Diferença entre antibacteriano e antibiótico

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 16 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre antibacteriano e antibiótico - Ciência
Diferença entre antibacteriano e antibiótico - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre antibacteriano e antibiótico é que antibacteriano é o agente físico ou químico usado contra bactérias, enquanto um antibiótico é o agente físico ou químico usado contra microorganismos.


Antibacteriano vs. Antibiótico

"Anti" significa contra. Antibacteriano significa produtos químicos ou drogas usados ​​contra bactérias, enquanto "bio" significa "vida", então antibióticos significam produtos químicos ou drogas usados ​​contra microorganismos. Isso significa que antibióticos são um termo amplo que também abrange antibacterianos. Assim, podemos dizer que todos os antibióticos também podem ser usados ​​como antibacterianos, enquanto todos os antibacterianos não são antibióticos. Podemos obter antibacterianos e antibióticos naturalmente ou sintetizados artificialmente ou pelo modo semi-sintético. Todos esses medicamentos variam em seu modo de ação ou em seu objetivo. O primeiro antibiótico foi a penicilina descoberta por Alexander Flemming. Agora, muitos outros medicamentos foram descobertos como Amoxicilina, Cloxacilina, Aminoglicosídeos e Cefalosporina, etc.


Gráfico de comparação

AntibacterianoAntibiótico
Um antibacteriano é uma droga ou substância química usada especificamente para matar células bacterianas.Um antibiótico pode ser definido como qualquer droga ou substância química usada para matar bactérias, fungos e parasitas, etc.
Qualidade
Antibacteriano é um subconjunto.O antibiótico é um superconjunto.
Organismo Alvo
Bactérias alvo antibacterianas.Os antibióticos têm como alvo bactérias, fungos e parasitas.
Células alvo
Os antibióticos têm como alvo células procarióticas.Os antibióticos têm como alvo células procarióticas e eucarióticas.
Sites de células segmentados
Os antibióticos têm como alvo a parede celular peptidoglicana, o DNA bacteriano e seu metabolismo.Os antibióticos têm como alvo as paredes celulares dos peptidoglicanos bacterianos e fúngicos da quitina e glucana e o DNA dos parasitas.
Encontrado em
Os antibacterianos são encontrados em substâncias usadas como sabões, pomadas e desinfetantes, etc.Antibióticos são usados ​​como medicamentos que são tomados como comprimidos, cápsulas ou por via intravenosa.
Efeitos colaterais
Os antibacterianos são menos prejudiciais para as pessoas, porque eles visam apenas células procarióticas.Os antibióticos são mais prejudiciais porque têm como alvo células procarióticas e eucarióticas.
Tipos
Os antibacterianos são divididos em bacteriocidas e bacteriostáticos.Os antibióticos são divididos em antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários.

O que é antibacteriano?

Antibacterianos são os compostos ou agentes usados ​​para matar ou inibir o crescimento de bactérias que são prejudiciais ao organismo. Portanto, essas são as substâncias que são eficazes apenas contra organismos procarióticos que possuem as características típicas de uma célula bacteriana. Eles produziram naturalmente e também podem ser obtidos artificialmente sintetizando em laboratório. Os antibacterianos têm como alvo características específicas de bactérias, por exemplo, a parede celular peptidoglicana, DNA bacteriano ou metabolismo que é exclusivo das bactérias. Como os antibacterianos visam apenas as células procarióticas, são menos prejudiciais para as pessoas. Os antibacterianos são encontrados em substâncias, por exemplo, sabonetes, pomadas e desinfetantes, etc. O uso excessivo desses produtos químicos, como lavagem excessiva com desinfetantes para as mãos, pode causar alergias mais tarde na vida.


Tipos

  • Bactericida: Bactericidas são os antibacterianos que matam ou destroem completamente as células bacterianas.
  • Bacteriostático: Bacteriostáticos são antibacterianos que inibem a reprodução e o crescimento de bactérias.

O que é antibiótico?

Antibiótico é qualquer droga ou substância química usada para matar bactérias, fungos e parasitas, etc. Portanto, significa que pode ser usado contra organismos procariontes e eucariotos. Eles também podem ser obtidos tanto naturalmente como artificialmente. A maioria dos antibióticos foi descoberta observando os organismos naturais que lutam contra as bactérias. Os antibióticos podem atingir tanto as peptidoglicanas bacterianas quanto as paredes celulares fúngicas da quitina e glucana e o DNA dos parasitas. Os antibióticos são mais prejudiciais porque têm como alvo células procarióticas e eucarióticas. Eles também podem matar bactérias úteis e também podem afetar as células do corpo. Antibióticos são usados ​​como medicamentos que são tomados como comprimidos, cápsulas ou por via intravenosa.

Tipos

  • Antibacterianos: Eles matam bactérias.
  • Antifúngicos: Eles matam fungos.
  • Antiparasitários: Eles matam parasitas.

Principais diferenças

  1. Um antibacteriano é uma droga ou substância química usada especificamente para matar células bacterianas, enquanto um antibiótico pode ser definido como qualquer droga ou substância química usada para matar bactérias, fungos e parasitas, etc.
  2. Antibacteriano é um subconjunto; por outro lado; antibiótico é um superconjunto.
  3. Antibacterianos atacam bactérias inversamente, antibióticos, bactérias alvo, fungos e parasitas.
  4. Os antibióticos têm como alvo células procarióticas do outro lado; os antibióticos têm como alvo células procarióticas e eucarióticas.
  5. Os antibióticos têm como alvo a parede celular de peptidoglicano, o DNA bacteriano e seu metabolismo, enquanto os antibióticos têm como alvo as paredes celulares de peptidoglicano bacteriano e fúngico, quitina e glucana e DNA de parasitas.
  6. Os antibacterianos são encontrados em substâncias usadas como sabões, pomadas e desinfetantes, etc., por outro lado; antibióticos são usados ​​como medicamentos que são tomados como comprimidos, cápsulas ou por via intravenosa.
  7. Os antibacterianos são menos prejudiciais para as pessoas porque eles visam apenas células procarióticas, enquanto que os antibióticos são mais prejudiciais porque eles visam células procarióticas e eucarióticas.
  8. Os antibacterianos são divididos em bactericida e bacteriostático, enquanto os antibióticos são divididos em antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários.

Conclusão

A partir da discussão acima, resume-se que tanto antibacterianos quanto antibióticos são produtos químicos ou drogas. Antibacteriano mata bactérias nocivas especificamente que afetam nosso corpo, enquanto antibiótico é um termo amplo que inclui todos os antibacterianos, antifúngicos e antiparasitários, etc.

Obligee Um contrato é um acordo voluntário entre dua ou mai parte que é aplicável por lei como um acordo legal vinculativo. Contrato é um ramo da lei de obrigaçõe ...

Neceidade Uma neceidade é algo que é neceário para um organimo viver uma vida audável. A neceidade ão diferenciada da neceidade, poi, no cao de uma neceidade, uma defici...

Soviete