Diferença entre algas e musgo

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 10 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre algas e musgo - Ciência
Diferença entre algas e musgo - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre as algas e o musgo é que uma alga é principalmente uma planta de célula única, coletada e cresce em forma de cluster, enquanto o musgo é uma planta minúscula encontrada em terra e conhecida como briófita.


Algas vs. Musgo

As algas são principalmente plantas vivas na água, enquanto os musgos são principalmente plantas terrestres. O estudo das algas é chamado algologia, por outro lado, o estudo do musgo é chamado briologia. As algas são mais massivas, por outro lado, os musgos são plantas minúsculas. As algas são conhecidas como plantas de tálus, enquanto os musgos são conhecidos como briófitas. As algas não têm fios como estrutura ou folhas, enquanto o musgo é fibroso, entrelaçado e emplumado. As algas são encontradas em locais úmidos, enquanto os musgos são encontrados em áreas secas. Existem mais de 30.000 espécies de algas, por outro lado, 12.000 espécies de musgos são encontradas. As algas são unicelulares e multicelulares, enquanto os musgos são sempre multicelulares. Em tamanho, as algas variam de micrômetros a vários metros, enquanto os musgos têm de 1 a 10 a 20 a 20 cm. As algas encontradas na posição flutuante e na posição fixada, enquanto os musgos são encontrados apenas na forma fixada em diferentes substratos.


Gráfico de comparação

AlgasMusgo
As algas são um grupo polifilético de célula única de plantas com tálus inferiorUm grupo diversificado de pequenas plantas que não possuem tecidos especializados para conduzir a água
Ciência
Brach de ciências que estuda as algas é conhecido como algologiaO ramo da ciência que estuda os musgos é chamado bryology
Número de espécies
Mais de 30.000 espécies de algas são encontradasMais de 12.000 espécies de musgos são encontradas
Estrutura
As algas são organismos multicelulares, unicelulares e coloniaisOs musgos são organismos multicelulares
Tamanho
Eles são de vários micrômetros a vários metros de tamanhoOs musgos têm sempre menos de 1 cm a 10-20 cm de tamanho
Habitat
São principalmente plantas aquáticas, mas algumas também vivem em locais úmidosSão principalmente plantas terrestres, mas algumas delas se adaptaram para viver em um ambiente marinho
Modo de vida
Flutuante e anexadoEles estão sempre ligados
Divisão
As algas são divididas em diatomáceas, algas vermelhas, verdes e marronsEles são divididos em hornworts, briófitas, hepáticas e musgos de turfa
Usos
As algas são usadas nas indústrias alimentícia e farmacêuticaOs musgos são usados ​​como fertilizantes, para o cultivo de plantas, para a cura e o tratamento de doenças reumatóides
Exemplos
Spirogyra, ulva, sargassum, ectocarpus, melosira e coralinoNotothylus, bryum, megaceros, lunularia e sphagnum

O que é algas?

As algas são um grupo polifilético de organismos inferiores. As algas incluem os organismos unicelulares e multicelulares. Eles vivem em fazer uma colônia. Todas as algas são eucariotos fotossintéticos. Eles têm clorofila e cloroplastos. As algas são encontradas tanto em água doce como em outras águas marinhas. As algas são todos os organismos aquáticos. Eles também são conhecidos como plantas inferiores do tálus, mas não possuem caule, folhas e raízes; portanto, seu corpo é conhecido como tálus. O tálus das algas é de tipos diferentes, pois podem ser filamentosos, parecidos com placas e às vezes ramificados. Todos os tipos de algas são organismos aquáticos, mas algumas se adaptaram para viver em solo úmido, rochas úmidas e cascas de árvores. Eles podem ser encontrados na forma flutuante ou anexados ao fundo das bacias hidrográficas por células especializadas. Algumas algas têm cerca de 30 a 60 metros de comprimento. Algumas algas marrons estão espalhadas em 40-50 metros de profundidade. As algas exibem estratégias reprodutivas, da reprodução assexuada simples à reprodução sexual complexa. As algas são subdivididas em diferentes tipos, como se segue:


  • Algas verdes: As algas que possuem pigmento predominante na clorofila celular são conhecidas como algas verdes.
  • Algas marrons: As algas que têm que predominar pigmentos marrom e amarelo-marrom em seus cloroplastos são conhecidas como algas marrons.
  • Algas vermelhas: As algas que possuem pigmentos vermelhos em seus cloroplastos são chamadas de algas vermelhas.
  • Diatomáceas: As algas cuja parede celular é composta por dióxido de silício e seu cloroplasto celular possuem pigmento marrom-amarelado.

Exemplos

Spirogyra, ulva, sargassum, ectocarpus, melosira e coralino.

O que é musgo?

Os musgos são de um grupo parafilético maior de plantas. Eles não têm os tecidos especializados para conduzir a água. Os musgos não têm raiz, mas sim rizóides. Eles se reproduzem por ambos os tipos de reprodução sexual e assexuada, mas no caso de reprodução assexuada, eles precisam de água. Os musgos são plantas multicelulares, anuais e perenes. Os musgos são plantas terrestres, mas também existem alguns que se adaptaram para viver na água. Existem duas classes principais no Phylum Bryophyta. Essas classes são Hepaticae que inclui hepáticas e Musci, que inclui musgos. Eles estão confinados a lugares úmidos e com sombra. A alternância de geração também está presente no caso de musgos onde o gametófito é mais dominante. O gametófito é ancorado ao solo pelos minúsculos rizóides. Os musgos são subdivididos no seguinte:

  • Briófitas: Os musgos que são geralmente 1-10 cm de altura. Eles crescem em tufos densos em locais úmidos. Eles têm folhas, folhas e rizóides distintos.
  • Hornworts: Eles são o grupo mais antigo de plantas terrestres. Na maioria de suas espécies, as células contêm um cloroplasto. Eles se prendem ao chão por simples rizoides.
  • Hepáticas: Eles são pequenos, irregulares e azulejos como plantas. Eles cobrem grandes áreas de solo, árvores, pedras e outras superfícies.
  • Musgos de turfa: Encontraram em turfeiras. A maioria de suas espécies é vermelha e marrom. Suas hastes crescem em pilhas. Seu caule contém uma ou duas camadas de células mortas usadas para o transporte de água.

Exemplos

Notothylus, Bryum, megaceros, lunularia e sphagnum.

Principais diferenças

  1. As algas são plantas com tálus inferior, enquanto os musgos são um grupo polifilético de plantas superiores.
  2. As algas são de água doce, e as plantas marinhas, por outro lado, os musgos são plantas terrestres.
  3. As algas são unicelulares e multicelulares, enquanto os musgos são multicelulares.
  4. As algas não têm raízes, caule e folhas reais, enquanto os musgos têm diferenciação no caule e nas folhas.
  5. A alternância de geração não está presente nas algas, enquanto os musgos têm uma alternância de geração.

Conclusão

A conclusão deste artigo é que as algas são plantas unicelulares e multicelulares de tálus inferiores, encontradas em água doce ou marinha, por outro lado, musgos são plantas polifiléticas superiores que não possuem tecidos específicos para conduzir a água e são plantas terrestres.

O mundo da internet tem muita vantagen, ajuda a peoa a conhecer o último acontecimento ao redor do mundo e informaçõe obre o que ela deejam. Tudo io é poível com a ajuda de di...

Geralmente, ão dicutida vária forma de governo, e toda a forma de adminitrar o paí têm ua vantagen e devantagen. Exitem comparaçõe feita na quai uma pode er melhor que a ...

Novos Artigos