Diferença entre ateu e agnóstico

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 19 Marchar 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
Diferença entre ateu e agnóstico - Estilo De Vida
Diferença entre ateu e agnóstico - Estilo De Vida

Contente

Diferença Primária

As pessoas geralmente pensam que tanto os ateus quanto os agnósticos são o mesmo grupo de pessoas com crenças semelhantes, de que não acreditam em Deus ou na existência de Deus e em outros assuntos religiosos. Mas, na verdade, ambos são um grupo separado de pessoas com crenças muito diferentes. Os ateus acreditam e afirmam que não há Deus e também dão várias razões e provas que apóiam sua teoria da inexistência de Deus. Os agnósticos, por outro lado, acreditam que os seres humanos não possuem inteligência ou conhecimento suficiente sobre o invisível, o que significa que eles não podem pensar além do mundo físico ou do reino físico que podem realmente ver e, portanto, não podem saber se Deus, anjos ou Satanás existem. ou não. O ateísmo é uma crença de que Deus não existe e eles também apóiam sua crença, e nenhuma quantidade de conhecimento pode convencer os ateus e impedi-los de crer, enquanto o agnosticismo é uma teoria do conhecimento, eles acreditam que não têm esse conhecimento para saber fora de suas crenças. reino físico, eles não negam que Deus não existe, nem concordam que Deus existe; eles apenas afirmam que não podem saber o que é a verdade e o que é falso. Um agnóstico também pode ser ateu, mas um ateu não pode ser um agnóstico porque não importa o que um ateu não acredite na existência de Deus, enquanto um agnóstico afirma firmemente que não tem conhecimento, mas nem mesmo nega a existência de um Deus. O ateísmo e o agnosticismo são duas filosofias fundamentalmente diferentes, o ateísmo deu um passo ousado em relação aos mistérios do invisível que Deus não existe, o que implica que a percepção humana pode ser ilimitada e que os seres humanos podem fazer tais afirmações sobre o invisível, independentemente das provas. Afirmar que não há sentido em tentar provar ou refutar a existência de Deus é reconhecer os limites da percepção humana.


Gráfico de comparação

AteuAgnóstico
DefiniçãoUm ateu é uma pessoa que não acredita na existência de Deus e acredita firmemente que Deus não existe.Uma pessoa agnóstica não sabe se Deus existe ou não
NaturezaUm ateu nunca mudaria sua crença e até daria o benefício da dúvidaUm agnóstico não nega que Deus não existe, ele também nem concorda que existe um Deus
PosiçãoExtremoNeutro
AberturaIrá se desviar de sua crença mesmo após provas de outros.Dará o benefício da dúvida e ouvirá as respostas e crenças de outras pessoas.

Definição de Ateu

Um ateu é uma pessoa que não acredita na existência de Deus e acredita firmemente que Deus não existe. Amplamente explicado em termos diferentes, o ateísmo é a falta de crença em um deus ou a ausência de crença em um deus ou simplesmente uma descrença em Deus. Um ateu nunca mudaria sua crença e até daria o benefício da dúvida, não importando quantas razões, justificativas ou fatos que lhes são dados, sua crença não mudará. De todos os ateus que vivem juntos, você pode ter uma grande variedade de razões para a negação, bem como muitos níveis diferentes de certeza. Alguns negam com razão que Deus existe e também dão uma variedade de provas da inexistência de Deus, enquanto outros simplesmente dizem que não acreditam que existe um Deus, embora não tenham provas para apoiar sua teoria de que Deus não existe. . O denominador comum é que eles não acreditam em Deus. Embora os ateus sejam comumente considerados irreligiosos, algumas religiões, como o budismo, foram caracterizadas como ateístas por causa de sua falta de crença em um Deus.


Definição de Agnóstico

Uma pessoa agnóstica não sabe se Deus existe ou não; um agnóstico simplesmente dirá que as pessoas não podem conhecer o mundo exterior que está fora de seu conhecimento e percepção físicos. O agnosticismo é uma teoria do conhecimento, que as pessoas não podem ter conhecimento de que Deus existe ou não, elas simplesmente não podem conhecer o invisível. Um agnóstico não nega que Deus não existe, ele também nem concorda que existe um Deus, ele apenas permanece neutro e apenas diz que não pode saber. Um agnóstico é uma pessoa duvidosa e sem compromisso, o que significa que ele tem o benefício da dúvida, o que também significa que em algum momento ele acredita que Deus está lá porque não está negando. Os agnósticos afirmam que não podem ter conhecimento absoluto ou mesmo certo da existência de Deus.


Diferenças em poucas palavras

  1. Um ateu é uma crença, enquanto um agnóstico é a teoria do conhecimento.
  2. Um ateu não acredita na existência de Deus, enquanto um agnóstico diz que ele não pode ter conhecimento suficiente para saber sobre a existência ou inexistência de Deus.
  3. Um ateu afirma que não há Deus enquanto um agnóstico é neutro.
  4. Um ateu nega a existência de Deus, enquanto um agnóstico nem afirma nem nega a existência de Deus.
  5. Um agnóstico pode ser ateu, mas um ateu não pode ser agnóstico.
  6. Um ateu se desviará de sua crença mesmo após provas de outras pessoas, enquanto um agnóstico dará o benefício da dúvida e ouvirá as respostas e crenças de outras pessoas.

Conclusão

Todos sabemos sobre ateu, mas existem outras palavras semelhantes que têm um significado diferente; elas podem ser semelhantes na maneira como soam, mas a raiz real pode ser variável. Este artigo, portanto, forneceu os detalhes sobre os dois termos e as diferenças para facilitar o entendimento do uso correto pelas pessoas.

Efeito vs. Afeto - Qual a diferença?

Laura McKinney

Julho 2024

Efeito (ubtantivo)A nota de uo abaixo."O efeito do furacão foi uma paiagem devatada".Efeito (ubtantivo)Impreão deixada na mente; enação produzida.Efeito (ubtantivo)Execu&...

Factível (adjetivo)Poível fazer; factível.Factível (adjetivo)Digno de conquita exual."Olhe para aquela garota - ela é tão factível!"Doable (ubtantivo)Algo ...

Artigos Frescos