmente injusta e perigosa, e não há justificativa para discriminação racial, em qualquer lugar, na teoria ou na prática. A ideologia racista pode se manifestar em muitos aspectos da vida social. O racismo pode estar presente em ações sociais, práticas ou sistemas políticos (por exemplo, apartheid) que apóiam a expressão de preconceito ou aversão a práticas discriminatórias. As ações sociais associadas podem incluir nativismo, xenofobia, alteridade, segregação, classificação hierárquica, supremacismo e fenômenos sociais relacionados.


  • Intolerância (substantivo)

    Qualidades características de um fanático: preconceito (opinião religiosa ou racial) intolerante, opinião ou fanatismo; intolerância fanática.

  • Intolerância (substantivo)

    preconceito obstinado ou opinião

  • Racismo (substantivo)

    Crença nas habilidades, e geralmente algumas são superiores e outras inferiores.

  • Racismo (substantivo)

    A política, prática ou (por exemplo, governo ou programa político) de promover essa crença e promover o domínio de uma raça sobre outras.

    "Malcolm X e Martin Luther King se manifestaram contra o racismo".

  • Racismo (substantivo)

    Preconceito ou discriminação baseada em raça ou etnia; uma ação de tal discriminação.

  • Intolerância (substantivo)

    O estado de espírito de um fanático; apego obstinado e irracional de suas próprias crenças e opiniões, com intolerância tacanha de crenças opostas a eles.

  • Intolerância (substantivo)

    A prática ou princípios de um fanático.

  • Intolerância (substantivo)

    a intolerância e preconceito de um fanático

  • Racismo (substantivo)

    o preconceito de que membros de uma raça são intrinsecamente superiores aos membros de outras raças

  • Racismo (substantivo)

    comportamento discriminatório ou abusivo em relação a membros de outra raça

A principal diferença entre onata e Cantata é que o onata é uma compoição para um ou mai intrumento olo e Cantata é uma compoição vocal com acompanhamento intru...

Surdo vs. Mudo - Qual a diferença?

John Stephens

Poderia 2024

urdo A perda auditiva, também conhecida como deficiência auditiva, é uma incapacidade parcial ou total de ouvir. Uma peoa urda tem pouca ou nenhuma audição. Pode ocorrer per...

Posts Interessantes