Diferença entre adesão e coesão

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 14 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre adesão e coesão - Ciência
Diferença entre adesão e coesão - Ciência

Contente

Principal diferença

Adesão e coesão são dois termos usados ​​simultaneamente, e ambos se referem aos fenômenos de atração de moléculas de um elemento ou composto. Esses dois termos geralmente são confusos e se confundem, pois se referem a funcionalidades semelhantes, mas, na realidade, são diferentes em natureza e ocorrência. Adesão refere-se à atração entre diferentes tipos de moléculas. É geralmente visto nos compostos onde diferentes moléculas se combinam para formar um novo composto. Por outro lado, Coesão é a força de atração inter-molecular entre moléculas semelhantes, ou podemos dizer que a atração entre moléculas semelhantes é chamada de coesão.


Gráfico de comparação

AdesãoCoesão
SobreAdesão é o termo que se refere às forças inter-moleculares entre diferentes tipos de moléculas.Coesão é o termo que se refere às forças inter-moleculares entre moléculas semelhantes.
EntreAo contrário de moléculasComo moléculas
Encontrado emCompostosElementos
EfeitosMenisco, ação capilar etc.Menisco, tensão superficial, ação capilar etc.
Responsável porLigação química, formação de compostos, novos produtos, etc.Ligação química, defina o estado do elemento, etc.

O que é adesão?

Adesão é o termo usado para a atração inter-molecular entre moléculas diferentes. Também podemos dizer que a adesão é o fenômeno da atração entre diferentes tipos de moléculas. Isso geralmente acontece no caso de compostos. Sempre que dois tipos diferentes de elementos são misturados ou reagidos entre si, o produto resultante após a reação química ou combinação química é um composto químico que possui os dois tipos de moléculas dos elementos reagentes. Diferentes moléculas estão presentes em uma mistura e composto. Eles possuem seu tipo de força de atração entre eles. A força de atração entre dois tipos diferentes de moléculas na natureza é geralmente denominada adesão. Por exemplo, a água H2O é um composto formado pela combinação de hidrogênio e oxigênio. Dentro da água, as moléculas de hidrogênio e oxigênio são mantidas ligadas entre si por forças atraentes; isso é adesão. A força da atração entre as moléculas de hidrogênio e oxigênio. A força básica da atração é responsável pela ligação química inicial e, em seguida, abre caminho para a formação de novos produtos ou compostos. Por forças de atração e natureza da combinação, a força de adesão é dividida em vários tipos que incluem: adesão dispersiva, adesão química e adesão difusiva. A adesão química é geralmente o tipo de adesão mais amplamente encontrado. Está geralmente presente nos compostos formados devido à ligação iônica, ligação de hidrogênio e ligação covalente. Em relação à adesão dispersiva, as famosas forças de atração que receberam o nome do cientista para descobri-las, as forças de Van der Waals estão presentes entre os diferentes tipos de moléculas que participam da formação do composto. Sempre que dois tipos diferentes de moléculas se combinam e ambos são de natureza móvel e bastante solúveis, a adesão é denominada adesão difusiva.


O que é coesão?

Coesão é o termo que descreve a força de atração entre moléculas semelhantes. Também podemos dizer que a coesão é o fenômeno que se refere à atração de moléculas semelhantes entre si. É incomumente encontrado nos elementos. Um átomo é a unidade funcional básica de uma coisa existente. Moléculas são a combinação de átomos. Nos elementos, as forças de atração se apresentam entre o mesmo tipo de moléculas que mantêm esse elemento em sua forma particular e ajudam na determinação do estado do elemento. Por exemplo, as forças de atração entre as moléculas de gases como oxigênio e nitrogênio são fracas quando comparadas às forças de atração entre alumínio e ferro. É por isso que o oxigênio e o nitrogênio são fáceis de quebrar e, portanto, estão na forma gasosa, enquanto o ferro e o alumínio estão na forma sólida e são mais difíceis de quebrar. A palavra coesão deriva de uma palavra latina coerente o que significa "permanecer juntos ou permanecer juntos". Ele recai sobre a propriedade intrínseca de um elemento e define sua forma e estado. Pela estrutura das moléculas e seu arranjo, é mais provável que julgue a reatividade e a natureza de toda a substância. Mesmo nos compostos, onde as forças intermoleculares estão presentes em diferentes tipos de moléculas, as moléculas da mesma natureza ainda possuem as forças inter-moleculares intermediárias devido às quais elas sustentam como próprias e representam sua presença dentro de um composto. O exemplo mais comum que esclarece esses dois fenômenos é que, sempre que Mercúrio é colocado dentro de um copo, as forças coesivas entre suas próprias moléculas semelhantes são muito maiores que as forças adesivas entre as diferentes moléculas de mercúrio e vidro, devido às quais o mercúrio mantém sua forma. o vidro.


Adesão vs. Coesão

  • Adesão é uma atração entre moléculas diferentes.
  • Coesão é uma atração entre moléculas iguais.
  • A adesão é encontrada apenas em misturas e compostos.
  • A coesão está presente em elementos e compostos de ambos.
  • A adesão é responsável pela formação de novos compostos.
  • Coesão define a forma e o estado de um elemento.

Uma arma termonuclear é frequentemente imbolizada como uma bomba de hidrogênio ou implemente h-bomba, enquanto a bomba atômica impulionada pela reação de fião também...

A energia hidrelétrica e a vitalidade fotovoltaica ão todo o tipo de energia renovável. Enquanto o obervamo atentamente, o executivo e o contra dele podem er dicutido. Ele ão total...

Leia Hoje