Diferença entre reações de adição e reações de substituição

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 18 Marchar 2021
Data De Atualização: 17 Poderia 2024
Anonim
Diferença entre reações de adição e reações de substituição - Ciência
Diferença entre reações de adição e reações de substituição - Ciência

Contente

Principal diferença

A principal diferença entre reações de adição e reações de substituição é que as reações de adição definem como as reações que requerem dois ou mais reagentes ou grupos funcionais, enquanto as reações de substituição definem como as reações que compreendem a substituição de um grupo funcional ou de um átomo por outro funcional. grupo ou átomo.


Reações de adição vs. Reações de substituição

As reações de adição se referem à presença de mais de dois grupos funcionais ou reagentes, enquanto as reações de substituição se referem à substituição de um grupo funcional ou de um átomo pelo outro grupo funcional ou de um átomo. Além disso, nas reações, não há subproduto produzido, enquanto nas reações de substituição sempre há subproduto produzido. Além disso, nas reações, não há grupo de saída, enquanto nas reações de substituição o grupo de saída atua como subproduto. Além disso, as reações, a massa molar do produto é sempre maior que as massas molares dos reagentes, enquanto que nas reações de substituição, a massa molar do produto pode ou não ser maior que as massas molares dos reagentes. Além disso, as reações, as massas molares do produto dependem da massa molar dos reagentes, enquanto nas reações de substituição, as massas molares do produto dependem da massa molar do grupo substituído.Além disso, o número de ligações no aducto é menor que o número de ligações nos reagentes, enquanto que nas reações de substituição o número de ligações no produto e nos reagentes permanece o mesmo. Além disso, é necessário que os reagentes tenham insaturação, enquanto que nas reações de substituição não é necessário que os reagentes tenham insaturação. Além disso, os reagentes devem ter uma ligação dupla ou tripla, enquanto que nas reações de substituição os reagentes não devem ter uma ligação dupla ou tripla.


Gráfico de comparação

Reações de adiçãoReações de substituição
Reações de adição definidas como as reações que requerem dois ou mais reagentes ou grupos funcionais.Reações de substituição definidas como as reações que compreendem a substituição de um grupo funcional ou de um átomo pelo outro grupo funcional ou de um átomo.
Subproduto
Sem subprodutoSubproduto sempre formado
Massas molares
As massas molares do produto sempre foram maiores que os reagentes.As massas molares do produto podem ou não ser maiores que os reagentes.
Várias ligações
Deve ter uma ligação dupla ou triplaNão deve ter uma ligação dupla ou tripla
Número de obrigações do produto
Número de ligações do produto sempre menos que reagentesO número de títulos de produtos não varia
Exemplos
Halogenação, hidrogenação, mecanismo de radicais livres, etc.Substituição eletrofílica, substituição nucleofílica, etc.

O que são reações de adição?

Reações de adição são reações definidas como o tipo de reação que sempre exige a presença de mais de dois reagentes ou grupos funcionais. Esses grupos reagentes e funcionais se juntam para produzir um aduto que é o resultado da adição de ambos os reagentes. As reações de adição envolvem a presença de múltiplas ligações. As ligações múltiplas, tais como ligação dupla e ligação tripla deve apresentar nos reagentes. Não há subproduto formado durante todo o processo. De fato, também não há grupo de saída nas reações de adição. As massas molares do produto são sempre maiores que as massas molares dos reagentes. É por causa do produto formado por meio da adição de ambos os reagentes. O número de ligações do produto é sempre menor que o número de ligações dos reagentes. É necessário que os reagentes tenham a insaturação. Os grupos funcionais estão realmente envolvidos na formação do produto de adição.


Classificação

  • Adição Eletrofílica
  • Adição Nucleofílica
  • Adição de Radicais Livres, etc

O que são reações de substituição?

As reações de substituição são o tipo de reação que se refere à substituição de um grupo funcional ou de um átomo por outro grupo funcional ou de um átomo. Nesse processo, o nucleófilo ataca a molécula do substrato e substitui o grupo de saída como produto. Nesse processo, o grupo de saída deixa a molécula do substrato como subproduto. Nas reações de substituição, não é necessário que os reagentes tenham múltiplas ligações, como uma ligação dupla ou uma ligação tripla. A presença de insaturação não é necessária para reações de substituição. O subproduto formado durante todo o processo. A massa molar do produto é maior ou menor que os reagentes. As massas molares do produto sempre dependem principalmente do produto substituído. O número de ligações dos produtos é quase igual ao número de ligações reagentes.

Classificação

  • Substituição eletrofílica
  • Substituição Nucleofílica
  • Substituição radical, etc

Principais diferenças

  1. As reações de adição são o tipo de reação que define como a combinação de mais de dois grupos funcionais, enquanto as reações de substituição são o tipo de reação que define como a substituição de um grupo funcional ou um átomo pelo outro grupo funcional ou um átomo.
  2. Além disso, nas reações, nenhum subproduto é formado, enquanto que nas reações de substituição o subproduto sempre é formado.
  3. Além disso, os reagentes devem ter múltiplas ligações, enquanto que nas reações de substituição os reagentes não devem ter múltiplas ligações.
  4. Em reacções de adição, o número de ligações em que o produto é menos do que o número de ligações de reagentes, enquanto que, em reacções de substituição, do número de ligações em que o produto é igual ao número de ligações em reagentes.
  5. Além disso, as reações não têm um grupo de saída, enquanto que nas reações de substituição as reações têm um grupo de saída como subproduto.
  6. Em reacções de adição, a massa molar do produto é sempre maior do que as massas molares dos reagentes, ao passo que, em reacções de substituição, a massa molar do produto podem ou não ser maior do que os reagentes

Conclusão

A discussão acima conclui que tanto as reações de adição quanto as de substituição são tipos de reações químicas. Reacções de adição definir como as reacções que requerem a presença de mais do que dois grupos funcionais nos reagentes, ao passo que as reacções de substituição são um tipo de reacções que se definem como a substituição de um átomo ou um grupo funcional com o outro átomo ou grupo funcional.

Escolha vs. Escolha - Qual a diferença?

Laura McKinney

Poderia 2024

Ecolha A ecolha envolve a tomada de decião. Pode incluir julgar o mérito de vária opçõe e elecionar uma ou mai dela. Pode-e ecolher entre opçõe imaginada ("O ...

Examinar Um tete ou exame (informalmente, exame ou avaliação) é uma avaliação detinada a medir o conhecimento, a habilidade, a aptidão, a aptidão fíica ou a c...

Nós Recomendamos